Caros confrades/passageiros!
Encontrei a preciosíssima película alemã de 1912 "In Nacht und Eis" aqui intitulada "Na Noite e no Gelo", que foi a primeira versão, para a Fascinante Arte das Imagens em Movimento, do naufrágio do navio Titanic!
Até o ano de 1998 esta película era considerada perdida, mas foi encontrada no acervo de um colecionador!
Daqui a pouco o sempre atuante Detetive Pardal brindar-nos-á com um relato pormenorizado a respeito desta imperdível película!
Peço minhas escusas ao meu amigo Pedro Coimbra, que não aprecia películas do tempo eram silenciosas.
Preparem para "voltar no tempo", mais precisamente no já longínquo ano de 1912!
LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirO Inspector Pardal que esteve lidado às lides marítimas durante muitos anos é um apaixonado pelas causas marítimas.
O primeiro filme sobre o naufágio do Titanic, sob o título SALVA DO TITANIC,cujas gravações começaram poucos dias após a tragédia e duraram apenas uma semana, o filme estreou-se a 14 de maio de 1912, apenas 29 dias depois do naufágio.
O Inspector Pardal é possuidor de vãrios livros sobre o Titanic e igualmente tem uma réplica desse que foi, para a época, o maior navio do mundo.
O filme Na Noite e no Gelo foi o segundo filme a ser realizado sobre o Titanic.
In Nacht und Eis (tradução literal em português: Na Noite e no Gelo) é um filme alemão de 1912, dirigido por Mime Misu, sobre o naufrágio do Titanic. As filmagens começaram durante o Verão de 1912 e estreou no Inverno do mesmo ano. Os efeitos especiais são primitivos comparados aos filmes de hoje, mas eram bastante impressionantes para a altura em que foi realizado. No filme, um pequeno Titanic de brinquedo bate contra um bloco de gelo num pequeno lago e afunda. A produção contém alguma ficção à volta do naufrágio, como fogo saindo das chaminés, passageiros cantando hinos e caldeiras explodindo devido à pressão.
Foi produzido pelos Estúdios Continental Films, de Berlim e, apesar de maior parte do filme ter sido filmado em estúdios e terrenos existentes nas traseiras do edifício de estúdios, alguma parte foi gravada em Hamburgo e outra foi possívelmente gravada a bordo do paquete alemão Kaiserin Auguste Victoria. O Departamento de Bombeiros de Berlim forneceu água para as cenas do naufrágio. Com uma duração de 35 minutos, In Nacht und Eis era três vezes mais longo do que a maior parte dos filmes de 1912.
Por volta de 1914, o filme foi considerado perdido para todo o sempre, como muitos filmes mudos daquela altura. Então, em 1998, um colecionador alemão apercebeu-se de que o filme se encontrava na sua coleção privada. Várias cenas podem ser vistas no documentário Beyond Titanic
Em meados de 1914 o filme desapareceu, foi pensado que se havia perdido para sempre. Então em 1998, um colecionador alemão de filmes, realizou um leilão confidencial de sua coleção particular; para a surpresa geral, havia um exemplar desse filme. Algumas cenas podem ser vistas no documentário Beyond Titanic, exibido pelo Canal Discovery Channel.
Abraço amigo, saudações nautícas
Realmente, cinema mudo, não faz mesmo o meu género Amigo João Paulo de Oliveira :(
ResponderExcluirGrande abraço!!
Um "documento" valiosíssimo para a história do cinema e não só !
ResponderExcluirHoje em dia fazer um filme, seja ele de que tipo for, torna-se mais ou menos corriqueiro, tal a disponibilidade de meios que nos transmitem a ilusão disto ou daquilo, como sendo real !
Naquele tempo isso não existiria. Imagino as dificuldade passadas por todos aqueles técnicos das filmagens para nos transmitir essas realidades sem outros meios auxiliares !
Abraço !
.
Caro amigo António Cambeta!
ResponderExcluirQuando estava preparando esta publicação sabia que a apreciaria por conta do seu fascínio pelo navio Titanic!
Agradeço sua preciosa colaboração!
Caloroso abraço! Saudações titanicianas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Caro amigo Pedro Coimbra!
ResponderExcluirMesmo sabendo que não aprecia filme silencioso agradeço sua gentileza em deixar comentário no livro de bordo deste vagão do Expresso do Oriente, que tem a prerrogativa de tê-lo como passageiro assíduo!
Caloroso abraço! Saudações navegantes!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Caro amigo Rui da Bica!
ResponderExcluirEstou de pleno acordo com seu pertinente comentário!
Caloroso abraço! Saudações cinematográficas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP