"CONTEMPLAÇÃO
A vida de todos nós é composta de contemplação, nos seus mais variados quadrantes.
A pureza é a capacidade de contemplar a mácula.
Simone Weil
Na bela foto acima exposta, onde o Ilustre Prof. João Paulo, embevecidamente olhava para o horizonte infinito, algures, numa bela praia do país canarinho, por certo meditava e diria para com os seus botões,” Como o mundo é belo, o mar, esse mar que liga o reino de além mar que trouxe até nós as caravelas com a Cruz de Cristo e que formou este belo e enorme país, que é o meu, meu amado Brasil, não deixando de pensar, quantos sacrificios, quantas mortes ocorreram, para que hoje possa dizer com orgulho que sou brasileiro, e tudo graças ao esforço ao sacrificio dos marinheiros portugueses de antão”.
Valeu a pena? Tudo vale a apena quando a alma não é pequena.
Olhando esse mar imenso, lhe pareceu ver a sua amada Geny nadando tranquilamente nessas cristalinas águas, acenando-lhe e, pouco a pouco envolta numa névoa a viu desaparecer levada numa onda a qual tinha a forma de dois corações, cujos pingos dessa água salgada ainda chegaram até si, como que a dizer adeus, golfinhos sulcavam essas mesmas águas, saltitando lançando gritos de alegria.
Ao longe um veleiro com suas enormes velas enfunadas cruzava o horizonte, seguia seu rumo cujo destino só seu comandante o sabia, talvez algum local paradísico e exótico, onde o espirito da amada Geny vague, talvez?
O ser humano é dotado de inteligência, de amor, de recordações e de paixões, sonhar acordado é algo que nem possue esse dom, e é lindo, junto à beira mar, ver as ondas rebentarem na praia, trazendo sempre algo de novo com elas, reavivando nossa memória nessa contemplação pura e bela que a natureza nos deu.
O homem pensa.
A mulher sonha.
Pensar é ter cérebro.
Sonhar é ter na fronte uma auréola.
O homem é um oceano.
A mulher é um lago.
O oceano tem a pérola que embeleza.
O lago tem a poesia que deslumbra.
O homem é a águia que voa.
A mulher, o rouxinol que canta.
Voar é dominar o espaço.
Cantar é conquistar a alma.
O homem tem um farol: a consciência.
A mulher tem uma estrela: a esperança.
O farol guia.
A esperança salva.
Enfim, o homem está colocado onde termina a terra.
A mulher, onde começa o céu!!!
Victor Hugo
Abraço Amigo do Inspector Pardal"
CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
O Todesca está na janela apreciando a paisagem...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Estimado confrade e amigo António Cambeta!
ResponderExcluirAgradeço sobremaneira a deferência em me brindar com mais uma história do irriquieto e arguto detetive Pardal!!!!!
Caloroso abraço! Saudações pardalescas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo de Oliveira,
ResponderExcluirO Inspector Pardal está em todo o lado, ele me segredeou que foi orar a um mosteiro budista, pedindo as graças do Lord Buda, para aliviar as suas atrozes dores, e que passe um dia super feliz, junto de quem ama, mais pediu para que se recuper e possa fazer a viagem de sonhos ao reino de além mar, onde a irmanita do Inspector o espera de braços abertos, tal amada Geny.
Feliz aniversário, bem eu queria ter somente 59 floridas flores em meu vasto boquê.
Abraço amigo
Estimado confrade e amigo António Cambeta!
ResponderExcluirAgradeça o valiosa intercessão do detetive Pardal e diga-lhe também que minha viagem ao reino distante além-mar foi adiada...
Caloroso abraço! Saudações aniversariantes!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP