O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Continuo a espera de Godot...

Continuo a espera de Godot...
Saudações dionísicas.

Saudações leitoras.

Saudações leitoras.

Seguidores

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Qual foi o destino da mulher, que caminhava na Rua da Consolação no sentido da Praça Roosevelt?!...


16 comentários:

  1. Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
    Essa misteriosa senhora, sobre a qual referi num dos seus belos artigos, é uma nobre senhora.
    Pela última vez que foi vista seguia pela Rua da Consolação, entrou no cemitério da Consolação e por lá andou orando, parando junto ao mausuleu do Conde António Álvares Leite Penteado, o que despertou a atenção ao coveiro, que aproximando-se dela quis saber a razão porque ali estava.
    A senhora em causa, com a lágrima nos olhos disse ser filha ilegitima do Conde Antonio Álvares Leite Penteado. O coveiro ao ter conhecimento levantou os braços para o céu e disse Eureka, ficando imensamente contente, disse à senhora para ir ter com o padre Maxiliano paroco da igreja da Consolação, sita na Praça Roosevelt, que ele tem em sua posse um testamento em seu nome.O coveiro, de nome Aristiteles Leite Simplicio, mais informou ter já visto esse documento e que lá dizia herdar para Dona Eglantina, sua filha, uma mansão em Higienópolis.
    Agora para onde seguiu essa misteriosa senhora, ficamos a aguardar as investigações do Inspector Pardal.
    Abraço amigo

    ResponderExcluir
  2. Nossa, estou curiosa com o desenrolar dessa história...
    Inspetor Pardal, o senhor tem que nos contar tudo...
    abços curiosos...

    ResponderExcluir
  3. Não há saldos em São Paulo nesta altura. caro Prof. João Paulo de Oliveira?
    Se houvesse, já sabíamos o destino :)))
    Aquele abraço

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo António Cambeta!
    Cada vez me convenço mais que o Detetive Pardal é paulistano!
    Incrível como ele conhece até um dos coveiros do cemitério da Consolação!
    Caloroso abraço! Saudações inquiridoras!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  5. Cara amiga Cristina Fonseca!
    Também desejo saber mais a respeito da Dona Eglantina...
    Caloroso abraço! Saudações especulas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo Pedro Coimbra!
    Será que a Dona Eglantina estava a caminho de uma liquidação nas lojas Marabrás?!...
    Caloroso abraço! Saudações especulativas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  7. Não, caro Prof. ! :((
    Afinal, nesta vida nem tudo são rosas !
    É que entretanto a vida do Conde António Alvares Leite Penteado deu uma volta imprevista após ter feito esse testamento ! A dita mansão veio a ser penhorada pelos serviços fiscais de S. Paulo, passando à posse do Estado, por dívidas acumuladas pelo Conde !
    A D. Eglantina, que prontamente se tinha dirigido à igreja da Consolação, para confirmar a herança, enquanto esperava pelo Padre Maxiliano, aproveitou para agradecer à santa de que é devota, esta “graça” inesperada ! Com uma mansão em Higienópolis, ia ser uma mulher rica !
    Aconteceu que o Padre Maxiliano (entretando chegado à igreja), tinha sabido atempadamente desta situação e não quis dar esse desgosto à D. Eglantina, preferindo piedosamente mantê-la na ignorância sobre o caso. Daí não a ter informado.
    De regresso a casa a D. Eglantina ainda passou pelo Tribunal Estadual de S. Paulo, sito na mesma rua e aí teve oportunidade de confirmar tudo !
    Claro que a D. Eglantina chegou a casa totalmente destroçada ! :((
    Não sei se o detective Pardal chegou a confirmar esses passos da D. Eglantina, após a conversa tida com o coveiro Aristiteles Leite Simplício ? …

    Um grande abraço, caro João Paulo !
    .

    ResponderExcluir
  8. Caro amigo Rui a Bica!
    Creio que o Detetive Pardal o terá como assistente, porque ainda não tinha estas informações!
    Caloroso abraço! Saudações paulistanas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Mais um detetive neste caso?
    Fiquei chateada em saber que a D. Eglantina perdeu a casa de Higienópólis, para pagamento de dividas ao herário público...
    Essa dupla está boa para ajudar a desvendar alguns crimes famosos, ocorridos aqui, que até hoje, não foram devidamente elucidados.

    Achei este site que relaciona alguns desses crimes, que causaram grande comoção. Muitos foram esclarecidos, mas outros ainda estão sem resposta.
    http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/20-crimes-que-abalaram-o-brasil/crime10.htm

    abços esperançosos..

    ResponderExcluir
  11. Cara amiga Cristina Fonseca!
    Vocè precisa matricular-se na Escolinha do Professor Rui da Bica!
    http://coisas-da-fonte.blogspot.com.br/
    Tenho certeza que também tornar-se-á uma aluna/aplicada!
    Caloroso abraço! Saudações aprendizes!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP


    ResponderExcluir
  12. Eu já me matriculei, professor. Só estou esperando a aprovação, pois na última escola que frequentei, fui reprovada em boas maneiras..
    abços esperançosos..

    ResponderExcluir
  13. ahahah
    Matrícula aceite e aprovada mesmo sem exame e com todo o prazer ! :)))
    Amigos dos meus amigos, meus amigos são ! eheh
    Depois diga se tem blog e qual, que terei todo o prazer em retribuir ! :))))

    Bjs
    .

    ResponderExcluir
  14. Cara amiga Cristina Fonseca!
    Tenho certeza que você também será uma alunha/aplicada da Escolinha do Professor Rui da Bica!
    Caloroso abraço! Saudações aprendizes!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  15. Caro amigo Rui da Bica!
    Tenho a grata satisfação de conhecer pessoalmente a Cristina Fonseca! Ela me dá esperanças de dias melhores num mundo harmonioso!
    A Cristina não tem blog, mas tem uma página no facebook:
    http://www.facebook.com/cristina.fonseca.7505?ref=ts&fref=ts
    Caloroso abraço! Saudações fraternais!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  16. Agradeço suas palavras, mestre amigo, João Paulo..
    Aqui estou para aprender com o senhor e seus ilustrados e competentes amigos. é muito bom estar onde nos sentimos bem..
    Não tenho blog, mas meu Facebook fica à disposição para quem quiser me adicionar..
    Obrigada por tanta gentileza e carinho..
    abços

    ResponderExcluir