LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!
CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
O Todesca está na janela apreciando a paisagem...
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Pintura de estilo muito especial e rara, mas com evidente influência dos grandes pintores de Espanha. Na verdade ele, quase só nasceu em Cuba, filho de pais espanhóis (pai militar espanhol destacado em Cuba ao seu nascimento). Regressou a Espanha com 7 anos apenas e aí desenvolveu todos os seus estudos e arte !
ResponderExcluirCurioso o uso de tons azuis na sua pintura (quase toda de mulheres) que o levaram a ser denominado, "Beltrán Azul".
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Caro amigo Rui da Bica!
ResponderExcluirSempre me encanto com as telas do Beltrán!
Caloroso abraço! Saudações beltranianas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirConheci alguns quadros deste grande mestre da pintura, quando em Évora foram exibidos seus quadros.
Federico Armando Beltrán Masse (1885-1949) foi um pintor espanhol que nasceu em Guaira de la Melena, Cuba.
Beltrán-Mass era conhecido como um mestre da cor e do retrato psicológico, assim como um pintor de imagens sedutoras das mulheres. Nascido em Cuba, onde a família de sua mãe viveu por quase dois séculos, sua família retornou à Espanha para viver em Barcelona, quando ele tinha sete anos de idade - herança espanhola do pintor iria influenciar profundamente sua obra. Suas pinturas são ricas em referências musicais e poéticas influenciados por "mitologia grega, mistérios órficos e fantasias da Ásia, onde somos levados por Gustave Moreau" comentou Louis Vauxcelles.
Uma guitarra era recorrentemente usada em muitos dos seus quadros, enquanto o seu interesse em dança contemporânea levou à sua concepção do cenário e figurino cigana para um desempenho 1929 pela então célebre dançarina Antonia Mercé "La Argentina" (cujo retrato pintou).
O Ballets Russes dançarina Alicia Nikitina pintado por Masse Federico Beltrán, por volta de 1929 Simbolismo e manifesto "Antigos" em pinturas como Lackmy e de Canción Bilitis, enquanto suas pinturas escuras de mulheres erotizada, languidamente colocados em fantásticas configurações noturnas colocá-lo além de contemporâneos tendências artísticas. Seu retrato 1915 de uma condessa espanhola, nua, mas para uma mantilha branca, sentado entre dois companheiros totalmente vestido (La Maja Marquesa), foi publicamente denunciado e teve que ser renomeado. Este movimento decidiu Beltrán ir para Paris, onde passou 30 anos. Antes de sua partida uma exposição individual de seu trabalho em Madri, em 1916, recebeu o prêmio de uma visita do rei espanhol, Alfonso XIII; este foi seguido por mais sucessos no XII Bienal de Veneza de 1920, onde um pavilhão inteiro foi dedicado ao seu trabalho, e várias grandes exposições em Paris, Nova York, Palm Beach e Londres recebeu críticas entusiasmadas.
Tal era a sua fama que, em 1926, Martha Graham intitulado uma dança em sua primeira performance pública em Nova Iorque Retrato - Beltrán-Masse, em 1929, o afastamento temporário de uma exposição de Londres de dois quadros particularmente explícitas foram censurados, porém teve uma assistência de mais de 17.000 visitantes em apenas três semanas. Assuntos Beltrán retrato incluído reis e príncipes, estrelas de Hollywood e líderes da alta sociedade em ambos os lados do Atlântico, enquanto ele era particularmente procurado por mulheres que descaradamente rejeitando convenções e cujas vidas tinham, por vezes, escandalizado o público.
Abraço amigo saudações picassianas
Caro amigo António Cambeta!
ResponderExcluirO nobilíssimo Beltrán nos legou obras de arte que nos deixam encantados, porque sempre que a revemos temos outros viéses!
Grato pelo relato pormenorizado a respeito deste notável pintor!
Caloroso abraço! Saudações federicoianas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP