O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Continuo a espera de Godot...

Continuo a espera de Godot...
Saudações dionísicas.

Saudações leitoras.

Saudações leitoras.

Seguidores

domingo, 1 de maio de 2011

Esquecimento








Caros(as) confrades!
Sempre fico encantado quando ouço umas das imperdíveis sinfonias e óperas do notável compositor Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e depois fico a divagar sobre a única certeza absoluta que temos neste maltratado e fascinante mundo, que é a morte. Caso a espécie Homo Sapiens não desapareça em consequência da sua relação deletéria com o meio ambiente ou por um cataclismo cósmico ou então por conta de um ato belicoso que aniquile todos os seus semelhantes, o nobilíssimo Mozart continuará a encantar as gerações do porvir!!!
Neste ínterim este reles escrevinhador outonal e insulso professorzinho primário será completamente esquecido e certamente não terá descendentes que se lembrem dele, como ele lembra e cultua a memória dos seus ascendentes... Como é dolorido ter a certeza absoluta da não existência, que minha consciência cessará para sempre assim que me tornar despojos mortais e provavelmente depositados numa fria lápide sob a égide do silêncio sepulcral.
Como diz a personagem Ela, na cena final do inquietante de desvelador curta-metragem "Morte":
"- O que a gente faz enquanto ela não vem?
O personagem Ele responde:
- Este é o problema."
Enquanto isto o "SHOW DEVE CONTINUAR"!!!!!!!!!!!!!
Max!!!!!!!!!!! Traga meus sais centuplicado!!!!!

8 comentários:

  1. Olá!
    Por isso cante, dance, sapateie e continue nos entretendo com sua brilhante erudição, enquanto as cortinas não fecham..
    A viagem continua !
    abços

    ResponderExcluir
  2. Cara amiga Cristina Fonseca!
    Assim seja!!!!!!!!!
    Aproveito o ensejo para lembrá-la de não deixar de passar na Cabine nº 5, porque a Agrado a espera para contar-lhe fatos do arco-da-velha!!!
    Caloroso abraço! Saudações agradoianas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  3. Professor.
    Entrei na cabine 5 e a Agrado contou-me coisas que não ouso dizer em público..Ela disse-me que sabe de fontes fidedignas, que há mais místérios entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia, que céu e inferno existem dentro de cada um , e que a felicidade depende do lado que vc escolher..
    A Agrado disse ainda que a D. Miquelina está no Vaticano. Ela foi assistir a missa de beatificação do papa João Paulo II ( seu xará) e que na volta lhe contará tudo..Quem sabe o senhor se converte desta vez !
    Adorei a prosa com a Agrado, ela é muito agradável e sincera até demais...
    abços..

    ResponderExcluir
  4. Cara amiga Cristina Fonseca!
    Ché, creio que a lambisgoia da Agrado está sob a influência de Jean Paul Satre...
    A mexeriqueira da Dona Miquelina é imprevisível mesmo, porque meu telefone portátil não vibrou para que ela me dissesse que foi participar daquela "farsa da Inês Pereira" lá nos domínios da inesquecível Giulietta Masina (1921-1994).
    A Agrado disse-me que também adorou conversar com uma pessoa tão arguta, inteligente e linda, como você!!! Ela não acreditou quando lhe disse que você já é sexagenária, porque para ela você aparenta ser uma cinquentona bem enxuta e de fechar o comércio!!! Ela pediu-me para convidá-la para o Baile de Máscaras, que haverá amanhã neste vagão do Expresso do Oriente!!! A lambisgoia da Agrado disse ainda que sua presença é obrigatória, porque este é um Baile de Máscaras somente para pessoas que não tem o hábito de utilizar máscaras no cotidiano e claro que você é uma delas!!!
    Caloroso abraço! Saudações desmascaradas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  5. Todo dia leio cuidadosamente os avisos fúnebres dos jornais: às vezes a gente tem surpresas agradabilíssimas.

    ResponderExcluir
  6. Estimado confrade Sergio Todeschini Alves!
    Estamos na mesma sintonia!
    Caloroso abraço! Saudações mozartianas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  7. Teacher,
    permita-me discordar. Discutiremos isso quando estivermos em outros planos.
    Grande abraço
    João

    ResponderExcluir
  8. Caro amigo João!
    Na verdade pessoas, como você, que creem em outros planos, têm um consolo, que é dar sentido as nossas insulsas existências!
    Caloroso abraço! Saudações incrédulas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir