CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
O Todesca está na janela apreciando a paisagem...
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Conjunto vocal: Trio Irakitan
Caros(as) confrades!
Inicio a semana neste vagão do Expresso do Oriente apresentando o Trio Irakitan, que ainda tem uma legião de fãs!! A seguir transcrevo uma breve biografia deste conjunto vocal evidentemente citando a fonte no final:
"Trio Irakitan
Conjunto vocal (Gilvan, João, Toni, Edinho, Odilon, Irakitan Brito) que se notabilizou nos anos 50 cantando principalmente boleros. Formado por jovens cantores em Natal (RN), o Trio fez sucesso em outros países antes de ser conhecido no Brasil. Foram para a Venezuela, Colômbia, Caribe e México, onde desenvolveram a técnica mexicana de vocalizar, que se tornou uma característica do Trio. O nome foi dado pelo folclorista Luís da Câmara Cascudo em 1951, e significa, em tupi, verde mel ou doce esperança. Voltaram ao Brasil em 1954 e foram contratados pela Rádio Nacional. O repertório era basicamente sambas-canções, boleros e alguma música mexicana, no gênero dos "mariachis". Em 1965, a morte de Edinho gerou algumas modificações na direção artística do Trio. Nos anos 70 diversificaram um pouco a área de atuação, gravando um disco de carimbó, ritmo do norte do Brasil, e outros de samba e outros estilos em voga. Participaram de filmes, gravaram mais de 50 discos, e ainda se apresentam em shows e eventos, cantando principalmente música romântica."
Fontes: http://cliquemusic.uol.com.br/artistas/ver/trio-irakitan
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá professor!
ResponderExcluirEmbora eu não aprecie touradas, sou fã do Trio Irakitan, em outras boas apresentações.
Enquanto houver pessoas como vc, comprometidas com a divulgação e preservação de nossos valores históricos, não sofreremos de amnésia cultural.
forte abço..
Cara confrade Cristina Fonseca!
ResponderExcluirO que seria da nossa existência sem as reminiscências?!...
Caloroso abraço! Saudações memorialistas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Estimado Confrade e Ilustre prof. João Paulo,
ResponderExcluirEstou totalmente sintonizado com a belas palavras da nossa amiga Cristina.
Recordar é viver.
Um abraço amigo
Estimado confrade e amigo António Cambeta!
ResponderExcluirConsidero alvissareiro saber que estamos na mesma sintonia!
Caloroso abraço! Saudações irakitanianas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP