Caros confrades/passageiros!
Será que meu bisavô paterno, o Sr. José
Pedroso de Oliveira (1844-1906), tinha parentes ou compadres que
residiam numa destas habitações e quando vinha da Freguesia de São
Bernardo, distante aproximadamente três léguas deste local, ficava
hospedado na casa de um deles?!...
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirSeu Ilustre Bisavô paterno, Sr. José Pedroso de Oliveira, por certo tinha sua morada nesse encantor local.
Segundo pude apurar sobre a história de Diadema No final do século XVIII, com a corrida pelo ouro em direção a Embu, os bandeirantes acabaram por criar em sua rota uma parada chamada Piraporinha. Sua proximidade com a colônia de imigração italiana de São Bernardo e a existência de um importante caminho de ligação com São Paulo foram fatores que contribuíram para o povoamento e a movimentação do lugar. A Família Pedroso de Oliveira era proprietária da maior parte daquelas terras desde 1769. Com o aumento populacional da região, José Pedroso de Oliveira construiu a capela do Bom Jesus da Pedra Fria, que não deu conta do crescimento de devotos. Uma nova capela, do Bom Jesus de Piraporinha, não tardou em ser arquitetada.
Em 1881 o mesmo José Pedroso Oliveira doou as terras onde se localizava a capela para a Cúria Metropolitana de São Paulo. A partir de 1902 começaram a se organizar aí grandes festejos e procissões no mês de agosto. Os eventos ganharam tradição e passaram a atrair romeiros e devotos de outras regiões.
O largo da capela foi aos poucos se constituindo num entroncamento de 5 pequenas estradas por onde se interligavam os sítios e fazendas da região onde hoje se localiza a cidade de Diadema. Neste ponto de convergência de estradas começou a se desenvolver um comércio local. No final dos anos 40 a Vila Piraporinha já era o maior pólo comercial da futura Diadema.
Em 29 de julho de 1968 a histórica Capela de Bom Jesus da Pedra Fria, erguida por José Pedroso de Oliveira, começou a ser demolida. Posteriormente, construiu-se nas proximidades do antigo templo a atual Igreja Bom Jesus de Piraporinha.
Investigação do Inspector Pardal. Abraço amigo
Diadema muito deve à nobre família Oliveira.
Estimado Amigo António Cambeta!
ResponderExcluirDesta vez o Detetive Pardal deixou-me boquiaberto, porque investigou quem foi meu saudoso bisavô paterno! Já lhe enviei uma missiva póstuma que dediquei ao meu bisavô?!...
Caloroso abraço! Saudações genealógicas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirEmbora o Inspector Pardal seja um Alentejano e radicado na Ásia vai fazer meio século, é um verdadeiro investigador, e mais ficou a saber que em homenagem a sua Nobre Bisavó, Da. Leopoldina Maria Fagundes, lhe foi dedicado o nome de uma Avenida, Avenida Fagundes de Oliveira, lá no Bairro de São José.
O Paradla por lá andou circulando entre a Av. Presidente Jucelino, a Rua da Glória e a Rua Da. Maria Fidélis, indo tomar uns drinks na Lanchonete Loyds e ido depois descansar um pouco no Hotel Piraporinha seguindo, com sempre com um grão zinho na asa, com a Felicidade Conceição, sua parceira em S. Bernardo do Campo.
Abraço amigo
Pelo que li, o meu caro amigo João Paulo é um ilustríssima pessoa nessas zonas em função dos seus nobres antepassados ! :))
ResponderExcluirPrevejo que ainda um dia será chamado para mais uma inauguração de Rua, Avenida ou edifício com nome dos seus valorosos bisavós ! :)))
Nada escapa ao inspector Pardal ! eheheh
Abraço !
.
Estimado amigo António Cambeta!
ResponderExcluirPelo visto não há nada que o sempre irriquieto Detetive Pardal não descubra! Já que você se referiu aos meus saudosos bisavós paternos, publiquei a fotografia do casal!
Caloroso abraço! Saudações memorialistas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Estimado amigo Rui da Bica!
ResponderExcluirChé, é melhor termos cautela com o Detetive Pardal, porque não há brasas encobertas para ele!
Caloroso abraço! Saudações reveladoras!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Olhe que realmente o seu bisavô paterno foi um homem de quem o amigo João Paulo se possa muito justamente orgulhar ! :)))
ResponderExcluirUm dos tais que "não morrem" !
Abraço !
.
Caro amigo Rui da Bica!
ResponderExcluirRealmente sempre trago à baila a memória do meu bisavó paterno com muita admiração!
Caloroso abraço! Saudações homenagenadoras!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
O Detective Pardal sabe tudo!!
ResponderExcluirTenham medo, tenham muito medo :))))
Aquele abraço!!
Caro amigo Pedro Coimbra!
ResponderExcluirO Detetive Pardal descobre coisa do arco-da-velha!
Caloroso abraço! Saudações escancaradas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP