O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Continuo a espera de Godot...

Continuo a espera de Godot...
Saudações dionísicas.

Saudações leitoras.

Saudações leitoras.

Seguidores

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O que a espera?!...

 Caros confrades/passageiros!
Já recomendei ao Max que a instale na cabine nº 7!
Esta desvalida garota, que se chama Esther Steinbok, está muito desalentada, porque seus genitores morreram em Auschwitz... Ela não teve o mesmo final fatídico, porque quando os gestapianos prenderam seus aterrorizados pais ela estava escondida na casa de um casal de pseudo católicos, que na verdade eram incrédulos... No final da 2º Guerra Mundial ela descobriu que um tio paterno sobreviveu a carnificina e imigrou para o Brasil, fixando residência em São Paulo, mais precisamente no bairro do Bom Retiro... A Esther aguarda embarque no vagão do Expresso do Oriente e descerá em Gdansk para embarcar na longa viagem transoceânica para encontrar-se com seu tio David Steinbok, que comprometeu-se a buscá-lo no porto de Santos-SP... O que espera a garota desvalida e desalentada?!...

Fonte: http://arqtodescadois.blogspot.com.br/

8 comentários:

  1. Quantos "casos reais" ainda haverá hoje provocados pelo holocausto ! :(((
    Feridas que nunca foram curadas !

    Abraço !
    .

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Rui da Bica!
    As sequelas do holocausto permanecem...
    Caloroso abraço! Saudações inconformadas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  3. Uma simples pesquisa na Internet permite encontrar uma imensidão de nomes que sobreviveram ao horror nazi, caro Prof. João Paulo de Oliveira.
    Hoje e sempre, simplesmente bárbaro e arrepiante.
    Aquele abraço

    ResponderExcluir
  4. Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
    Essa garota de nome Esther Stainbok a quem o Max instalou na cabine 7, com, muita sorte consegui sobreviver ao holocausto e teve igualmente a sorte de poder embarcar para o Brasil e se juntar à já grande comunidade judaica em São Paulo que em 1945, o predomlnio dos judeus no comércio da parte alta do Bom Retiro já se tornara absoluto. De fato, para os imigrantes, as perspectivas de uma vida melhor com um negócio próprio eram
    muito atraentes.
    No início da década de 40, a parte alta do Bom Retiro assumiu características de um enclave étnico. O ambiente era francamente judeu: sinagogas,
    filmes falados e cantados em ídiche, pessoas portando barba e vestuário úpicos,estabelecimentos que comercializavam alimentos próprios consumidos pela colônia etc. Os judeus lograram assim recriar, no Bom Retiro, um ambien te mui to
    favorável, seja nos negócios que prosperavam, seja em termos de sua sociabilidade,cultura ou religião.
    Provavelmente essa garota foi frequentar o Colégio Gani Talmud Thorá e se realizou na vida passando a ser uma cidadã brasileira de plenos direitos.
    Abraço amigo com votos que nunca mais se repita o holocausto e a estação da Luz em São Paulo continue sendo o refugio da raça judia.
    São Paulo possue em imensidão de sinagogas muitas delas sitas no bairro do Bom Retiro.Sinagoga Adat Ishurum
    Sinagoga Ahavat Reim
    Sinagoga Kehilat Israel
    Sinagoga Machzikei Hadat
    Sinagoga Rabi Itzchak Elchanan
    Sinagoga Talmud Thorá Lubavitch

    Abraço amigo

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo Pedro Coimbra!
    As gerações do porvir certamente ficarão em estado de comoção ao lembrarem do holocausto.
    Caloroso abraço! Saudações atônitas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo António Cambeta!
    Admiro sobremaneira a pertinácia dos judeus!
    Caloroso abraço! Saudações judaicas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  7. História triste dessa menina, que embarcou no vagão 07..
    Quis o destino que ela sobrevivesse, mas a um preço impagável..
    Como bem disseram os amigos nos comentários anteriores, quantas meninas e meninos carregam na bagagem as cruéis lembranças desse periodo demoníaco da história da humanidade, nunca mais se repita.
    Oxalá essa menina tenha sido mais feliz aqui no Brasil, agasalhada pela comunidade judaica..
    Shalon!

    ResponderExcluir
  8. Cara amiga Cristina Fonseca!
    Esta história da garota desvalida poderia ser real...
    Caloroso abraço! Saudações fraternais!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir