CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
O Todesca está na janela apreciando a paisagem...
segunda-feira, 9 de abril de 2012
Amácio Mazzaropi (9/4/1912-13/6/1981) - Saudades
Caros(as) confrades!
Se no dia em curso o inesquecível ator e cineasta paulistano Amácio Mazzaropi, mais conhecido como Mazzaropi, estive entre nós completaria 100 anos!!!!
O Mazzaropi é referência na filmografia nacional e no seu tempo de vivência era visto com desdém pelos intelectuais.
Quando os filmes do Mazzaropi estreavam no Cine Art Palácio, lá na Avenida São João, as filas dobravam o quarteirão!!!!
A seguir transcrevo uma biografia do Mazzaropi, evidentemente citando a fonte no final...
Que saudades do Mazzaropi!!!!!
"Mazzaropi nasceu no bairro de Santa Cecília, em São Paulo. Aos 14 anos, deixou a casa paterna, à revelia dos pais, para acompanhar o Circo La Paz. Para isso contou com a ajuda do do faquir Ferris, que alterou a idade do garoto no documento de identidade. Viajando pelo interior do país, teve a idéia de fazer o papel de caipira. Em 1935, criou a sua Companhia de Teatro de Emergência, que atuava no chamado Pavilhão Mazzaropi, um barracão de zinco que montava e desmontava.
Depois, criou a Trupe Mazzaropi, com repertório fixo. Em 1946, foi contratado pela Rádio Tupi do Rio de Janeiro, onde trabalhou no programa "Rancho Alegre", dirigido por Cassiano Gabus Mendes.
Convidado pela Vera Cruz, em 1951, fez seu primeiro filme: "Sai da Frente". Em 1958, com recursos próprios, comprou uma fazenda em Taubaté e montou a Produções Amácio Mazzaropi - Pam Filmes. O primeiro filme que fez foi "Chofer de Praça".
No ano seguinte, com "Jeca Tatu", encarnando o personagem criado por Monteiro Lobato, o típico caipira de calças pula-bejo, paletó apertado, camisa xadrez e botinas, conquistou a maior bilheteria do cinema nacional. O sucesso persistiu nas décadas de 1960 e 1970.
Ao todo, Mazzaropi fez 32 longas-metragens, contando histórias que abordavam o racismo, a religião, a política e até a ecologia, com simplicidade e bom humor, falando "a língua do povo", para o povo que o adorava. Mesmo sendo considerado superficial pela crítica e pela elite intelectual, deixou uma marca indelével na cultura nacional. Seus filmes ainda atraem o público no interior do país e são encontráveis em vídeo e DVD."
Fonte :http://educacao.uol.com.br/biografias/amacio-mazzaropi.jhtm
LUZES!!!!!!!!!! CÂMERA!!!!!!!!!!!! AÇÃO!!!!!!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirAdorei saber sobre esse grande actor brasileiro, que falando com simplecidade e bom humor abordava tantos temas e que arrebatava multidóes e enchia plateias.
Embora nunca tivesse assistido a algum filme seus, atráves e graças aos seus valiosos préstimos pude ver nos videos postados e corroborar com suas sabias palavras.
Através das fotos postadas vejo que meu Estimado Confrade, não anda passando bem, aconselho-o a fazer uma pausa e deixar de sentar à frente do pc, pois a posição náo é das melhores e podem agravar a situação.
Votos de rápidas melhoras e óptima semana.
Abraço amigo
Estimado confrade António Cambeta!
ResponderExcluirQue bom saber que gostou de conhecer o inesquecível Mazzaropi!!!!
As dores atrozes agora também afetaram as articulações das pernas...
Caloroso abraço! Saudações vigorosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirFico triste ao saber que que está passando mal de saúde, mas certo estou que os óptimos médicos que haverá em S. Paulo consiguirão ultrapasar o problema.
Para aliviar as articulações das pernas, a máquineta que lhe enviei, usando vários programas, é óptima para aliviar as dores, e repor a circulação sanguínea, tente, e faça duas ou três massagens diariamente e verá que se sentirá melhor.
Rápida recuperação e por favor não se deixe ir a baixo, já falta pouco tempo para realizar o sonho de ir ao reino de além mar, e quero que esteja a 100% para poder conhecer aquele cantinho à beira mar plantado.
Um abraço amigo.
As melhoras, caro Prof. João Paulo de Oliveira.
ResponderExcluirVotos de rápido restabelecimento.
Aquele abraço
Estimado confrade e amigo António Cambeta!
ResponderExcluirApesar de usar com regularidade a maquineta que ganhei de mimo de você, as dores atrozes ainda permanecem. Também já fiz 80 sessões de fisioterapia, faço acupuntura e uso aparelho ortodôntico para evitar os efeitos do bruxismo, mas para o meu desalento as dores ainda me atormentam...
Agradeço seus votos de restabelecimento e espero sinceramente estar em condições de viajar no mês vindouro...
Caloroso abraço! Saudações fraternais!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
CAro confrade Pedro Coimbra!
ResponderExcluirAgradeço os votos de pronto restabelecimento!
Caloroso abraço! Saudações esperançosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP