CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirUm tema muito polémico que nem toda a gente aceita, porém diz a realidade.
Diz o escritor e cientista Richard Dawkins na página 130, de seu livro, O maior espetáculo da Terra:
Muita gente por aí acha que o público precisa de informação, não importa como e em qual formato ela chegue ao público. Sinto isso principalmente com os ambientalistas em geral. Dizem que devemos “erotizar” a informação, travesti-la de uma roupagem que faça com que as pessoas se interessem mais. Na maioria dos casos, como exemplificado por Dawkins, uma informação passada de forma simples demais, travestida para ser mais palatável, pode trazer mais problemas do que soluções. Passar a informação de forma simplificada mas sem subestimar a inteligência do nosso público alvo não é fácil. Mas nunca, jamais este objetivo deve ser transfigurado. Precisamos atingir um maior público, mas sem perder a qualidade da informação. E neste sentido, Richard Dawkins dá uma aula em “O maior espetáculo da Terra”.
Abraço amigo
Estimado amigo Rui da Bica!
ResponderExcluirPor que será que a maioria das pessoas preferem velar ao invés de desvelar?!...
Caloroso abraço! Saudações evidentes!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirO seu estimado e competente mordono Max, confundio o Inspector Pardal com o amigo Rui da Bica.
O Pardal sempre atento reparou no lapso e aqui vai um pequeno apontamento sobre Richard Dawins:
Clinton Richard Dawkins (Nairobi, 26 de março de 1941) é um zoólogo, etólogo, evolucionista e popular escritor de divulgação científica britânico, natural do Quênia, além de ex-professor da Universidade de Oxford.
Dawkins é conhecido principalmente pela sua visão evolucionista centrada no gene, exposta em seu livro O Gene Egoísta, publicado em 1976. O livro também introduz o termo "meme", o que ajudou na criação da memética. Em 1982, ele realizou uma grande contribuição à ciência da evolução com a teoria, apresentada em seu livro O Fenótipo Estendido, de que o efeito fenotípico não se limita ao corpo de um organismo, mas sim de que o efeito influencia no ambiente em que vive este organismo. Desde então escreveu outros livros sobre evolução e apareceu em vários programas de televisão e rádio para falar de temas como biologia evolutiva, criacionismo e religião.
Dawkins também é famoso por sua defesa e divulgação de correntes como o ateísmo, ceticismo e humanismo. Também é um entusiasta do movimento bright e, como comentador de ciência, religião e política, um dos maiores intelectuais conhecidos no mundo. Esses assuntos são retratados em "Deus, um delírio", livro de sua autoria que se tornou best-seller em várias partes do mundo. Através de diversos fatos científicos, Dawkins nos mostra sua ideia da inexistência de Deus. Em enquete realizada pela revista Prospect em 2005, sobre os maiores intelectuais da atualidade, Richard Dawkins ficou com a terceira posição, atrás somente de Umberto Eco e Noam Chomsky.
Por sua intransigente defesa à teoria de Darwin, recebeu o apelido de "rottweiler de Darwin" (Darwin's rottweiler), em alusão ao apelido de Thomas H. Huxley, que era chamado de "buldogue de Darwin" (Darwin's bulldog).
O mundo e o universo são lugares extremamente belos, e quanto mais os compreendemos mais belos eles parecem.
— Richard Dawkins
Livros publicados
O Gene Egoísta (1976; segunda edição, 1989)
O Fenótipo Estendido (1982) Edição revisada de 1999
O Relojoeiro Cego (1986); relançado em 1996 e 2007
O Rio Que Saía do Éden (1995) Edição reimpressa (1996) ISBN 0-465-06990-8
A Escalada do Monte Improvável (1997)
Desvendando o Arco-íris (1998)
O Capelão do Diabo (ensaios selecionados, 2003)
Deus, um Delírio (2006)
The Ancestor's Tale: A Pilgrimage to the Dawn of Life (2004); lançado em português em 2007 como A Grande História da Evolução
O Maior Espetáculo da Terra - As Evidências da Evolução (2009)
The Magic of Reality - How we know what's really true (2011)
Abraço amigo saudações pardalescas
Estimado amigo António Cambeta!
ResponderExcluirAinda não li "O Fenótipo Estendido" e "O Rio que Saia do Éden"!
Caloroso abraço! Saudações dawkinsianas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP