CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirEra eu miúdo e já se falava nesta famosa companhia aérea Panair do Brasil S.A. foi uma das companhias aéreas pioneiras do Brasil. Nasceu como subsidiária de uma empresa norte-americana, a NYRBA (New York-Rio-Buenos Aires), em 1929. Incorporada pela Pan Am em 1930, teve seu nome modificado de Nyrba do Brasil para Panair do Brasil, em referência à empresa controladora (Pan American Airways).
Por décadas dominou o setor de aviação no Brasil. Encerrou suas atividades abruptamente em 1965, devido à sua "permanente falta de condições operacionais".
O fechamento total da empresa só se deu concretamente em 1968, pela ditadura militar, durante o governo Castello Branco devido a ligações de elementos da ditadura militar com seus amigos da concorrente VARIG, favorecida e beneficiada com o fim da Panair.
Actualmente ainda podemos ver as suas aeronaves e matar as saudades, no Museu das Asas de um Sonho, em São Carlos, São Paulo.
A "Família Panair"
Os ex-funcionários da Panair do Brasil têm geralmente muito orgulho de haver trabalhado para esta companhia. Desde 1966, cerca de 400 pessoas se reúnem num almoço anual, realizado no dia 22 de outubro, para lembrar dos velhos tempos e recontar as inúmeras histórias pessoais, celebrar e rememorar as agruras e as glórias da aeronáutica, mas sobretudo aquelas adornadas pelo verde e dourado da Panair. Esse grupo, autodenominado Família Panair, é formado por ex-funcionários da empresa, seus descendentes e amigos.
Abraço amigo, saudações paradalescas
Posso discordar, caro Prof. João Paulo de Oliveira?
ResponderExcluirEntão e o Amor, a Amizade, não são para sempre?
Se são verdadeiros, são eternos.
Aquele abraço e votos de bom fim-de-semana!
Caro amigo António Cambeta!
ResponderExcluirEsta Companhia Aérea deixou saudades!
Caloroso abraço! Saudações aeroviárias!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Caro amigo Pedro Coimbra!
ResponderExcluirCreio que você tem razão em discordar que esta frase não se aplica ao Amor e a Amizade!
Caloroso abraço! Saudações amistosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
:)))) ... Estive para viajar nesta companhia, mas disseram-me "pa na ir" ! :))
ResponderExcluirAbraço !
.
Caro amigo Rui da Bica!
ResponderExcluirCertamente esta recomendação não foi quando a Panair do Brasil somente voava em céu de brigadeiro!
Caloroso abraço! Saudações panairianas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP