O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Continuo a espera de Godot...

Continuo a espera de Godot...
Saudações dionísicas.

Saudações leitoras.

Saudações leitoras.

Seguidores

domingo, 14 de outubro de 2012

"Dios se lo pague" película argentina de 1948


Caros confrades passageiros!
Ontem, meu estimado amigo Rui da Bica, que mantém um imperdível blog, predominantemente de enigmas, http://coisas-da-fonte.blogspot.com.br/ lembrou da película argentina "Dios se lo pague" no comentário que deixou no livro de bordo deste vagão do Expresso do Oriente!
Como hoje é domingo, o Detetive Pardal resolveu passar o dia no luxuoso hotel Emiliano, que fica lá na requintada rua paulistana Oscar Freire nº 384, tendo como acompanhante sua companheira de viagem, a diva oriental Wai Com Kam. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, tem uma prima, a  Dolores Gutierrez, que é camareira neste luxuoso hotel, que lhe contou que o Detetive Pardal colocou o aviso de "Não Perturbe" na porta da suíte presidencial que está hospedado...  Por este motivo tive que fazer a pesquisa sobre a película,  tendo como fonte:
A película argentina, “Dios se lo pague” aqui intitulada “Deus lhe pague”, dirigida pelo cineasta Luis César Armadori , em 1948, é uma transcrição da homônima peça teatral do autor brasileiro Joracy Camargo. Teve a participação dos atores: Arturo de Córdova, Zully Moreno, Florindo Ferrario, Enrique Chaico, Federico Mansilla, Zoe Ducós, José Cornellas, Deneb Renshaw e Mariela Reyes.
Sinopse: O operário Juca foi enganado por seu patrão, que lhe roubou os planos de um invento. Por causa disso, a mulher de Juca se suicida. Amargurado com a dor da perda planeja uma vingança. Disfarça-se de mendigo e com o passar do tempo  tornar-se milionário. Então começa a levar a vida dupla de mendigo e milionário. No momento da vingança, fica num dilema: cumprir a vingança ou ficar com a mulher que agora ama.
LUZES!!!!!!!!!!!!!!!! CÂMERAS!!!!!!!!!! AÇÃO!!!!!!!!!!!!


6 comentários:

  1. Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo

    Estava muito bem instalado o Inspector Pardal, na luxuosa suite presidencial do hotel Emiliano, e tendo colocado o aviso na porta "Não Perturbe" quando ouviu um som estranho, foi ver, era a camareira Dolores Gutierrez, prima da Lambiagoia, que deseja espreitar pelo buraco da fechadura, mas como o aviso tinha um sistema se segurança especial, a camareira so colocar o olho no buraco sofreu um forte embate na face que a fez projectar de encontro a parede, tendo sofrido um traumatismo craneao, sendo prontamente levada para o hospital Alvorada Santo Amaro, onde foi operada, e se encontra internada, sendo o seu estado de saúde bastate grave.
    O Inspector Pardal e sua diva resolveram ir almoçar ao Restaurante festiva, sito no luxuoso hotel galaxy na Taipa - Macau e de S. paulo sairam em sejacto privativo rumo à China.
    Durante a vigem ficou a saber que o filme Dios Se Lo Pague de 1947, em 1998 passou sendo Telenovela da Colombia.
    O famoso cantor Chico Duarte tem uma canção com o mesmo nome

    Por esse pão pra comer, por esse chão pra dormir
    A certidão pra nascer, e a concessão pra sorrir
    Por me deixar respirar, por me deixar existir
    Deus lhe pague

    Pelo prazer de chorar e pelo "estamos aí"
    Pela piada no bar e o futebol pra aplaudir
    Um crime pra comentar e um samba pra distrair
    Deus lhe pague

    Por essa praia, essa saia, pelas mulheres daqui
    O amor malfeito depressa, fazer a barba e partir
    Pelo domingo que é lindo, novela, missa e gibi
    Deus lhe pague

    Pela cachaça de graça que a gente tem que engolir
    Pela fumaça, desgraça, que a gente tem que tossir
    Pelos andaimes, pingentes, que a gente tem que cair
    Deus lhe pague

    Por mais um dia, agonia, pra suportar e assistir
    Pelo rangido dos dentes, pela cidade a zunir
    E pelo grito demente que nos ajuda a fugir
    Deus lhe pague

    Pela mulher carpideira pra nos louvar e cuspir
    E pelas moscas-bicheiras a nos beijar e cobrir
    E pela paz derradeira que enfim vai nos redimir
    Deus lhe pague.

    A Lambisgoia assim que soube que sua prima estava em estado de coma e internada no Hospital Alvorada Santo Amaro, tentou junto da gerência do hotel saber sobre o Inspector Pardal, mas nada conseguiu saber, e aborrecida pelo facto seguiu para Rua Estados Unidos da America 1071, onde está instalado o Consulado da RPChina desejando falar como consul sobre o Detective Pardal, mas não conseguiu ser atendida ido sim para a Paróquia Nossa Senhora do Brasil, onde tem um acólito amigo que na horas menos boas lhe costuma fazer companhia, e sempre lhe diz, após o serviço feito, Dios Se Lo Pague.
    Abraço amigo

    ResponderExcluir
  2. Dios se lo pague, João Paulo ! eheheh
    Deu para recordar, mesmo sem legendas (o espanhol vai-se entendendo razoavelmente ). :))
    É curioso como o "saber pedir", usar as "palavras certas", tem tanto de psicologia ! eheheh

    Abraço !:))
    .

    ResponderExcluir
  3. Estimado amigo António Cambeta!
    O Detetive Pardal está sempre pronto para novas investigações!
    Também aprecio esta canção de autoria do Chio Buarque!
    O Max disse-me que a lambisgoia da Agrado pretende passar uma temporada em Macau...
    Caloroso abraço! Saudações investigativas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  4. Estimado amigo Rui da Bica!
    Quis fazer-lhe esta surpresa, porque também recordo com nitidez de cenas de películas que assisti no meu tempo de pequenino!
    Caloroso abraço! Saudações cinéfilas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  5. Confesso que desconhecia por completo.
    Aquele abraço e votos de boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo Pedro Coimbra!
    Também não conhecia esta película. Fui pesquisar depois do comentário que o Rui da Bica fez aqui na publicação anterior!
    Caloroso abraço! Saudações cinéfilas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir