CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo
ResponderExcluirO Inspector Pardal que adora arqueologia, assim que soube do encontro de arqueólogos logo foi informar-se sobre o evento.
Encontro debate descobertas arqueológicas.
O patrimônio arqueológico de São Bernardo: uma breve síntese
Contrariamente do que se imaginava, investigações sistemáticas conduzidas no município nos últimos anos levaram a importantes descobertas arqueológicas, permitindo rever aspectos em torno da ocupação humana ocorrida em território são-bernardense, ainda desconhecidos do grande público. Mesmo com o intenso processo de urbanização, amplas porções do município ainda guardam em seu subsolo tanto evidências bastante antigas como referências a respeito do passado recente, elementos igualmente úteis a uma releitura da história do município e, porque não, do próprio ABCD como um todo. Tais recursos podem e devem ser apropriados pela comunidade em favor de projetos e ações devotadas à valorização do patrimônio cultural são-bernardense. Com o doutor em arqueologia e professor Paulo Zanettini.
Neste mês, três autoridades irão debater temas importantes sobre as mais recentes descobertas arqueológicas em São Bernardo do Campo e região. O objetivo dos encontros é apontar caminhos que possibilitem, por meio da organização e disponibilização das informações coletadas, a aproximação do cidadão de seu patrimônio cultural. Os convidados são o doutor em arqueologia e professor Paulo Zanettini, o doutor em arqueologia e professor Manoel Gonzalez e o doutor e mestre em ciências e arqueologia, museólogo e professor Charles Bonetti. Inscrições gratuitas. Informações na Seção de Patrimônio, pelo telefone 4337-8217. Câmara de Cultura Antonino Assumpção. Rua Marechal Deodoro, 1.325, Centro. Tel: 4337-8217. Dia 23 (sexta) 13h30
Fragmentos da arqueologia São-Bernardina: dos tupiniquins a Adhemar de Barros
A arqueologia são-bernardina deve ser entendida por uma série de intervenções ocorridas no município desde antes de sua formação até o desenvolvimento tecnológico e logístico atuais. A antiga trilha dos tupiniquins, João Ramalho, Asa White Kenney Billings, Adhemar de Barros, entre outros, foram responsáveis diretos pela formação do processo regional hoje foco de estudo e pesquisa arqueológica. Os trabalhos nas Rodovias que cortam o município assim como prospecções arqueológicas subaquáticas na Represa Billings têm trazido à tona novas discussões em relação à ocupação e desenvolvimento da região. Com o doutor em arqueologia e professor Manoel Gonzalez, diretor do Centro Regional de Pesquisas Arqueológica e Comendador pela Academia Brasileira de Arte, Cultura e História.
Abraço amigo
Caro amigo António Cambeta!
ResponderExcluirAgradeço sua deferência em pesquisar a respeito deste evento arqueológico!
Certamente lembrarei de você quando estiver atento as palestras deste Encontro Arqueológico!
Caloroso abraço! Saudações arqueológicas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP