CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
O Todesca está na janela apreciando a paisagem...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nossa, como eu andei nesses bondes.
ResponderExcluirLembro muito bem dos abertos e dos fechados..Já nessa altura iam lotados de passageiros, porém nada comparados aos veiculos modernos, que apesar da alta tecnologia, agora não circulam com seu potencial, devido ao caótico transito desta São Paulo enlouquecida..
abços saudosos de um tempo que não volta mais....
Cara amiga Cristina Fonseca!
ResponderExcluirNa contemporaneidade ficaram somente as reminiscências deste meio de transporte que deixou marcas indelévies na capital paulista...
Caloroso abraço! Saudações saudosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Didema-SP
Como sabe, S. Paulo tem mais habitantes Portugal ! Calculo o caos que isso origina nos transportes ! :)))
ResponderExcluirEm Lisboa, já se está a pensar no pagamento de uma "portagem" de entrada de carros na cidade ! Os lugares para estacionamento são escassos !
No Porto, acabaram praticamente com os transportes "eléctricos" desse tipo (bondes), dentro da cidade e para a periferia (há cerca de 20 anos) e hoje estão a voltar a criar novas "linhas" dentro da cidade, para já, com uma finalidade turística, mas com tendência para aumentar (em nº de kms) !
Abraço e um olá para a Cristina ! :)))
.
Caro amigo Rui da Bica!
ResponderExcluirNa cidade de São Paulo já foi implantado o sistema de rodízio de veículos. Cada dia da semana conforme o final de placas os veículos ficam proibidos de trafegarem no centro ampliado da cidade das 7 às 10 e das 17 às 20 horas. A medida é paliativa. Também está em estudos a implantação do pedágio urbano...
Caloroso abraço! Saudações viárias!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Caro Prof. João Paulo de Oliveira,
ResponderExcluirO meu avô materno, o tipo mais porreiro que conheci, era condutor de eléctricos (o equivalente ao bonde) em Coimbra.
Qual não foi o meu espanto quando, há cerca de cinco anos, foi inaugurado um enorme centro comercial em Coimbra e, no tecto, do último andar, estava uma fotografia ampliada do meu avô, em frente ao eléctrico que conduzia.
Soube depois que a fotografia fazia parte do acervo de um fotógrafo muito conhecido na cidade (o "Formidável") e que fazia parte de um livro (era a capa) e de uma exposição em honra do mesmo.
Ainda hoje, ao escrever isto, sinto um aperto na garganta e no peito.
Aquele abraço e votos de bom fim de semana!!
Caro amigo Pedro Coimbra!
ResponderExcluirNo ano passado você indicou um vídeo onde aparecia seu saudoso avô materno conduzindo um bonde!
Quem me dera ter um exemplar deste livro memorialista!
Caloroso abraço! Saudações memorialistas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Bom dia!
ResponderExcluirAqui em sampa deveria ter uma linha de bonde tal qual existe em Lisboa, para mostrar alguns pontos turisticos da cidade. Infelzmente acabaram com todos. Até os monumentos históricos estão em estado de degradação. Lamentável.
Obrigada pelo abraço. meu novo amigo e mestre, Rui da Bica. Outro para você...
http://www.estacoesferroviarias.com.br/bondes_sp/bondessp.htm
ResponderExcluirEstimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
Eu não me poderei pronunciar sobre tal meio de trsnsporte visto os não haver em Évora nem em Macau, porém, nas minhas frequentes idas a Hong Kong aprecie e de que maneira fazer viagens naqueles bondes.
Abraço amigo
http://www.wernervana.com/Hbd3.html
ResponderExcluirDá para ser uma ideia sobre a história dos bondes em S. Paulo
Caro amigo António Cambeta!
ResponderExcluirGrato pelo envio do endereço eletrônico!
Caloroso abraço! Saudações ferroviárias!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP