O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Continuo a espera de Godot...

Continuo a espera de Godot...
Saudações dionísicas.

Saudações leitoras.

Saudações leitoras.

Seguidores

domingo, 8 de maio de 2011

EPÍSTOLAS PAULIANAS - CONVERSANDO COM A DISTINTA SENHORA MARIA LÍDIA KUCERA ANDRES



EPISTOLAS PAULIANAS – CONVERSANDO COM A DISTINTA SENHORA
MARIA LÍDIA KUCERA ANDRES

Diadema, minha amada cidade, 8 de maio de 2011.

Prezadíssima Senhora Maria Lídia Kucera Andres!

Meu telefone portátil vibrou!!! Preciso dizer quem era?!... Claro que era a minha amiga, a Dona Miquelina (huhum...)!!!
Conversa vai, conversa vem, disse-lhe que pretendia escrever-lhe uma missiva para que tenha ciência do grande apreço que tenho pela sua valorosa e erudita filha, a jornalista Nivia Andres, que ainda não tive a prerrogativa de conhecer em carne e osso, bem como pedir-lhe a benção e parabenizá-la pelo “Dias das Mães” (Daqui a pouco irei ao Sepulcrário da Vila Euclides, que fica na cidade de São Bernardo do Campo-SP, depositar flores no jazigo da minha adorada e saudosa mãe... Que saudades...).
Quando a Dona Miquelina soube do meu intento ficou jubilosa e mais comovida ficou ao dizer-lhe que a Senhora é católica fervorosa! Ela também é fã de carteirinha da sua filha e todas às quartas-feiras, à tarde, quando vai à Cripta da Catedral da Sé, que fica no centro da capital paulista, para desfiar o Santo Rosário, rogando a intercessão do poderoso Cacique Tibiriçá e da Nossa Senhora de Guadalupe, sempre inclui a sua radiante filha nas orações, com o escopo de que nunca pessoas, peçonhentas, infames, invejosas, de má índole, mal amadas, sacripantas e dissimuladas, se aproximem dela, de preferência ficando a muitas léguas de distância!!!
A Dona Miquelina acredita piamente que por trás de uma grande mulher existe uma mãe, como a Senhora, que nunca mediu esforços para torná-la uma cidadã plena, de caráter probo e muito conceituada e admirada no seu círculo social!!!
Mediante o exposto ela pediu-me para dizer-lhe que a partir de agora a Senhora será também incluída no rol de pessoas queridas, que estão nas suas orações, quando desfia o Santo Rosário, na Cripta da Catedral da Sé, bem como será recebida de braços abertos na majestosa residência, que agora a Dona Miquelina reside, na Serra da Cantareira, onde a espera as sempre disputadíssimas e apetitosas rosquinhas da copeira, a prestimosa Hermenegilda!!!! Seu marido, o garboso e vigoroso, Coronel Epaminondas Albuquerque Pinto Pacca, manda-lhe lembranças e também pediu para dizer-lhe que o glorioso dia que a Senhora der a graça de visitar os domínios da nobilíssima e saudosa cidadã paulistana, a Sra. Domitília de Castro e Canto Melo (1797-1867), fará questão de pedir para o seu subalterno, o bombeiro Godofredo (noivo da prestimosa copeira Hermenegilda), que a escolte do Aeroporto de Congonhas até a aprazível moradia deles, na Serra da Cantareira, para que desta forma a Senhora fique livre dos malefícios da exasperante morosidade do trânsito paulistano!!!
Ela ficou encantada quando soube que o seu avô era súdito da inesquecível e belíssima Imperatriz Sissi, e que seu pai imigrou da Áustria para o Estado Meridional no início do século XX, casando-se com a filha de uma família cujos ascendentes também eram súditos da Imperatriz Sissi!!!! A Dona Miquelina é monarquista fervorosa e também venera com ardor a memória do erudito Imperador Dom Pedro II!!!!
A ligação foi interrompida de supetão!!!!
Neste dia especial que seus rebentos, demais entes queridos e amigos, se reúnem para comemorarem o “Dia das Mães” na sua residência e expressam com mais afeto o grande amor que eles têm pela Senhora, desejo intensamente que tenha um maravilhoso “Dia das Mães” e quero que sabia que apesar de nunca tê-la visto dedico-lhe com muito carinho esta epístola, porque além de boníssima a Senhora tem uma família maravilhosa!!!!!
Quem me dera se tivesse tido a prerrogativa de ser seu afilhado!!!! Carinhosamente peço-lhe a benção!!!!
Respeitoso e afetuoso abraço! Saudações vigorosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira

11 comentários:

  1. Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
    O meu sincero muito obrigado por me dar a conhecer, mais um episódio das Epistolas Paulistas, desta vez, epistolando com a Senhora Da. Maria Lídia, adorei.
    Minhs querida e saudosa mãe, sua campa não posso visitar, visto estar sepultada na vila que a viu nascer, Alandroal, mas o meu amor e carinho permanece em meu coração.
    Neste dia que se festeja o Dia das Mães, desejo à Dona Maria Lídia, sua esposa e todas as mães do mundo, um dia cheio de amor e carinho.
    Fiquei contente ao saber o desfeixo do pedido de casamento do nobre e valente bombeiro Godofredo, dessa forma, a digna copeira Hermene3gilda, lá terá que se instalar na Serra da Cantaria, e daqui a uns mesitos, já poderá festejar o dia da mãe.
    De Macau com amizade um abraço amigo.
    PS- em meu parco blog faço referência este belo dia.

    ResponderExcluir
  2. Uma pergunta pertinente gostaria de formular, será que o Ilustre Prof. João Paulo, está convidado para o matrimónio do nobre bombeiro Godofredo com a bela copeira Hermenegilda?
    Se está, lhe peço que entregue, de minha parte, um beijo alentejano com sabor achinesado, com votos de uma eterna lua de mel.

    ResponderExcluir
  3. Caro professor

    Que homenagem comovente!!
    Tenho o prazer de conhecer, através desta sua carta, a mãe da querida amiga Nivia Andres, pessoa tão linda quanto a filha...
    D. Maria Lidia deve ser uma mãe abençoada por ter filhos tão bem formados e que fazem deste mundo um lugar melhor e mais humano para se viver. Parabéns a D. Maria Lidia e que neste dia especial, ela possa estar junto de seus filhos e receber deles todo o carinho e a gratidão que tem direito.
    Professor,sua mãezinha, que está no céu, também deve estar muito orgulhosa de você.
    Um abraço carinhoso a todas as mães.

    ResponderExcluir
  4. Maria Lidia Andres08 maio, 2011 15:27

    Prezado Professor João Paulo!

    Fiquei muito emocionada com a linda epístola que escreveu. Possa ter certeza que este dia tornou-se mais especial ainda, fruto de sua bondade e gentileza em homenagear-me com uma missiva cheia de carinho e atenção. Tenho lindos e amorosos filhos que me cercam de cuidados e posso imaginar que tenha feito o mesmo com a sua preciosa genitora, enquanto ainda podia abraçá-la fisicamente. Sei, também, que continua reverenciando a sua memória, como me foi possível apreciar, pelas imagens postadas hoje, em seu blog. Também creio que sabe que o verdadeiro amor é infindo e durará para sempre, envolto na poeira das estrelas, basta que lembremos, sempre, de quem amamos, e esta pessoa estará em nosso coração, como companheira inseparável.

    Peço-lhe,igualmente,que agradeça à Senhora Dona Miquelina, pelas pias palavras. Também ela sabe o valor do Santo Rosário. E ao Cel. Pinto Pacca, Hermenegilda e Godofredo, pela gentileza do convite e obséquios. Ainda não tive o prazar de conhecer a bela capital paulista, a não ser de passagem, quando ia à Campinas, visitar meus filhos João Luiz e Carlos Max, que estudavam na Unicampi.

    Por derradeiro, quero dizer-lhe que será um prazer tê-lo como afilhado e lhe concedo a minha bênção de madrinha, augurando que continue a ser uma pessoa sensível e de ótimos princípios morais e intelectuais.

    Aproveito para agradecer à Cristina Fonseca pelo carinho e grande sensibilidade. Sei que é uma mãe abnegada e terá recebido muitas homenagens de seus filhos neste dia de grande alegria.

    Um abraço carinhoso,

    Maria Lidia
    Santiago, RS

    ResponderExcluir
  5. Prezadíssimo amigo!

    Emocionadíssima fiquei com a bela epístola em que minha mãe, Maria Lidia, é a destinatária. Em especial, porque hoje é o Dia das Mães e a mãe é um símbolo de dedicação a pontificar o instinto materno em nível extremado.

    Ela ficou muito sensibilizada com a sua homenagem e nós, os filhos, Nivia, Nina, Marcia, João Luiz e Carlos Max,queremos agradecer-lhe a distinção.

    Um caloroso abraço também à Dona Alice, que é uma mãe amorosa.

    De coração, agradecida!

    Nivia Andres
    Santiago, RS

    ResponderExcluir
  6. Estimado confrade e amigo António Cambeta!
    Considero alvissareiro saber que apreciou a Epístola Pauliana que dediquei a distinta senhora Maria Lídia!!!!
    Ouvi rumores que o bombeiro Godofredo pretende convidar-me para ser padrinho do matrimônio dele com a copeira Hermenegilda, mas como este noivado está muito além do desejável não sei quando será este auspicioso dia!
    Caloroso abraço! Saudações godofredoianas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  7. Cara amiga Cristina Fonseca!
    Como seu telefone portátil está inoperante e você não atende o telefone fixo, creio que tenha ido almoçar fora com sua mãe, filhos e demais entes queridos!
    Desejo-lhe um ótimo "Dia das Mães", bem como para sua valorosa mãe e noras!
    Muito obrigado pelas gentis e alentadoras palavras!!!!
    Assino embaixo as pertinentes ponderações em relação a adorável Dona Maria Lídia!!!
    Caloroso abraço! Saudações maternais!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  8. Estimada madrinha Dona Maria Lídia!
    Fiquei emocionado com suas alentadoras palavras, que foram um bálsamo para atenuar a dor da saudades da minha adorada e saudosa mãe!!!
    Acho que sou egoísta, porque tive a prerrogativa de tê-la como mãe zelosa por 55 anos e alguns meses (sou 6º e penúltimo "bebezinho" da Dona Matilde, o 1º bebezinho viveu apenas quatro horas), mas é difícílimo suportar a ideia que nunca, jamais, em tempo algum, poderei beijar suas senis mãos pedindo-lhe a benção...
    Mas como "o show deve continuar" consigo dar sentido a minha insulsa existência escrevendo, dando vida aos personagens que trago à luz, zelando pela educação e conforto da minha amada neta e tendo a esperança de dias melhores!!!!
    Continuo encantado com esta fantástica tecnologia eletrônica, que nos proporciona aprendizagens e conhecer pessoas, que de outra forma as possibilidades de conhecê-las seriam remotíssimas...
    Tenho em alta estima e consideração sua filha, a erudita e arguta jornalista Nivia Andres!!!! Em certos momentos quando percebe que a minha "peteca" pode cair está sempre pronta para não permitir que eu perca o jogo!!!
    Sinto-me honrado por ter me aceitado como afilhado e agora nesta condição estarei mais atento para continuar as atribuições e atribulações do cotidiano com mais lisura e transparência!!!!
    Apesar da minha "incredulidade" é reconfortante saber que na condição de afilhado estarei incluído nas suas orações!!!!!
    Peço-lhe a benção estimada madrinha!!!
    Respeitoso e emocionado abraço! Saudações pupiloianas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    PS - Tenho certeza que logo mais meu telefone portátil vibrará!! Preciso dizer quem será?"... Claro que será minha amiga, a Dona Miquelina (huhum)!!! Tenho certeza que ela, o Coronel Epaminondas Albuquerque Pinto Pacca, a copeira Hermenegilda e seu noivo, o bombeiro Godofredo ficarão também jubilosos em saber que a Senhora sabe da existência deles e mais ainda que tem afeto por eles!!!!

    Ché!!! A lambisgóia da Agrado ficará morta de inveja quando soube que tornei-me afilhado e pupilo da Dona Maria Lídia!!!!
    Max!!!!!!!!! Traga meus sais centuplicado e um galho de arruda!!!!

    ResponderExcluir
  9. Caríssima amiga Nivia Andres!
    Minha esposa pediu para dizer-lhe que agradece os auspiciosos votos e também manda recomendações para a minha madrinha!!!!
    Fico enternecido em saber que seus valorosos(as) irmãos(as) apreciaram a homenagem que dediquei a Dona Maria Lídia, que com primor representa todas as mães, que com muita pertinácia não mediram esforços para verem seus rebentos cidadãos plenos e probos!!!!
    Emocionado e respeitoso abraço! Saudações esperançosas e desmascaradas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  10. Professor, foi emocionante ler tua epístola, homenageando D.Lídia, mãe de nossa querida amiga Nívia.
    Boas árvores só podem produzir bons frutos!
    De longe mando meus abraços a todos vocês.
    João Batista

    ResponderExcluir
  11. Caro amigo João!
    Assino embaixo sua pertinente e irretocável ponderação!
    Caloroso abraço! Saudações marialidianas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir