CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
O Todesca está na janela apreciando a paisagem...
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
Museu do Tropeiro da cidade de Castro-PR
Caros(as) confrades!
Graças aos valiosos préstimos do meu estimado confrade Sérgio Todeschini Alves, que divulgou no seu imperdível espaço cibernético a programação do mês em curso em vigor no Museu do Tropeiro, daqui a pouco viajarei mais de 500 km com destino a cidade de Castro-PR para conhecer o palpitante espaço memorialista citado, tendo como companhia meu dileto amigo, o professor Nelson Pedro da Silva!!! Como a viagem é longa pretendemos retornar no domingo!!!! Isto posto, até domingo este vagão do Expresso do Oriente ficará na plataforma da estação de Castro-PR e espero continuar a viagem na segunda-feira com notícias da certamente acolhedora e bucólica cidade paranaense!!! Não vejo a hora de conhecer este precioso Museu e lembrar que meu saudoso avô materno, o Sr. Júlio Xavier Pinheiro (1884-1966) também foi tropeiro e segundo dizia minha adorada e saudosa mãe, tornou-se deficiente auditivo devido a friagem da madrugada do tempo que era tropeiro. Falando no meu saudoso avô Júlio, lembro com muitas saudades que precisávamos gritar no ouvido dele (naquela época os deficientes auditivos nem de longe tinham os recursos da contemporaneidade) ou então fazer mímica que estava chovendo...Ele dizia pincinê ao invés de óculos, máquina ao invés de automóvel, banzé ao invés de bagunça!! Que saudades do avô Júlio Xavier Pinheiro...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirLhe desejo que tenha uma óptima viagem e fique a conhecer esse novo e belo local de cultura e depois nos relate o que viu.
Desejo que tenha um óptimo regresso, irá fazer 500 kms. e eu igualmente irei viajar, regressando ao outro ninho e para o fazer levarei quase 3 horas de avião ou sejam uns 2 mil e tal quilometros.
Abraço amigo
Estimado confrade e amigo António Cambeta!
ResponderExcluirAgradeço os auspiciosos votos!! Também desejo que você faça uma ótima viagem de retorno a Macau!!!
Caloroso abraço! Saudações viajantes!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Boa viagem a ambos e regressem logo, porque a Agrado não pode ficar livre, leve e solta no Expresso.. Certamente ela vai aprontar um banzé danado e o Max não estará lá para acalmar seus faniquitos, visto que estará de folga neste final de semana....Valha-me N. Sra. dos Viajantes!..
ResponderExcluirNem quero pensar o que vai virar esse expresso, sem o seu condutor chefe!
Até a volta..
Caríssimo amigo!
ResponderExcluirÀ hora em que escrevo, o Senhor já deverá estar de volta de sua maratona paranaense, a menos que resolva retornar à moda do Sr. Júlio Xavier Pinheiro, ou seja, bancando o tropeiro! Espero que não tenha escolhido esta modalidade de transporte que, além de lenta, lhe causaria inúmeras adversidades físicas... e o Senhor só retornaria a Diadema depois de duas semanas, se tudo corresse bem e as assaduras deixassem...ahahahahah
Falando sério, desejo que tenha feito ótima viagem e se deleitado relembrando a história de seu estimado avó materno, além de ter conhecido um recanto cultural inigualável!
Espero que encontre o Expresso Oriente da mesma maneira que o deixou, e a Agrado tenha se comportado com razoável decência, se é que isso é possível!!)
Saudações tropeirísticas!
Nivia
Votos de uma semana em cheio, Prof. João Paulo Oliveira.
ResponderExcluirAquele abraço
Caríssima amiga Cristina Fonseca!
ResponderExcluirAgradeço os auspiciosos votos! Depois verificarei como a lambisgóia da Agrado comportou-se durante minha ausência!!!
Caloroso abraço! Saudações viajantes!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Caríssima amiga Nivia Andres!
ResponderExcluirA viagem foi encantadora!!! Foi emocionante lembrar o tempo que meu saudoso avô materno exercia o ofício de tropeiro!!!
Caloroso abraço! Saudações memorialistas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Caro confrade Pedro Coimbra!
ResponderExcluirAgradeço e retribuo os auspiciosos votos!
Caloroso abraço! Saudações esperançosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP