LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!
CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo.
ResponderExcluirEstou bem recordado de ter visto este belo filme, adorava ver a Kin Novak.
Picnic (br: Férias de amor / pt: Piquenique) é um filme norte americano realizado em 1955, do gênero drama, filmado em cinemascope e dirigido por Joshua Logan, com roteiro de Daniel Taradash, baseado na peça teatral homônima de William Inge, vencedor do Prêmio Pulitzer.
Com elenco formado por William Holden, Kim Novak, Susan Strasberg, Cliff Robertson, Arthur O'Connell, Nick Adams, Betty Field, Rosalind Russell e Verna Felton, o filme retrata através de instantâneos a vida norte-americana durante os anos 50. O filme venceu dois Oscar e teve mais 4 indicações.
Na época do filme, William Holden relutou em fazer o papel, pois tinha 37 anos e Novak tinha 23. Ele depilou seu peito, o que foi considerado muito ousado para a época, para a cena em que aparecia sem camisa.
Holden ficou muito nervoso com a cena de dança; Logan o levou para danceterias em Kansas, onde ele praticou alguns passos com a coreógrafa Miriam Nelson.
Algumas tempestades com tornados interromperam as filmagens da cena, que foi terminada em Burbank, Califórnia, onde Holden (de acordo com algumas fontes) foi “embebedado” para acalmar seu nervosismo.
Millie, a jovem independente que memorizava os sonetos de Shakespeare e se rebelava contra a sua irmã mais velha, foi um papel inicial para Susan Strasberg, a filha do professor de arte-dramática Lee Strasberg.
Elizabeth Wilson fez um pequeno papel como uma habitante local (12 anos depois ela ganharia destaque em The Graduate, de Mike Nichols).
Verna Felton, atriz de rádio e TV por longo tempo, ficou conhecida do público com o seu papel característico da bondosa Helen Potts.
"Bomber", o jornaleiro que foi personificado por Nick Adams, foi namorado de Natalie Wood e amigo de James Dean e Elvis Presley.
Picnic marcou a estréia do ator Cliff Robertson no cinema.
Filme este embora dramatico tem um fim feliz, adorei ver e me marcou na minha mocidade.
Nna casa de Madge, naquela noite, tanto Madge quanto Millie choram no quarto. Na manhã seguinte, Howard vem até a casa das Owen, arrependido e tentando se entender com Rosemary, mas ela já está fazendo planos para o casamento e contando para as outras professoras, deixando Howard perplexo e sem saber o que fazer. Ao encontrar Madge, Howard lhe conta que Hal está escondido no seu carro, e posteriormente os dois se encontram nos fundos da casa. Hal pede a ela para encontrá-lo em Tulsa, onde encontrará trabalho e um quarto de hotel, mas a Sra. Owen os surpreende e ameaça chamar a polícia. Hal corre e pega o trem que está passando, gritando para Madge: “Você me ama! Você me ama!”
Subindo ao seu quarto, Millie convence Madge a ir ao encontro, para que ela faça algo “brilhante, inteligente”, com a sua vida, que ela corra riscos e deixe aquela vida pacata indo ao encontro de Hal. Madge faz a mala e, a despeito das lágrimas de sua mãe, e sob o incentivo da irmã e da Sra. Potts, pega o ônibus para Tulsa.
Abraço amigo, saudações Pardalescas.
Caro amigo António Cambeta!
ResponderExcluirComo é bom contar sempre com os valiosos préstimos investigativos do Detetive Pardal!
Muito obrigado!
Caloroso abraço! Saudações novakianas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Deste lembro-me bem ! Grande filme e 2 grandes actores ! :))
ResponderExcluirCurioso, que não sabia dessa da "metrossexualidade" exigida ao actor ! rsrsrs ... naquele tempo seria uma "exigência" muito difícil de aceitar ! :)))
.
.
Caro amigo Rui da Bica!
ResponderExcluirFatos ocorridos nos bastidores das filmagens sempre dão muito o que falar!
Caloroso abraço! Saudaçõs cinematográficas!
Até brve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
João Paulo, grato por estes momentos enebriantes e que me trazem lembranças de um matinê que assisti 8 vezes !!!
ResponderExcluirMe lembro que fiquei perdidamente apaixonado pela Kim Novak...
Doces momentos da juventude...
Por falar em super-sexy...Kim Novak, UAU!!!
ResponderExcluirAquele abraço
Caro amigo Todesca!
ResponderExcluirVocê é um felizardo por ter estas reminiscências!
Caloroso abraço! Saudações reminiscentes!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Caro amigo Pedro Coimbra!
ResponderExcluirRealmente ela era de fechar o comércio!
Caloroso abraço! Saudações boquiabertas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP