CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
O Todesca está na janela apreciando a paisagem...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirO detsctive Pardal viu essa maravilhosa pelicula e ficou encantado.
Com o Pardal tem o feitio de investigar tudo e nada, e esta ficando pior que a Lambisgóia que tudo sabe e tudo vê, ao ver o ilustre Prof. com esses saquinhos de compras viu logo que aproveitou a quadra natalicia para ir fazer compras de decoração no shopping, porém ficou na dúvida se teria ido ao TAMBORE, JUNDAI e tivesse ido ao Shopping de São Bernado, mas em qualquer deles foi, por certo, bem servido.
Rosalie (Marianne Sägerbrecht) é uma dona de casa alemã que vive dentro do sonho americano, morando no interior do estado do Arkansas: tem um marido perfeito (um aviador de dedetização aérea), uma família maravilhosa com sete filhos e uma coleção de cartões de créditos falsos e talões de cheques “borrachas” tão vasta que consegue alimentar seus filhos como reis e comprar qualquer produto que ela vê nos comerciais sem fim que toda a família adora (preferem ver os intervalos comerciais e canais de televendas a filmes ou shows).
Rosalie é uma simpática e carismática tranbiqueira que sozinha com seus golpes na praça sustenta os desejos de uma família excêntrica: duas gêmeas limítrofes, um jovem cujo sonho é tornar-se um "chef" (Rosalie colabora comprando as mais caras iguarias de gastronomia), outro com um irritante tique de bater um pé nas refeições, o marido fanático por aviação que grava sons de motores de aviões para todos ouvirem e vive dando voos rasantes sobre a casa, e assim por diante.
Todos com um inquebrantável otimismo no sonho americano transmitido pelos histéricos canais de televendas diante dos quais a família toda se reúne para acompanhar os jingles e antecipar os slogans. Para eles todo sonho ou desejo tem o dever de ser realizado pelo consumo. Se a única barreira que impede isso é a financeira, Rosalie vai dar conta desse empecilho.
Mas as dívidas de Rosalie vão crescendo e os cheques “borrachas” dela não são mais aceitos pelas lojas e supermercados locais o que a obriga a partir para golpes no interior da própria família: limpar a poupança do filho que presta serviço militar na Alemanha e vender as passagens aéreas de volta dos pais que vieram da Bavária para visitá-la.
Tudo muda ao conhecer um computador completo, com modem e impressora. De consumista Rosalie torna-e uma hacker e compreenderá a frase dita pelo carteiro que sempre entrega suas correspondências cheias de cartas de cobrança: “Quando deve 100.000 o problema é seu, mas de você deve um milhão o problema é do banco”. Pronto, Rosalie estará no topo outra vez, revertendo o jogo do sistema financeiro ao criar uma volumosa dívida e uma empresa fantasma.
Abraço amigo saudações investigadoras.
Caro amigo Rui da Bica!
ResponderExcluirNa verdade fui ao Shopping Center da Praça da Moça, que fica somente uma quadra da minha residência.
Certamente o Detetive Pardal investigará este centro de compras que citei...
Sabia que você ficaria encantado com a imperdível película que indiquei!
Agradeço a habitual atenção do Detetive Pardal em pesquisar e publicar sobre a película citada!
Caloroso abraço! Saudações parcimônicas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Este ano, por cá, os Centros Comerciais estão a sentir bem a diferença de anos passados ! Consegue-se estacionar o carro nos parques sem grandes problemas, vê-se muita gente nas lojas, mas mais para ver do que para comprar, ou então na tentativa de encontrar algo bem baratinho !
ResponderExcluirDe um modo geral cada um restringiu ao mínimo a sua lista de beneficiários de prenda e estabeleceu um limite de valor para cada uma.
As próprias decorações natalícias não são bem o que eram, enfim, será um Natal algo diferente !
Há no entanto uma coisa que me emociona : sentem-se as pessoas mais abertas à dádiva nas várias campanhas de angariação de alimentos e bens de primeira necessidade para distribuir por quem mais precisa e isso, sim, é o verdadeiro espírito de Natal !
Grande abraço natalício !
.
Caro amigo Rui da Bica!
ResponderExcluirO consumismo exacerbado é uma compulsão.
Caloroso abraço! Saudações prudentes!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Didema-SP
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirO Inspector Pardal sabia que em Diadema o único shopping existente é o da Moça, era para me ter referido a ele, mas pensei que meu estimado Confrade não iria fazer comprar ai pelas redondezas.
O local por certo será bem seu conhecido já que fica junto à Perfeitura de Diadema.
E tem piada esse shopping da Moça ficar na Rua Graciosa, será para dizer algo de encantador.
E já agora direi que o Pardal está mudando de nome, defato ele tem bico mas não é Rui da Bica rsrsrsr.
Abraço amigo, agora sou eu que irei às compras aqui ao lado na China, veremos se encontro uma boa moça para encher o saco srrsrs
Estimado amigo António Cambeta!
ResponderExcluirPeço-lhe minhas escusas pela gafe cometida. Prometo ficar mais atento para não trocar seu nome.
Como o Shopping Center da Praça da Moça fica bem próximo da minha morada é muito mais prático adquirir alguma mercadoria sem precisar tirar da garagem minha máquina rodante.
Caloroso abraço! Saudações envergonhadas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Compras de Natal, caro Prof. João Paulo de Oliveira?
ResponderExcluirUma vez que vou estar ausente da blogosfera nos próximos dias, deixo-lhe um grande abraço e votos de um Santo Natal para si e família!
Caro amigo Pedro Coimbra!
ResponderExcluirAgradeço e retribuo os auspiciosos votos!
Caloroso abraço! Saudações esperançosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP