Caros confrades/passageiros!
A Cinemateca Brasileira iniciou o mês de fevereiro com uma programação para aqueles cinéfilos que apreciam sobremaneira ficar com palpitações exacerbadas no escurinho do cinema!
Confiram a programação no endereço eletrônico apontado a seguir:
http://www.cinemateca.gov.br/programacao.php?id=288
PS - Hoje é um dia que traz reminiscências funestas aos paulistanos, porque neste fatídicio dia do ano de 1974 o Edifício Joelma foi envolvido pelo fogo que causou a morte de 191 pessoas.
Nesta Mostra do Horror no Cinema Brasileiro a Cinemateca apresenta a película "Joelma 23º andar"...
Encontrei no Youtube esta película na íntegra!
LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!
Também encontrei na íntegra no Youtube a película "A Mulher do Desejo", que também faz parte da Programação da Cinemateca Brasileira!
LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!
Infelizmente não encontrei no Youtube a película "Veneno" de 1952.
Caro Prof João Paulo, isto é mesmo terror e horror !!!...
ResponderExcluirEsse terrível incêndio, pouco tempo anterior à nossa Revolução, deve ter sido horrível e foi muito bem passado para o cinema !
Quanto ao outro, aborda uma questão em que não sou muito crente (a dos espíritos) e é igualmente horrorosa ! :((
Filmes muito adequados a passar em cinemateca!
Abraço ! :))
.
Caro amigo Rui da Bica!
ResponderExcluirTambém não creio em espíritos.
Caloroso abraço! Saudações racionais!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Casto compadramigo
ResponderExcluirTou de volta. Foram tempos muito difíceis desde Maio 2012 até há dez dias. Claro que tinha de vir aqui, só para saber de combóios, pois amanhã a Raquel e eu vamos num Alfa Pendular até Coimbra onde passamos o fim-de-semana com um casal Amicícssimérrimo.
À volta éke vão ser eles. Na senda-feira tenho consulta na psiquiatra e, espero-o e desejo-o, estarei em forca, com ç por estas bandas
Bjs às mininas e um abrç para tu
Henriquinho
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirQuanto aos espiritos tenho uma outra versão sobre eles,só que os não viu é que não crê que os haja, mas´mesmo assim como dizia S.Tomé, ver para crer.
Quantos aos filmes em questão, o Pardal quando regressar a casa irá ver e saber algo mais sobre eles.
Abraço amigo
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirNão encontrei o filme no Youtube, existem outros filmes com veneno mas não este, porém descobri o enredo do mesmo.
Hugo é funcionário de uma indústria de vidros, que ama apaixonadamente sua esposa Gina. Ela, ao contrário, demonstra completa indiferença por ele, que vai ficando obcecado pela idéia de que sua esposa o odeia. Tem horríveis pesadelos durante os quais se vê matando Gina. Cada sonho termina sempre com um implacável delegado de polícia que o interroga. Hugo passa a confundir sonho e realidade depois que é procurado pelo mesmo delegado de polícia do sonho, que vem indagar se sua casa não foi assaltada. Envolve-se progressivamente neste vórtice que o leva a envenenar Gina, cometendo um crime quase perfeito...
Abraço amigo
Sobre a Mulher do desejo, e que não as desejará, e Marcelo Carrard nos diz que é
ResponderExcluirum filme de forte acento gótico ambientado em Ouro Preto, Minas Gerais. Assim pode ser brevemente definido o belo filme de Carlos Hugo Christensen, protagonizado por José Mayer e Vera Fajardo. A estrutura do roteiro lembra a de várias narrativas góticas. Um casal herda uma casa, além da fortuna do tio do marido, com a condição de que devem viver na mansão. Aos poucos o marido passa a adquirir os traços da personalidade do parente morto, ao mesmo tempo em que descobre que sua mulher é idêntica a uma antiga paixão não correspondida do tio, que cometeu suicídio.
Além da figura de um sinistro mordomo, o filme ainda apresenta atmosferas sombrias que reforçam a presença sobrenatural do morto e a ação dessa força sobre a própria casa. O filme reporta-se à trama de Drácula, e também apresenta belas cenas de sexo, fotografadas com requinte, mostrando os amantes suspensos por seu desejo e a presença cada vez maior do espírito se apossando do corpo jovem do sobrinho, para poder consumar a paixão platônica da juventude, tragicamente interrompida.
José Mayer interpreta os dois papéis. A orquídea que parece eternamente bela e viva representa a força da obsessão do tio e a representação do amor eterno que rompe os limites da morte. Sem grandes efeitos, o filme consegue manter a atenção do espectador presa até o final, mesmo com a trama cada vez mais encapsulada dentro da velha e sombria casa.
A sequência em que o padre é violentamente agredido pelo possesso personagem de Mayer é de grande força. Com poucos personagens e um único cenário principal, o filme se mantém firme graças à direção precisa de Christensen e ao casal de protagonistas.
Um filme clássico, tanto do ponto de vista formal, quanto em sua leitura do universo gótico. A sequência na qual a casa parece criar vida é muito criativa e eficiente e reforça uma ameaçadora frase do sinistro mordomo, que diz que uma casa “aceita” ou não seus donos.
Marcelo Carrard
Abraço amigo, saudações pardalescas
Baseado em Somos Seis, obra psicografada pelo médium Chico Xavier, Joelma 23º. Andar foi o primeiro filme brasileiro com temática espírita e o único que retratou o trágico incêndio do edifício Joelma que deixou 179 mortos e mais de 300 feridos. A jovem Lucimar (Beth Goulart) e seu irmão Alfredo trabalham num dos escritórios do edifício Joelma, em São Paulo. No incêndio do Joelma, Lucimar morre e Alfredo escapa com vida. Dona Lucinda, a mãe de Lucimar, entra em depressão com a morte da filha. Aconselhada por amigos, ela procura o médium Chico Xavier, em busca de uma mensagem do outro mundo.
ResponderExcluirAbraço amigo
Caro amigo Henrique Antunes Ferreira!
ResponderExcluirFolgo saber que está em franco restabelecimento e mais ainda que embarcou neste vagão do Expresso do Oriente!
A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, ficará saltitante quando souber que tornou-se novamente passageiro habitual deste vagão do Expresso do Oriente!
Embarque sempre vigoroso e garboso!
Caloroso abraço! Saudações jubilosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Caro amigo António Cambeta!
ResponderExcluirNão me canso de agradecer os valiosíssimos préstimos do Detetive Pardal que sempre nos brinda com relatórios investigativos impecáveis!
Caloroso abraço! Saudações misteriosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
PS - Fiquei 27 horas sem conexão com o mundo virtual por conta de uma tempestade de verão...