O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Continuo a espera de Godot...

Continuo a espera de Godot...
Saudações dionísicas.

Saudações leitoras.

Saudações leitoras.

Seguidores

domingo, 18 de novembro de 2012

Sociedade Histórica da Independência de Portugal

Caros confrades/passageiros!
Tive a grata satisfação de receber da Sociedade Histórica da Independência de Portugal a programação completa das atividades alusivas a 2ª quinzena do mês de novembro. 
Como a Sra. Ana Maria Proserpio, responsável pelos Serviços Culturais da SHIP solicita divulgação, na correspondência eletrônica que recebi e transcrevo a seguir, tomei a liberdade de publicar esta imperdível programação neste vagão do Expresso do Oriente! Se estivesse na capital do reino distante além-mar certamente não perderia as atividades programadas!




"Exmos Senhores,



Vimos dar a conhecer algumas das Actividades Culturais da Sociedade Histórica na 2.ª quinzena de Novembro de 2012, cuja tabela se anexa, e das quais destacamos:


Na segunda-feira, dia 19 de Novembro, pelas 18h00, o Centro de Estudos Internacionais da SHIP vai promover uma Conferência sobre as  “Relações Económicas e Empresariais Brasil-Portugal”, que terá como orador o Dr. Miguel Horta e Costa, Comissário Geral de Portugal para o Ano de Portugal no Brasil e para o Ano do Brasil em Portugal. A moderação está a cargo do Prof. Doutor Armando Marques Guedes. Esta conferência enquadra-se no Ciclo de Conferências dedicadas ao Brasil, no âmbito das celebrações do ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal;

            Na quarta-feira, dia 21 de Novembro, pelas 16h00, a conferência “A grande aventura do Atlântico Sul, nos 90 anos da travessia aérea do Atlântico Sul”, pelo Dr. António Cerveira (esta sessão será seguida de um lanche convívio – inscrições na secretaria);

            Na quinta-feira, dia 22 de Novembro, pelas 17h00, a conferência “As campanhas da Restauração: A Batalha decisiva de Montes Claros” pelo General Gabriel Espírito Santo, no âmbito do Ciclo de Conferências sobre a temática da Restauração, promovida em parceria com a Comissão Portuguesa de História Militar;

Na terça-feira, dia 27 de Novembro, pelas 17h00, a apresentação da obra “Estações dos Correios de Moçambique”, da autoria do Dr. Altino Silva Pinto, promovida pelo Círculo de Estudos Filatélicos da Sociedade Histórica da Independência de Portugal;
           
            Na quarta-feira, dia 28 de Novembro, pelas 16h00, a apresentação da obra  “Guiné 1963-1974: Os Movimentos Independentistas, o Islão e o Poder Português”, do Ten. Cor. Francisco Proença Garcia, promovida em parceria com a Comissão Portuguesa de História Militar e a Liga dos Combatentes.

            Segue também o Programa Oficial das Comemorações do 1.º de Dezembro.

Contando com a vossa presença em alguns destes eventos, agradecemos também a sua divulgação junto de possíveis interessados.

Com os meus melhores e cordiais cumprimentos,

Ana  Maria Proserpio
Serviços Culturais da SHIP



Sociedade Histórica da Independência de Portugal (SHIP)
Palácio da Independência
Largo de São Domingos, n.º 11
1150-320 LISBOA
Tel. 213241470  Fax 213460754

4 comentários:

  1. eheh
    Tal como tenho dito, não tarda que o João Paulo saiba mais de Portugal que a maioria dos portugueses ! eheh
    Programa completíssimo, que eu desconhecia ! :))
    Aliás, não adiantaria muito conhecer porque é tudo em Lisboa e nada no Porto ! :((
    Nas "Relações Económicas e Empresariais" muito provavelmente estará em causa um "pedido de namoro" aos empresários do Brasil ! ... o que acho muito bem ! Portugal precisa, como de "pão para a boca" de investimento estrangeiro !

    Abraço ! :))
    .

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Rui da Bica!
    Neste momento os investimentos estrangeiros são de grande valia para atenuar a crise que os assola.
    Caloroso abraço! Saudações divulgadoras!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  3. Caro Prof. João Paulo de Oliveira.
    Vejo ali a imagem do hidroavião que Gago Coutinho e Sacadura Cabral utilizaram na primeira travessia aérea do Atlântico.
    Entre os meus mais preciosos tesouros, possuo uma monografia com o roteiro dessa viagem, oferecida por Gago Coutinho ao pai de uma querida amiga, com a dedicatória e a assinatura do próprio Gago Coutinho.
    Valor inestimável e uma grande memória dessa grande amiga.
    Aquela abraço e votos de boa semana

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo Pedro Coimbra!
    Você é um felizardo!
    Caloroso abraço! Saudações memoralistas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir