CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
O Todesca está na janela apreciando a paisagem...
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
Dia de Finados
Caros(as) confrades!
O dia em curso é de muitas reminiscências, porque o dedicamos àqueles que deixaram de existir... Os despojos mortais da maioria dos meus saudosos entes queridos jazem no silêncio sepulcural de jazigos do Sepulcrário da Vila Euclides, que fica em São Bernardo do Campo-SP.
Embora já tenha apresentado neste vagão do Expresso do Oriente o vídeo que veio à luz graças aos valiosos préstimos do meu estimado confrade, o artista plástico e odontólogo Hélio Rubiales, que o fez com as fotografias que lhe enviei, considerei de bom alvitre apresentá-lo novamente...
Desde meu tempo de infante visito o Sepulcrário da Vila Euclides... Ontem estive lá para pagar a valorosa Iris, que cuida da manutenção do jazigo da minha família (a fotografia dela em ação é a antepenúltima publicada) e também para colocar flores para deixá-lo bem vistoso para o Dia de Finados!!! Daqui a pouco voltarei ao "campo santo", como dizia minha adorada e saudosa mãe... Certamente encontrarei parentes que quase sempre revejo somente nestas ocasiões.
No meu viés o que fica são as lembranças daqueles que deixaram de existir. Isto posto, como me considero memorialista, cultuo sobremaneira a memória de saudosos entes queridos que, nunca, jamais, em tempo algum, verei... Apesar da minha incredulidade, faço fantasias que eles estão no Olimpo flanando eternamente (que tédio) pelas frondosas alamedas olimpianas e quem sabe já encontraram a minha amada imortal, a inigualável atriz Gene Tierney!!!!!
Tenho a fantasia de quando deixar de existir verei radiante de braços abertos, minha amada imortal, que dirá:
- Venha, João Paulo, venha!!!!!!!
Irei em estado de júbilo para servir-lhe uvas e vinhos, bem com atender todos os seus divinais desejos por toda a eternidade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Max!!!!!!!!!! Traga meus sais centuplicado!!!!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirSim, hoje é dia de Finados, as pessoas, tal como meu Estimado Confrade, vão aos cemitérios visitar as capas de seus antepassados.
Eu nunca fui nem vou e por vários motivos. Um deles é que meus antepassaods estão sepultados em Portugal, segundo porque quando era jovem e ba companhia de minha extremosa mãe, fomos visitar a campa de meu avô matyerno, no Alandroal, e o coveiro, se foi embora fecando o portão de saída, já era noite quando demos com uma saída pela sacristia, mas lá estava um cadaver em cima de uma pedra marmore e isso me marcou para sempre.
Minha esposa foi à missa, e eu lhe pedi para colocar uma vela no altar de Nossa Senhora.
Eu o admiro imenso pela sua postura e pelo amor que revela pelos seus antepassados.
Eu jamais quero ir parar a um cemitério, seguirei os usos e costumes budistas tailandeses, quero ser cremado.
Uma vez mais o meu obrigado pelo video apresentado, e fique ciente que quando chegar a sua vez, lá estará a sua amada Gene Tierney, no reinos dos céus para o receber de braçoa abertos, só faço votos para essa data seja daqui a muitos e muitos anos.
Aqui em Macau esta data é celebrada somente pelos católicos visto que os chineses tem dois dias no ano para o mesmo efeito.
Abraço amigo
Estimado confrade e amigo António Cambeta!
ResponderExcluirAgradeço as gentis palavras que me dão alento para continuar a registrar meus viéses de vida neste vagão do Expresso do Oriente!
Caloroso abraço! Saudações memorialistas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
: )
ResponderExcluirTodos temos fantasias! : )
Cara confrade Catarina!
ResponderExcluirO que seria das nossas existências sem as fantasias?!...
Caloroso abraço! Saudações imaginativas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
A mesma data que é celebrada em Macau, Prof. João Paulo de Oliveira.
ResponderExcluirAquele abraço
Caro confrade Pedro Coimbra!
ResponderExcluirEstamos na mesma sintonia!!!
Caloroso abraço! Saudações vigorosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP