Caros(as) confrades!
Finalmente consegui publicar as fotografias da visita que fiz a cidade de Castro-PR no final de semana!!!!!
Tive um final de semana cultural e memoralista do jeito que aprecio sobremaneira!!! A cidade de Castro tem um centro histórico encantador!!! Além do imperdível Museu do Tropeiro também visitei a Casa da Sinhara, que é uma extensão do Museu do Tropeiro, com utensílios domésticos onde o toque feminino é a tônica!!!! Na Casa da Sinhara tive a prerrogativa de ver a fotografia da saudosa professora Judite, um pouco antes do seu óbito, uma castrense destemida, que contribuiu sobremaneira para a vida cultural da cidade e é uma das idealizadoras do Museu do Tropeiro!!! A porta da frente da casa da professora Judite estava sempre aberta para receber visitas, que mantiam longos colóquios com a ilustre castrense!!! Na casa da Sinhara também estão as fotografias da mãe, avó e bisavó da professora Judite!!!!! Infelizmente a casa que pertencia a professora Judite não está preservada... Que deleite foi flanar pelo centro histórico de Castro e divagar sobremaneira sobre o modo de vida deles no tempo dos tropeiros!!!! Tomara que eu esteja enganado, mas fiquei com a impressão que a cidade não está preparada para receber turistas memorialistas, ávidos por saber sobre os usos e costumes de um tempo, que nunca, jamais, em tempo algum, voltará... Lamentei verificar o estado de abandono da Estação Ferroviária e da sede da Fazenda do Capão Alto, que apesar de tombadas não estão preservadas...
Caríssimo Professor,
ResponderExcluirpassei para cumprimentá-lo e desejar uma óptima semana!
Nestas fotos descobri que tal como eu o Ilustre Amigo é...canhoto (escreve com a mão esquerda, não sei como se referem aos esquerdinos por essas paragens de Vera Cruz)!
Aquele abraço do tamanho do Oceano que nos une!
Caro confrade Ricardo!
ResponderExcluirAgradeço e retribuo os auspiciosos votos de ótima semana!!!!
Aqui na antiga colônia (1500-1822) do reino distante além-mar nos referimos as pessoas que escrevem com a mão esquerda de canhotos... Acho fascinante nossa amada língua portuguesa por conta das variações linguísticas!
Caloroso abraço! Saudações veracruz!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Valeu a pena esperar pelas fotos, caro Prof. João Paulo Oliveira.
ResponderExcluirTudo muito bonito.
A Fazenda é linda!!
Um abraço
Caro confrade Pedro Coimbra!
ResponderExcluirQue bom saber que apreciou a cidade de Castro-PR!!
Caloroso abraço! Saudações tropeiristas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Professor JP.. Boa tarde..
ResponderExcluirParece que o senhor aproveitou essa sua viagem a Castro, para por as mangas e as pernas de fora...
Creio que os ares dessa pacata localidade lhe fizeram bem. Já fui informada, pela d. Miquelina, que não perde uma, de que o senhor aproveitou o ensejo pra ganhar um "por fora", para pagar a pensão onde se hospedou, visto que seu salário, de insulso professorzinho primário, não lhe permite grandes regalias.
Espero que o senhor tenha voltado revigorado, para continuar conduzindo, com coragem e bom humor, o seu Expresso do Oriente e que N. Sra.da Aparecida,lhe cubra com seu manto, protejendo-o das más linguas e das oscilações de pressão arterial.
Carinhoso abraço..
Caríssima confrade Cristina Fonseca!
ResponderExcluirNão dê ouvidos para o que diz a minha amiga, a Dona Miquelina, porque ela é uma mexeriqueira mor e ficou morta de inveja por não ter sido convidada para ir a Castro-PR!!! Agradeço os auspiciosos votos, mas você deve ter esquecido do tempo que era beato zeloso e era devoto fervoroso da Santa Ifigênia dos Caracois Desesperados e da Nossa Senhora de Guadalupe!!!!
Caloroso abraço! Saudações autênticas!
Até breve...
João Paulo