CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
O Todesca está na janela apreciando a paisagem...
domingo, 15 de maio de 2011
Nobilíssimo brasileiro: Paulo Freire (1921-1997) Saudades
Caros(as) confrades!
Como dizia o nobilíssimo e saudoso educador e filósofo Paulo Freire:
"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo."
"“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”
"(...) todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje (...). Temos de saber o que fomos, para saber o que seremos”.
No dia 2, do mês em curso, completou 14 anos que infelizmente não contamos mais com sua radiante presença, mas podemos ficar em estado de inquietação com os imperdíveis livros que nos legou, que nos possibilitam outros viéses para o nosso modo de vida e labor pedagógico!!!! Também é um fato que deixou marcas indeléveis neste maltratado e fascinante mundo!!!
Em homenagem a este grandioso homem, tenho a grata satisfação de apresentar-lhes uma das minhas aulas interdisciplinares, alicerçadas na leitura do jornal! Graças aos valiosos préstimos do Diego, sobrinho da minha estimada amiga Glorinha, foi possível disponilizar esta aula no YOUTUBE!
É fascinante o labor pedagógico tendo como foco o jornal, porque a aula planejada é a leitura do jornal, mas os desdobramentos advindos da leitura são imprevisíveis e é possível atrelar os conteúdos programáticos, com situações do cotidiano estampadas no jornal. É evidente que temos que estar preparados para situações não previstas e deixar patente aos regidos que também o regente (este reles escrevinhador outonal e insulso professorzinho primário) está em processo permanente de aprendizagem.
Que saudades do notável Paulo Freire!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Estimado Confrade e Ilustre Profesor, João Paulo de Oliveira.
ResponderExcluirHoje, tive o previlégio de enriquecer meus conhecimentos assitindo as suas excelente aulas, felizes seus alunos por terem um catedrático desse nível, pois ser professor, não é uma missão fácil, só pessoas com muito Amor ao oficio, consenguem, tal como o meu Ilustre Comfrade, passar os conhecimentos à nova juventude com ar de irmão. Adorei.
Seus ensinamentos jamais serão esquecidos pelos seus pupilos, me fez recuar no tempo, quando andava dando os primeiros passos na apredizagem do português, tendo como professor um senhor, que sabia sim, mas ensinava à base da brutalidade e muitas reguadas levei.
Não tive o previlégio de conhecer a pessoa do ilustre Fisoloso e digno Dr. Paulo Freire, nem ler as suas obras, mas, em contrapartida, estudei alguns filosofos chineses famosos entre eles Confúncio.
Confúcio disse: " A ânsia de pequenos lucros torna impossível a realização de grandes projectos". "Pode-se impedir um oficial de comandar as tropas, não se pode impedir ninguém de ter os seus ideais".
Reparei que meu Ilustre Confrade é Canhoto, tal como duas de minhas filhas, as pessoas canhotas são, na generalidade pessoas com imenso talento e sabedoras.
Meu Ilustre Confrade, não é um reles escrevinhador outonal, nem sequer um insulso professorinho, antes pelo contrário, é uma personagem com imenso mérito e saber.
Todos nós, serem humanos e não só, estamos permanentemente em processo de aprendizagem, já dizia o grande filosofo Zi Xia: "A pessoa de bem estuda para encontrar o seu caminho." e eu acrencentaria a seguinte frase, "Só pessoas sabedoras conseguem transmitir seus conhecimentos."
Um abraço sincero e amigo deste Alentejano meio achinezado.
Estimado confrade e amigo António Cambeta!
ResponderExcluirMuitíssimo obrigado pelas palavras elogiosas e demais considerações, que deixaram-me enternecido sobremaneira! São pessoas, como você, que me dão esperanças de dias melhores!
Caloroso abraço! Saudações aprendizes!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Estimado confrade e emérito professor, fiquei deveras emocionado, pela maneira carinhosa que seus alunos lhe prestam e como são retribuídos pela maneira simples e inteligente com que os ensina.
ResponderExcluirGenial !!
Grande abraço
Sergio Todeschini
Itu-SP
Estimado confrade e amigo Sergio Todeschini Alves!
ResponderExcluirConsidero alvissareiro saber que apreciou a aula que disponibilizei no YOUTUBE!!!
Agradeço sobremaneira suas gentis palavras, que deixaram-me mais sensibilizado ainda tendo em vista que você é um cidadão erudito e arguto!!!
Caloroso abraço! Saudações emocionadas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Olá Menino, tudo bem?
ResponderExcluirA sua aula, sem dúvida é um momento muito rico e apreciável,felizes essas crianças que tem o privilégio d contar com um Professor carinhoso e dedicado como voce.O jornal é um meio de comunicação muito interessante.
Parabéns mestre.
Estimada confrade Ana Célia de Freitas!
ResponderExcluirMuitíssimo obrigado pelas gentis palavras!!!
Caloroso abraço! Saudações freireianas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP