O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Continuo a espera de Godot...

Continuo a espera de Godot...
Saudações dionísicas.

Saudações leitoras.

Saudações leitoras.

Seguidores

sábado, 22 de outubro de 2011

2º Reencontro Anual do ex-alunos do I.E.E. João Ramalho
















Caros(as) confrades.
Ontem tive uma noite agradabilíssima, porque me reuni no Restaurante Santo Antônio, que fica na Estrada Galvão Bueno nº 5070, bairro Battistini, em São Bernardo do Campo-SP, mais conhecida como a renomada rota do frango com polenta, com os ex-alunos do I.E.E. João Ramalho, localizado no mesmo município citado acima!!! Estudei no Educandário mencionado de 1971 a 1973, no antigo curso colegial... Infelizmente não compareceu nenhum colega que estudou comigo, porque predominou no 2º Reencontro - aproximadamente 75 pessoas - que lá estudaram na década de 60... Mesmo assim foi emocionante e em pouco tempo estava perfeitamente integrado ao grupo dos ex-alunos!!!! Na ocasião foi lançado o livro "O Liberalismo na História Colonial do Brasil", de autoria do Professor Firmo Araujo Nascimento, que foi meu professor de História em 1971... O Professor Firmo deixou marcas indeléveis nas gerações de alunos que teve sob sua regência... Ele era rigororíssimo e os ex-alunos se dividem entre os que o amam sobremaneira e outros que não têm boas lembranças da relação regente/regidos... Apesar disto todos os ex-alunos reconhecem a grande erudição do Professor Firmo!!!! Fiquei entristecido em vê-lo combalido, precisando de apoio para locomover-se com muita dificuldade e emocionado quando ele disse que lembrava de mim, apesar de ter sido seu regido 40 anos atrás (acho que eu era burrinho e é por este motivo que ele se lembra de mim...).
Também reencontrei a Professora Marilena de Lima Marques, que foi Diretora de uma escola andreense, onde trabalhei como escriturário de 1971 a 1974. Atualmente está aposentada do cargo de Supervisor de Ensino, que ocupava na Rede Estadual de Ensino. O pai da Professora Marilena, o saudoso e distinto senhor Hygino Baptista de Lima, foi Prefeito do município de São Bernardo do Campo-SP de 1964 a 1969.
Os ex-alunos que pertencem a Comissão estão de parabéns por agilizar ações para tornar um fato o auspicioso Evento, bem como parabenizo os ex-alunos que se cotizaram para que o precioso livro do Professor Firmo fosse editado.
Exultei quando ganhei um exemplar do livro no bingo realizado.
Fui convidado para participar da nova Comissão dos ex-alunos e aceitei.
Espero que no 3º Reeencontro Anual do ex-alunos do I.E.E. João Ramalho compareceram também ex-alunos da década de 70 e melhor ainda ex-alunos que nunca esqueço, como por exemplo:
Vasni Sanches, Fábio José Sepp, Antônio Capitâneo, Antônio Giusti, Arnaldo Baldow, André Domingues Ferreira, Ricardo Abuldulmachi, Hirokasu Kono, Beretta, Maria Clara Coppini Medeiros, Maria Aparecida, Gilberto Marson, Arlindo, Carmo José Pim!!! Que saudades deste tempo, que nunca, jamais, em tempo algum, voltará...

4 comentários:

  1. Estimado Comprade e Ilustre Prof. João Paulo,
    com o estou bem recordado de suas palvaras proferidas no dia 29 de Novembro de 2010 "Tenho a grata satisfação de informá-los que o Instituto de Educação João Ramalho, localizado no município de São Bernardo do Campo-SP, foi notícia no dia em curso na Coluna Memória, do renomado jornalista Ademir Medici, publicada diariamente no prestigioso periódico Diário do Grande ABC!!!... Estudei na agora Escola Estadual João Ramalho de 1971 a 1973, no antigo curso colegial. Em 1972 formamos um grupo de teatro na escola e encenamos a peça "Castro Alves pede passagem", de Gianfrancisco Guarnieri!!!... Tenho ótimas lembranças desta época escolar!!!... Ficaria jubiloso se tivesse a prerrogativa de rever os amigos daquela época!!!!... Por Dionísio, como o tempo urge!!!!!!!!...

    Pena foi que este ano na altura em que a I>E>E> comemora o seu 54o. anoversário, não tive a oportunidade de ter a companhia de seus colegas de estudo.
    O Restaurane Santo António me parece muito acolhedor e teve imensa presença de ex-alunos.

    O livro O LIBERALISMO NA HISTÓRIA COLONIAL DO BRASIL, da autoria do Ilustre Prof. Fimo Aaraújo Nascimento deve ser uma obra muito interessante, visto ser ele, formado em história.Adorei as fotos, e repito o que disse no ano trasacto.
    "Carissimo amigo Prof. João Paulo, em Portugal constuma-se dizer que recordar é reviver, e este seu pleno artigo é bem prova disso.
    Certamente que um dia, quando menos esperar irá encontrar a malta do seu tempo de companherismo escolar.
    Já agora, desejo felicita-lo pela bela caritatura apresentada no blog, adorei.
    Abraço amigo

    29 Novembro, 2010 09:06

    Agora adiciono uma vez mais os meus parabéns por essa bela confaternização bem como poder ver o Expresso do oriente a circular a todo o gás.
    Abraço amigo

    ResponderExcluir
  2. Estimado confrade e amigo António Cambeta!
    Além de ser passageiro assíduo, deste vagão do Expresso do Oriente, você não esquece o que publico e quando considera pertinente, como no dia em curso, nos brinda com o que versei anteriormente aqui!!!
    Reitero meus agradecimentos, porque considero supimpa tê-lo como passageiro ilustre e interlocutor supimpa!!!
    Caloroso abraço! Saudações ramalhoianas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  3. Olá caros ex-alunos,
    Os senhores podem fazer contato com a corrdenação da E.E. João Ramalho, pois temos um blog com uma página exclusiva para nossos ex-alunos.
    Att.
    Márcio P. Moraes

    ResponderExcluir

Google+ Badge