Caros confrades/passageiros!
Será que o Detetive Pardal também era fã da inesquecível atriz Shirely Booth?!...
LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!
CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirO Pardal não teve o prazer de conhecer esta magnifica atriz, nem ver algum filme onde participou, só agora e através de meu Estimado Confrade tive conhecimento e fazendo uma busca em meus arquivos fiquei a saber que Shirley Booth nasceu a 30 de Agosto de 1898 em New York e faleceu a 16 de Outubro de 1992 em North Chatham - Massachussetts atriz norte-americana, estrela de A cruz da minha vida, pelo qual venceu o Oscar de melhor atriz em 1953. Também ficou famosa por sua atuação na série de televisão Hazel.
Seus pais lhe deram o nome de Marjory Ford era filha de Albert James Ford e Marta Virginia Wright. Sua infância foi passada em Brooklyn. Era chamada por sua família como Thelma.
Shirley Booth começou sua carreira no palco ainda na adolescência e foi rapidamente com hecida como Thelma Booth. Sua estréia na Broadway se deu na peça “’’Hells Bell’s’’” ao lado de Humphrey Bogart em 26 de janeiro de 1926.
Booth primeiro atraiu atenção como a protagonista da comédia de sucesso “Três Homens em um cavalo” que foi encenada durante quase dois anos de 1935 até 1937. Durante os anos 1930 e 1940, ela alcançou popularidade em dramas, comédias e, depois, musicais. Ela ainda atuou com Katharine Hepburn em “The Philadelphia Story” (1939), originando o papel de Ruth Sherwood na produção da Broadway de 1940.
Booth recebeu seu primeiro Tony awards, de "Melhor Atriz Coadjuvante (Drama)", por sua performance como Grace Woods em “’’Goodbye, My Fancy’’” (1948). Seu segundo Tony, desta vez como "Melhor Atriz em peça dramatica", ela recebeu por seu desempenho amplamente aclamado como a mulher atormentada, mas dedicada, ‘’Lola Delaney’’, no drama pungente “A Cruz da Minha Vida” (1950).Seu parceiro em cena, Sidney Blackmer , recebeu o Tony awards de "Melhor Ator em peça dramática" por sua performance como o marido ex-alcoólatra, Doc.
Abraço amigo - Saudações pardalescas
Caro amigo António Cambeta!
ResponderExcluirRealmente a inesquecível atriz Shirley Booth ficou mais conhecida após sua participação na série televisiva "Hazel"!
Reitero meus agradecimentos por este relato pormenorizado!
Caloroso abraço! Saudações boothianas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP