CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
O Todesca está na janela apreciando a paisagem...
sábado, 1 de outubro de 2011
Documentário: São Paulo - A Symphonia da Metropole (1929)
Caros(as) confrades:
Este precioso documentário traz à baila a cidade de São Paulo quando ela crescia vertiginosamente!!!
A seguir transcrevo uma resenha do documentário evidentemente citando a fonte no final:
"Ficha Técnica
Gênero: documentário
Tempo de Duração: 90 minutos
Ano de Lançamento (Brasil): 1929
Direção: Rodolfo Lustig e Adalberto Kemeny
São Paulo: sinfonia da metrópole é um documentário que retrata a cidade de São Paulo no final da década de vinte. Para a realização do filme os diretores Rodolfo Lustig e Adalberto Kemeny inspiraram-se na idéia de "Berlim: sinfonia da metrópole" (1927) (Berlin: Die Sinfonie der Großstadt – 1927), documentário dirigido pelo alemão Walter Ruttmann.
O filme é mudo, mas não por isso deixa de transmitir sua mensagem. A sequência de imagens vai tecendo uma narrativa de culto à modernidade que acaba de chegar, ou que se quer ver presente. São Paulo é exposta como sendo uma cidade moderna, comparada a muitas outras metrópoles norte-americanas ou européias, muito embora as imagens mostrem somente aquilo que interessa à construção da idéia de que a cidade já faz parte do “progresso”.
Os produtores manejam as imagens de modo que a sucessão delas transmita uma idéia de ordem social: as crianças nas escolas, os operários nas fábricas e os demais trabalhadores nas ruas.
Tudo isso inserido no contexto da correria do dia-a-dia, o que permite ao espectador apreciar e analisar comportamentos da época, seja no trabalho, nas escolas, no trânsito, etc. Veja também a relação que este filme mantém com os curtas São Paulo (Um minutinho por favor), postado no site youtube em 08.07.2007 e São Paulo 1943, constante do mesmo site, postado em 28.05.2008, disponibilizados abaixo."
Fonte: http://lemad.fflch.usp.br/node/321
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Uma cidade muito movimentada, sem dúvida, que sofreu um crescimento impressionante.
ResponderExcluirCara confrade Catarina!
ResponderExcluirE também apresenta muitos contrastes...
Caloroso abraço! Saudações paulistanas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirQuero aqui prestar a minha sincera homenagem a todos os Paulitas.
Adorei os videos, que aliás já tinha visto nas minhas investigaçóes, desta vez, e devido ao som produzido pela música do vagão, não consegui ouvir nada do que diziam nos videos, só vi as imagens.
S. Paulo é uma enorme metrópole, e nesses meios que gosto de me movimentar.
Lema, Vida e Progresso.
Abraço amigo
Estimado confrade e amigo António Cambeta!
ResponderExcluirPara ouvir os vídeos basta clicar entre as setas onde toca a música intitulada "Venha me buscar minha amada imortal".
Depois desta providência peço-lhe a gentileza de me informar se consegui ouvir os vídeos...
Caloroso abraço! Saudações paulistanas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP