CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
O Todesca está na janela apreciando a paisagem...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirComo é ouvir as maravilhosas músicas produzidas por este grande compositor e maestro, a From Russia With Love é uma das que mais aprecio.
John Barry Prendergast,nasceu 3 de Novembro de 1933 em Yorkshire, Inglaterra e faleceu a 30 de janeiro de 2011 em Oyster Bay, New York, foi um maestro e compositor britânico, responsável por diversas trilhas sonoras do cinema e ganhador de cinco prêmios Óscar de melhor trilha sonora. Também é conhecido por ter composto várias trilhas dos filmes de James Bond, sendo o compositor de mais fez trilhas do agente, tendo assinado 11 delas. Sem dúvida foi ele quem criou todas as diretrizes para a música de James Bond, muito usadas pelos outros compositores que trabalharam na série. O atual compositor de Bond, David Arnold é fã confesso de Barry e já declarou várias vezes que as trilhas dele para Bond são sua inspiração para compor suas próprias.
Vida pessoal
Barry foi educado na escola de São Pedro,na cidade de York, tendo tido aulas de composição ministradas por Francis Jackson, organista da igreja de York.
Em 1975, Barry mudou-se para a Califórnia nos EUA, mais tarde um juiz britânico o acusou de emigrar para evitar o pagamento de £ 134.000, devido a impostos. O assunto foi resolvido no final de 1980 e Barry podendo assim regressar ao Reino Unido. imigrando de novo para os Estados Unidos onde passou a viver, principalmente em Oyster Bay, New York, em Long Island.
Barry sofreu uma ruptura do esôfago, em 1988, depois de uma reação tóxica a um tônico de saúde que ele tinha consumido. O incidente o impossibilitou de trabalhar por dois anos e deixou-o vulnerável à pneumonia.
Barry foi casado quatro vezes. Seus primeiros três casamentos, Barbara Pickard (1959-1963); Jane Birkin (1965-68), e Jane Sidey (1969-1978), tudo acabou em divórcio. Por fim casou-se em 1978 com Laurie e com ela viveu até à sua morte. O casal teve um filho, Jonpatrick. Barry teve três filhas, Suzanne (Susie) com sua primeira esposa, Barbara, Kate com sua segunda esposa, Jane, e Sian de um relacionamento com Ulla Larson entre os dois primeiros casamentos.
Barry morreu de um ataque cardíaco em 30 de janeiro de 2011 em sua casa em Oyster Bay, aos 77 anos deixando biúva Laurie, sua esposa de 33 anos, deixando quatro filhos e cinco netos.
Um concerto memorial ocorreu em 20 de junho de 2011 no Royal Albert Hall, em Londres, onde a Royal Philharmonic Orchestra, tocou musicas deste grande compositor, em homenagem e para celebração de sua vida e obra. O evento foi patrocinado pelo The Royal College of Music através de um subsídio da Fundação Broccoli.
Abraço amigo
Estimado amigo António Cambeta!
ResponderExcluirEste notável compositor certamente será cultuado pelas gerações do porvir!
Caloroso abraço! Saudações compositoras!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP