Caros(as) confrades!
O dia em curso é de muito júbilo para nós - brasileiros - porque nesta data no longínquo ano de 1822, nas proximidades do córrego do Ipiranga, o então garboso Príncipe Dom Pedro(1798-1834) rompeu definitivamente os laços com o reino distante além-mar, proclamando a Independência do Brasil!!!! Este auspicioso fato nos livrou da condição de colônia portuguesa!!!! A partir desta data até o dia 15 de novembro de 1889 estivemos sob a égide do Império do Brasil, tendo como primeiro Imperador, Dom Pedro I, que depois retornou ao reino distante além-mar para ocupar o trono português, com o título de Dom Pedro IV, ficando na condição de Rei de Portugal por sete dias... O Imperador Dom Pedro I deixou marcas indeléveis na história da nossa amada Pátria e também ficou conhecido por se relacionar com incontáveis mulheres, sendo a mais famosa, a nobilíssima paulistana, Domitília de Castro Canto e Melo (1797-1867), mais conhecida como Marquesa dos Santos, título concedido pelo Imperador Dom Pedro I...
Fico a divagar como a então adolescente, minha tataravó paterna e concomitantemente mãe da minha tataravó materna, a Joaquina Maria do Espírito Santo (1808-1898) [meus saudosos pais eram primos em 4º grau], recebeu a notícia da proclamação da Independência do Brasil, na então Freguesia de São Bernardo, que fica aproximadamente três léguas de distância do Córrego do Ipiranga, local que foi palco da proclamação da Independência!!!!
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirMeus sinceros parabéns pela passagem desta importante data em que o povo Irmão deixou de ser colónia para se tornar num paí indepedente, já lá vão 190 anos deste aquele forte e belo grito do Ipiranga.
A Si Estimado Confrade e a todo o povo Irmão brasileiro votos formulo de tudo de melhor para vós. Viva Brasil
Estimado amigo António Cambeta!
ResponderExcluirMuito obrigado pelas felicitações!
Caloroso abraço! Saudações fraternais!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
É um grande dia para o povo brasileiro !
ResponderExcluirNão sei qual "o dia certo" da independência de Portugal (5 outubro 1143 o de maior consenso, mas houve outros ). É bastante confuso. Curiosamente, aqui comemora-se com mais relevo o dia da Restauração da Independência, que se verificou em 1 de Dezembro de 1640, após um domínio dos espanhóis que durou 60 anos, desde 1580.
.
Estimado amigo Rui da Bica!
ResponderExcluirTambém considero mais relevante o dia da Restauração da Independência, porque no tempo do meu já muito distante curso ginasial ficou muito marcante este período que Portugal ficou sob o domínio da Espanha.
Caloroso abraço! Saudações independentes!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
E que grande Nação o Brasil se tornou meu caro Prof. João Paulo de Oliveira!!!
ResponderExcluirE sempre a crescer.
Uma das maiores potências neste século, não tenho dúvidas.
Caro amigo Pedro Coimbra!
ResponderExcluirApesar das políticas públicas em prol dos desvalidos a desigualdade social continua a nos constranger.
Caloroso abraço! Saudações fraternais!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP