Caros confrades/passageiros!
Encontrei a preciosa película silenciosa brasileira, Sangue Mineiro, que o nobilíssimo cineasta Humberto Mauro nos brindou em 1929!
Logo mais, ao embarcar neste vagão do Expresso do Oriente, o Detetive pardal, brindar-nos-á com a resenha desta película!
LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!
Se é "Sangue Mineiro" e cinema "mudo", ´certamente que foi pena ter-se perdido o melhor daquele povo !
ResponderExcluirA sua maneira de falar única e muito curiosa (não sei se pode ser considerado, dialecto mineiro ? ).
Lembro-me de assistir por cá a telenovelas brasileiras e deliciar-me com certos ditos e maneiras de falar daquela gente, absolutamente imperdíveis ! rsrs
Abraço ! :))
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Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo
ResponderExcluirO Inspector Sparrow investigou e encontrou imensas informações sobre este belo filme como a seguir se verá
“Sangue Mineiro” é um dos filmes mais importantes produzidos durante a era do cinema mudo no Brasil. Dirigido por Humberto Mauro e fotografado por Edgar Brazil [o fotógrafo do inacreditável “Limite”], “Sangue Mineiro” é estrelado por Carmen Santos, Maury Bueno, Nita Ney, Máximo Serrano e outros. A trama gira em torno do olhar romântico e das desventuras amorosas de quatro jovens, em especial nas de Carmen, interpretada com sutileza e emoção pela então estrela Carmen Santos.
Em Sangue Mineiro Humberto Mauro narra a história de Carmen, uma jovem que se apaixona por Roberto, mas tem o amor roubado pela irmã que volta de um período de estudos. Desiludida, Carmen tenta o suicídio atirando-se em uma lagoa, porém é salva por Max e Cristovam, dois rapazes que vivem na chácara do Acaba-Mundo. Carmen acaba morando na chácara junto de Dona Martha, Max, Cristovam e Tufy.
O industrial Sampaio, pai adotivo de Carmen, fica muito preocupado com o sumiço da filha, assim como com o que isso causaria a sua reputação, e logo manda buscá-la; seu amigo Franco a encontra feliz em seu novo lar. Carmen começa a chamar a atenção de Cristovam e Max. Após algum tempo de convivência Cristovam começa a sentir atração por Carmen e acaba beijando-a a força enquanto Max e Tufy observam. Max ajuda Carmen e acaba brigando com Cristovam.
Neuza, irmã de Carmen, tenta buscá-la sem sucesso. Arrependido pela confusão que causou Roberto escreve uma carta para Sampaio e vai junto a Franco buscar Carmen. Eles conversam e acabam não se entendendo, Roberto também falha na missão de trazer Carmen de volta. Voltando para o Solar, Roberto bate o carro e se machuca gravemente.
Cristovam, muito arrependido, conversa com Carmen e pede perdão, os dois se beijam, quebrando o coração de Max. Roberto e Neuza ficam juntos; Cristovam e Carmen se casam, deixando a chácara e indo para a cidade.
Sangue Mineiro apresenta na conclusão de sua narrativa uma estrutura de filme americano clássico. Para alcançar a felicidade, os personagens têm que se redimir dos pecados cometidos. Roberto, apesar de não conseguir se entender com Carmen, paga de maneira física se machucando após o acidente de carro. Cabe ressaltar que Franco, que o acompanhava no carro, não sofreu nenhum arranhão. Cristovam, que havia estuprado Carmen, é apedrejado por Tufy e depois pede desculpas para Carmen, declarando seu amor. O fato de Carmen aceitar facilmente as desculpas de seu estuprador e futuro marido demonstra claramente a inconsistência narrativa presente em Sangue Mineiro.
Mauro e Edgar Brasil ainda não estavam no auge de suas carreiras quando fizeram Sangue Mineiro, porém já demonstram sinais de sua grande habilidade e no caso de Mauro, percebe-se grande evolução em relação à Braza Dormida. Apesar das falhas narrativas e de construção, Sangue Mineiro tem grande valor na produção nacional e principalmente dentro das carreiras de Mauro e Brasil.
*Felipe Abreu é graduando em Audiovisual pela Universidade de São Paulo (USP)
Muitos mais haveria para dizer, mas o Pardal ficou bastante informado sobrte este belo filme.
Abraço amigo saudações pardalescas
Caro amigo Rui da Bica!
ResponderExcluirRealmente o modo de falar dos mineiros é bem peculiar!
Caloroso abraço! Saudações amineiradas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Caro amigo António Cambeta!
ResponderExcluirSabia que podia contar com os costumeiros e valiosos préstimos do Detetive Pardal, que sempre torna as publicações deste vagão do Expresso do Oriente palpitantes!
Caloroso abraço! Saudações mineiras!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Olá Meninooooooooooooooooooo.
ResponderExcluirQue saudades desse vagão.
Certa de que entrando nesse espaço sempre estou a poucos minutos de conhecer e me deliciar um pouco mais de História e por conseguinte saber um pouquinho mais,pois descobriu se que quando mais sabemos descobrimos o quanto somos leigos.
Mas você com seu carisma,dedicação,inteligência e competência traz sempre assuntos,livros e filmes que trazem sempre algo primoroso.E você se mostra um descobridor "dos sete mares"
Mineiros o povo que traz alegria a todos nós,seja com seu jeito de falar,de ser amável com todos que o cercam,isso sem falar da comida deliciosa dos mineiros,que é uma das minhas preferidas.
Suas apreciações já se mostraram riquíssimas e as contribuições aqui expostas fecharam com chave de ouro.Parabéns.
Cara confrade Ana Célia de Freitas!
ResponderExcluirQue bom vê-la embarcar neste vagão do Expresso do Oriente!
Agradeço as gentis palavras!
Embarque sempre!
Caloroso abraço! Saudações aprendizes!
Até brve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Nunca fui amante do que é designado por cinema mudo, caro Prof. João Paulo de Oliveira :((
ResponderExcluirAquele abraço e votos de boa semana!
Caro amigo Pedro Coimbra!
ResponderExcluirAgradeço e retribuo os auspíciosos votos!
Caloroso abraço! Saudações vigorosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP