CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
O Todesca está na janela apreciando a paisagem...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Estimado Aonfrade e Ilustre Prof. João Paulo
ResponderExcluirEste dramatico filme é impressionante mas toda imenso a quem com toda a atenção o vê.
Hable con ella (no Brasil, Fale com Ela; em Portugal, Fala com Ela) é um filme espanhol de 2002, escrito e realizado por Pedro Almodóvar que debate questões como coma e estupro. Caetano Veloso aparece no filme interpretando uma canção com o músico Jacques Morelenbaum.
Em Madri vive Benigno Martin (Javier Cámara), um enfermeiro cujo apartamento fica diante de uma academia de balé, comandada por Katerina Bilova (Geraldine Chaplin). Ele fica freqüentemente na janela da sua casa, vendo com especial atenção uma das estudantes de Katerina, Alicia Roncero (Leonor Watling), por quem está apaixonado. Benigno chega ao ponto de marcar uma consulta com o pai dela, uma psiquiatra que tem um consultório na própria casa, só para ter uma chance de falar com Alicia, mas agora só consegue lhe dar um susto. Antes, porém, Benigno entrou no quarto dela e olhou o recinto com admiração, tendo roubado um prendedor de cabelos dela. Quando Alicia é ferida em um acidente de carro, que a deixa em um coma, é internada no hospital onde Benigno trabalha. Ele passa a cuidar dela, mas a atenção que dispensa com Alicia é totalmente acima do normal. Além disto Benigno fala com ela o tempo todo, movido por um misto de fé e amor, pois crê que de alguma forma ela possa ouvir. Após quatro anos, o quadro dela está inalterado e a dedicação que Benigno sente por ela também. Marco Zuluaga (Darío Grandinetti), um jornalista, é designado para entrevistar Lydia Gonzalez (Rosario Flores), uma conhecida toureira que teve o nome nos tablóides ao ter um tempestuoso romance com "El Nino de Valência" , um toureiro. Inicialmente ela foi ríspida, mas após ele ter matado uma cobra que estava na casa dela se tornou mais amável. Logo os dois iniciam uma relação, que estava destinada a ser curta, pois Lydia é atingida por um touro e considerada clinicamente morta. Por coincidência ela é internada no mesmo hospital onde está Alicia e logo Benigno e Marco ficam amigos, pois no início Marco nem conseguia tocar em Lydia, mas recebeu de Benigno um simples conselho: fale com ela.
http://www.utp.br/psico.utp.online/site4/fale_almodovar.pdf
Abraço amigo saudações investigadoras
Caro amigo António Cambeta!
ResponderExcluirMais uma primorosa investigação do Detetive Pardal, que desvela aos espectadores, que ainda não conhecem, a imperdível película almodoviana "Fale com Ela"!
Caloroso abraço! Saudações almodovianas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Não conhecia este filme ! Caro Prof : não será que a lambisgóia da Agrado estivesse naquelas imagens do Caetano Veloso ?... pareceu-me vê-la de relance ! rsrsrs
ResponderExcluirCurioso ouvi-lo cantar em espanhol ! ... com muita alma ! :))
.
Caro amigo Rui da Bica!
ResponderExcluirA lambisgoia da Agrado atuou de maneira inesquecível na película "Tudo sobre minha Mãe"!
Também estranhei ao ouvir o Caetano Veloso interpretar uma canção na língua de Cervantes!
Caloroso abraço! Saudalões velosoianas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP