Caros confrades/passageiros!
Fico cá a divagar o modo de vida dos alunos que frequentavam este Educandário na Rua da Consolação, na época que estávamos sob a égide da Grande Guerra, que depois ficou conhecida como 1ª Guerra Mundial...
"O Grupo Escolar da Consolação, ocupando a casa que hoje ainda está ali, fechada: a casa que foi do administrador da Escola Mackenzie, entre as ruas Maria Antonia e Piauí. Foto A Vida Moderna, 14/9/1913"
Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/avenidas/c/consolacao.htm
Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/avenidas/c/consolacao.htm
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirImagino qual seria o sofrimento dessa gente, porvalvelmente passando fome e sem a consolação de melhores dias, sacrificios faziam.
Eu nasci no fim da segunda grande guerra, mas volvidos alguns anos os portugueses ainda passavam por certas dificuldades. meu pai era sapateiro de ofício, porém eu andava descalço e assim percorria a cidade de Évora para ir frequentar as aulas no Colégio Salasiano, levando comigo uma pequena lancheira com um naco de pão e um pedacinho de toucinho, por vezes umas fatias de língua.
Mas tudo passe neste mundo quando os nossos corações abertos e humildes são para ultrapassar as dificuldades.
Abraço amigo saudações natalícias.
Estimado amigo António Cambeta!
ResponderExcluirFiquei enternecido ao ler suas reminiscências depois de ver a fotografia em foco neste vagão do Expresso do Oriente!
Caloroso abraço! Saudações memorialistas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP