O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Continuo a espera de Godot...

Continuo a espera de Godot...
Saudações dionísicas.

Saudações leitoras.

Saudações leitoras.

Seguidores

sábado, 14 de maio de 2011

Visita ao Museu da Língua Portuguesa













Caros(as) confrades!
Na quinta-feira, dia 12, levei uma turma de 41 alunos da municipalidade paulistana, matriculados na EMEF Professora Amélia Rodrigues de Oliveira, onde ocupo o cargo de Coordenador Pedagógico, para visitarem o Museu da Língua Portuguesa, localizado na centenária Estação da Luz!!! Até então, por motivos alheios a minha vontade não o conhecia (tentei em 5 ocasiões diferentes visitá-lo, mas desisti do meu intento devido as filas imensas). Que deleite inefável ter a prerrogativa de flanar pelo Museu, com o escopo de conhecer mais amiúde as origens da nossa riquíssima Língua Portuguesa, com mais de 200 milhões de falantes espalhados pelos cinco Continentes!!!! As variações linguísticas enriquecem sobremaneira a nossa amada Língua Portuguesa!!!!
Os alunos ficaram encantados com a visitação ao Museu da Língua Portuguesa e aproveito o ensejo para externar meu contentamento em vê-los em situações fora do contexto escolar cumprindo os combinados estabelecidos na atividade pedagógica extraclasse!!!!
A administração do Prefeito Gilberto Kassab está de parabéns, porque tem como escopo cumprir preceitos Constitucionais, tornando um fato políticas públicas em prol da melhoria da qualidade de ensino, oferecido a mais de um milhão de alunos matriculados na Rede de Ensino Municipal, implantando e supervisionando Programas direcionados a efetivamente tornar hábeis os usuários da escola pública nas competências leitora e escritora.
Um destes Programas é o Projetos Especiais, que possibilita, através de Convênios, aos alunos visitarem o riquissimo patrimônio cultural que dispõem a cidade de São Paulo, que torna o conceito de Cidade Educadora factível!!!!
O único inconveniente foi o regresso à escola, porque o percurso que em condições normais de tráfego é realizado entre 50 minutos e 1 hora, por conta da lentidão do trânsito paulistano, especialmente em horários de entrada e saída do trabalho, levamos 2 horas e 30 minutos para chegar incólumes à escola.

8 comentários:

  1. Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
    Fiquei deveras supercontente ao ver tão belas fotos, mas principalmente pelo facto de que o Prefeito Gilberto Kassab, está realizando um trabalho maravilhoso em pró da língua portuguesa, ao qual dirigi meus sinceros parabéns.
    O meu Estimado Confrade, bem como seus pupilos de lá sairam naus enriquecidos e sabedores da origem da nossa língua comum, parabéns igualmente a todos vós.
    Um abraço amigo de um alentejano, ainda falante da língua de Camões.

    ResponderExcluir
  2. Estimado confrade e amigo António Cambeta!
    Realmente a visita ao Museu da Língua Portuguesa nos possibilita conhecer mais amiúde os primórdios da nossa encantadora língua!
    Caloroso abraço! Saudações linguísticas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  3. Ufa, duas horas e meia!! Daria para eu, daqui, chegar à São Paulo, de carro!
    Absatista
    João B

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Professor João Paulo.
    Sempre fui adepto, desde os tempos em que fui coordenador do Patrimonio Cultural do Paraná, que os museus, que têm a sua missão didática, fossem constantemente usados para aulas e visitados por alunos.
    São as aulas mais bem aproveitadas...

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, caríssimo amigo!

    Fico deveras emocionada com a sua vontade evidente de auxiliar os seus pupilos a se tornarem cidadãos cada vez melhores, através da educação qualificada que o Senhor lhes proporciona. Quem dera se todos os mestres fossem tão diligentes, criativos e sequiosos em compartilhar informação e conhecimento, proporcionando passeios educativos maravilhosos como esta visita ao Museu da Portuguesa, na capital paulista. Seus alunos devem ter adorado!

    Muitas loas ao Senhor! Merece enormes elogios por sua constante vigília em favor da educação de qualidade. Quisera estar junto de sua turma para obter mais conhecimento e cultura!

    Saudações linguísticas emocionadas!

    Nivia Andres
    Santiago, RS

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo João!
    Realmente o trânsito paulistano está intolerável! É exasparante perder horas e horas em deslocamentos morosíssimos.
    Caloroso abraço! Saudações transitáveis!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  7. Estimado confrade e amigo Sergio Todeschini Alves!
    Assino embaixo suas sensatas e irretocáveis considerações!
    Caloroso abraço! Saudações culturais!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  8. Caríssima amiga Nivia Andres!
    Agradeço sobremaneira suas alentadoras palavras, que fortalecem a minha convicção de que cada regente deve ter como escopo fazer a diferença na sua área de atuação!!
    Caloroso abraço! Saudações saramogoianas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir