CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
Caro Prof.!
ResponderExcluirAndo tão obcecada com os protestos que li "reclame" como forma do verbo reclamar no imperativo! :-))
Abraço
Estimado Confrade Ilustre Prof. e Irmão, João Paulo,
ResponderExcluirOnde foi desencantar essa relíquia?
Em que ao foi inaugurada a Via Anchieta, já que não convidaram cá o Cambeta, o inspector Pardal ficou sem saber.
Lindo poste, esse tal hotel deve ter servido a Dona Miquelina nos tempos em era jovem e gostava de se banhar nessas águas do Antlantico.
Abraço amigo
Estimado Confrade o Inspector Pardal comunicou-me o seguinte
ResponderExcluirEssa rodovia foi autorizada em lei em 4 de janeiro de 1929 pelo presidente de São Paulo Júlio Prestes, foi iniciada em 1939 pelo interventor Adhemar Pereira de Barros e por ele concluída, quando governador do estado, em 1947.
Durante o período do Estado Novo, sob o governo do então presidente da República Getúlio Vargas, o projeto de construção de custos altíssimos levou o governo a considerar a obra desnecessária. Foi inaugurada em duas etapas: a pista norte em 1947 e a pista sul em 1953. A rodovia é considerada uma obra-prima da engenharia brasileira da época, dada a arrojada transposição da Serra do Mar por meio de túneis e viadutos. Em 1969, uma decisão do governo do estado de São Paulo concedia à Dersa, empresa estatal, o direito de explorar o uso da rodovia. Em 1972 são instalados os primeiros pedágios, ainda no trecho de São Bernardo do Campo. Em 29 de maio de 1998 a rodovia foi privatizada pelo então governador Mário Covas juntamente com a Rodovia dos Imigrantes através de uma licitação em que a empresa Ecovias, formada por um consórcio de empresas privadas, recebeu a concessão por um período de 20 anos para a operação e manutenção de todo o Sistema Anchieta-Imigrantes.
Segundo dados da Dersa, de 1972 a 1998, quase 105 milhões de veículos passaram por seus pedágios.
A Curva da Onça, situada no km 43 da pista descendente da Via Anchieta é o trecho mais perigoso do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), com altos índices de acidentes.
Abraço amigo
Cara confrade Rosa dos Ventos!
ResponderExcluirTorço intensamente para que os protestos de fato possibilitem que a aflitiva situação econômica, que impõem aos seus patrícios perda de poder aquisitivo, seja resolvida!
Caloroso abraço! Saudações fraternais!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Estimado amigo António Cambeta!
ResponderExcluirSabia que contaria com os valiosos préstimos investigativos do Detetive Pardal! Muito obrigado!
No final da década de 50 meu saudoso tio paterno Joaquim sofreu um acidente na curva da onça e ficou alguns meses imobilizado com gesso na perna...
Minha saudosa avó paterna Maria teve sua propriedade, que tinha algumas casas, desapropriada para a construção do trevo do KM 18 da Via Anchieta.
Caloroso abraço! Saudações memorialistas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Tenho paixão por estas preciosidades, caro Prof, João Paulo de Oliveira.
ResponderExcluirA preto e branco, do baú das memórias.
Um mimo!!
Aquele abraço e votos de bom fim-de-semana
Estimado amigo Pedro Coimbra!
ResponderExcluirEstamos na mesma sintonia!
Agradeço e retribuo os auspiciosos votos!
Caloroso abraço! Saudações memorialistas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP