CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
O Todesca está na janela apreciando a paisagem...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirBelo passeio e óptima condução, não uso o metro mas lá estava a estação da Luz à sua espera.
O Bairro do retiro é um dos bairros mais emblemáticos de S. Paulo e é bom saber-se a sua história.
Um dos bairros mais tradicionais da capital paulista, o Bom Retiro reúne verdadeiros marcos da história de São Paulo. Além de ser um dos centros de compras mais conhecidos da cidade, o distrito é sinônimo de cultura e entretenimento, além de possuir um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) comparável ao de países europeus, de acordo com dados do PNUD.
A história do Bom Retiro começa no século XIX, com a formação do bairro, composto por chácaras e sítios que, na época, eram usados como retiros de fim de semana pela população mais abastada da cidade, daí o nome Bom Retiro. Com o passar do tempo, o bairro foi crescendo e se desenvolvendo, recebeu investimentos e grandes obras de infraestrutura, como linhas de trem e metrô. Hoje, o Bom Retiro é um bairro moderno, localizado no coração de São Paulo, que atrai visitantes tanto pela sua importância histórica, quando potencial de consumo.
A mobilidade é um dos pontos fortes do bairro, uma vez que a região é atendida por duas estações de metrô (Tiradentes e Armênia), além das linhas 7, 10 e 11 da CPTM. Futuramente, a região do Bom Retiro também receberá a Linha 4 (Amarela) do metrô de São Paulo. Avenidas importantes também cortam o bairro, como Tiradentes que dá acesso ao Centro, e a Cruzeiro do Sul, que leva à Marginal Tietê.
Em termos de comércio, o Bom Retiro é um capítulo à parte. Se você vai casar, procure a Rua São Caetano, que fica bem próxima ao bairro. Se você precisa renovar seu guarda-roupa, procure a famosa Rua José Paulino. Mas, se você precisa apenas do tecido, o lugar certo é a Rua da Graça. Essas são as ruas mais famosas do Bom Retiro. Aqui são movimentados cerca de 2 bilhões de reais por ano.
Falando em qualidade de vida, o Bom Retiro possui um IDH considerado “muito alto” e comparável ao de países europeus, como Dinamarca e Bélgica, de acordo com o *PNUD. Quem visita e mora no bairro não pode deixar de visitar o Parque da Luz, um dos mais antigos da cidade – um espaço com mais de 113 mil m2 de pura natureza no centro de São Paulo. A região vem recebendo policiamento reforçado e faz parte de um grande projeto de revitalização do centro de São Paulo promovido pela prefeitura da cidade.
O Bom Retiro ainda concentra importantes marcos históricos da cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Museu da Língua Portuguesa, a Sala São Paulo e o Museu de Arte Sacra. Cultura e arte são pontos fortes do lugar. O bairro também se torna mais cosmopolita quando olhamos para suas igrejas, como a Congregação Cristã do Brasil, a Congregação Israelita Ortodoxa, a Igreja Missionária Oriental, a Igreja Evangélica da Assembleia de Deus e a Igreja Presbiteriana da Paz.
Apreciei e de que maneira as fotos que postou e admirado fiquei ao ver que conduz maravilhosamente, ao contrário de mim que nem carro possou.
öptimos passeios são meus sinceros votos e as melhoras a seu amado Tio João.
Pelas imagens, parece-me que terá sido uma tarde bem divertida, caro Prof. João Paulo de Oliveira.
ResponderExcluirAquele abraço
Estimado amigo António Cambeta!
ResponderExcluirO bairro paulistano do Bom Retiro foi retratado muito bem pelo sempre atento Detetive Pardal! Até pouco tempo atrás era considerado um bairro predominantemente judeu, atualmente os coreanos também fixaram residência e comércio lá...
Agradeço os votos de melhoras para o meu amado tio João!
Caloroso abraço! Saudações paulistanas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Caro amigo Pedro Coimbra!
ResponderExcluirAquela tarde de domingo foi muito agradável!
Caloroso abraço! Saudações bomretiroaianas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP