Caros(as) confrades!
O dia em curso é de muito júbilo para nós - brasileiros - porque nesta data no longínquo ano de 1822, nas proximidades do córrego do Ipiranga, o então garboso Príncipe Dom Pedro(1798-1834) rompeu definitivamente os laços com o reino distante além-mar, proclamando a Independência do Brasil!!!! Este auspicioso fato nos livrou da condição de colônia portuguesa!!!! A partir desta data até o dia 15 de novembro de 1889 estivemos sob a égide do Império do Brasil, tendo como primeiro Imperador, Dom Pedro I, que depois retornou ao reino distante além-mar para ocupar o trono português, com o título de Dom Pedro IV, ficando na condição de Rei de Portugal por sete dias... O Imperador Dom Pedro I deixou marcas indeléveis na história da nossa amada Pátria e também ficou conhecido por se relacionar com incontáveis mulheres, sendo a mais famosa, a nobilíssima paulistana, Domitília de Castro Canto e Melo (1797-1867), mais conhecida como Marquesa dos Santos, título concedido pelo Imperador Dom Pedro I...
Fico a divagar com a então adolescente, minha bisavó paterna e concomitantemente tataravó materna, a Joaquina Maria do Espírito Santo (1808-1898)(meus adorados e saudosos pais eram primos em 4º grau), recebeu a notícia da proclamação da Independência do Brasil, na então Freguesia de São Bernardo, que fica aproximadamente três léguas de distância do Córrego do Ipiranga, local que foi palco da proclamação da Independência!!!!
Apreciei sobremaneira a correspondência cibernética que recebi do meu estimado confrade e amigo António Cambeta, a seguir transcrita:
"Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
Embora me encontre limitado ao teclar, não podia deixar de fazer um esforço e escrever estas pequenas letras, desejando-lhe a Si, sua Exma. Família e a todos os irmãos brasileiros, que passem este dia cheio de felicidade, amor e esperança.
Dia este em que se comemora o Dia do Brasil, o dia em que com sangue suor e lágrimas, conseguiram conquistar a vossa merecida Independência.
A todo o povo irmão os meus sinceros parabéns"
Esta significativa mensagem denota os laços fraternos que une brasileiros e portugueses e mais signiticativa ainda, porque o meu estimado confrade e amigo António Cambeta está acometido de dores atrozes no ombro, que o impede de teclar...
Muitíssimo obrigado, caríssimo amigo António Cambeta!!!!!
PS - As fotografias onde apareço retratam o local exato onde foi proclamada a Independência do Brasil!!!!
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirSão muitos os laços que nos unem, para além da língua de Camões, existe uma amizade sincera, quem conhece a história desse belo país por Deus criado, sabe os tormentos que passaram, as guerras que enfrentaram, a escravidão porque passaram, todos esses contratempos foram ultrapassados, e graças à vossa força de vontade, sois hoje um povo livre, e como tal merecem bem os meus sinceros parabéns.
A vossa cultura e sua diversidade fazem do Brasil país único no mundo.
Parabéns a todos os irmãos brasileiros.
Abraço amigo e fraterno de um português, alentejano de terras da China.
Caríssimo confrade e amigo António Cambeta!
ResponderExcluirReitero meus agradecimentos pelos auspiciosos votos!!! São pessoas, como você, que me dão esperanças de dias melhores!!!
Que a deusa Hígia o tenha como pupilo sempre!!!!
Caloroso abraço! Saudações independentes!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Tarde e a más horas, um abraço
ResponderExcluirEstimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirA deusa Hígia, a quem orei, parece que ouviu meu pedido, e felizmente me sinto bem melhor do ombro.
Mas mesmo assim com a asas não muito bem afinadas, domingo lá terei que voar assim, até ao Reino do Sião.
Na mitologia grega Higéia (equivalente romana: Salus) era a filha de Esculápio. Era a deusa da saúde, limpeza e sanidade (e posteriormente: a lua), exercia uma importante parte no culto do pai (ver também: asklepeioion). Enquanto seu pai era mais associado diretamente com a cura, ela era associada com a prevenção da doença e a continuação da boa saúde.
Assim vou ficando eu de boa saúde.
Um abraço amigo cá deste alentejano achinezado.
Ps - Hoje fui aos Correios onde me deram 20 euros como indemenização por seu mimo ter chegado mais tarde.
Caro confrade Pedro Coimbra!
ResponderExcluirSem problemas!!!
Caloroso abraço! Saudações pedroaianas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Estimado confrade e amigo António Cambeta!
ResponderExcluirQue bom saber que está se restabelecendo!!! A deusa Hígia é poderosa mesmo!!!!
O que importa na questão da indenização é o
reconhecimento dos Correios que falharam em cumprir sua função precípua, que é entregar com agilidade de presteza as encomendas confiadas a eles!!!
Caloroso abraço! Saudações estafetas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP