Caros confrades/passageiros!
Esta fotografia me reportou a inesquecível película "Doramundo"!
CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
Estimado Confrade e Ilustre Prof, João Paulo,
ResponderExcluirEm seu belo e explendoroso vagão o Inspector Pardal já passou por esta histórica estação.
A Estação de Paranapiacaba é uma estação ferroviária localizada na histórica vila de Paranapiacaba, no município paulista de Santo André.
Atualmente a estação serve como ponto de embarque e desembarque de um trem turístico, e faz parte do Museu Tecnológico Ferroviário mantido pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. É a estação terminal do Expresso Turístico da CPTM.
Em 2000, a vila de Paranapiacaba foi tombada como Tesouro Cultural Mundial pelo Wolrd Monument Fund e desde 2002, é considerada Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN. Há também um movimento para elevar a vila à Patrimônio Mundial da Humanidade, devido ao importante conjunto ferroviário, um dos melhores exemplos da tecnologia inglesa do século XIX.
A história da vila está intimamente ligada à construção da linha e da estação ferroviária. Paranapiacaba surgiu inicialmente como centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway, estrada de ferro que fazia o transporte de cargas e passageiros entre o interior, a capital e o litoral paulista, em Santos. Em 1967, eram iniciadas a construção dos primeiras edificações na vila, entre elas o pátio de operações do funicular, oficinas e salas administrativas da estrada de ferro inglesa.
A primeira estação de Paranapiacaba, chamada de estação do Alto da Serra, foi inaugurada pela São Paulo Railway em 1874.
No ano de 1898, é erguida uma nova estação com madeira, ferro e telhas francesas trazidos da Inglaterra. Esta estação tinha como característica principal o grande relógio fabricado pela Johnny Walker Benson, de Londres, que se destacava no meio da neblina, comum nessa região serrana.
Um abraço amigo do passageiro frequente do Expesso do Oriente.
Estimado amigo António Cambeta!
ResponderExcluirO Detetive Pardal iniciou o ano a todo vapor!
Sabia que somente com a fotografia e o nome da estação viria um relato pormenorizado!
Caloroso abraço! Saudações ferroviárias!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Sem dúvida que o Inspector Pardal é uma mais valia extraordinária, caro João Paulo ! :))
ResponderExcluirSempre em cima do acontecimento ! rsrs
Grande abraço aos 2 (ou aos 3 !) rsrs
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Caro amigo Rui da Bica!
ResponderExcluirO Detetive Pardal está sempre pronto para novas investigações!
Caloroso abraço! Saudações inquiridoras!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Caro Prof. João Paulo de Oliveira,
ResponderExcluirA fotografia é uma preciosidade.
O filme, confesso, não conhecia.
Aquele abraço
Caro amigo Pedro Coimbra!
ResponderExcluirAssisti esta película quando foi lançada na Fascinante Arte das Imagens em Movimento em 1978. Ainda não a encontrei em DVD para revê-la!
Caloroso abraço! Saudações doramundoianas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP