CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
O Todesca está na janela apreciando a paisagem...
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Considerações de um regente outonal
Caros(as) confrades!
Como é do conhecimento de vocês estou afastado dos cargos que ocupo em duas municipalidades, porque minha saúde está combalida... Este fato deixa-me muito desalentado e propenso a questionar o sentido da vida, bem com a sensação de inoperância por não estar mediando e facilitando o adentramento dos meus amados regidos no fascinante e interminável mundo do conhecimento... Meses atrás uma ex-regida, a valorosa Fernanda, escreveu no espaço cibernético do meu estimado confrade e amigo António Cambeta sobre suas impressões do tempo que fui seu regente!!! Ontem, para meu grande júbilo recebi uma correspondência cibernética, que a seguir transcrevo, de uma ex-regida, que relata que nunca me esqueceu, apesar de ter sido seu regente no ano de 1992!!! O que me deixou mais gratificado ainda é o fato de aquele ano ter sido o meu primeiro ano na regência e evidentemente estava muito apreensivo com meu desempenho, porque meu labor pedagógico, naquele primeiro ano, estava alicerçado somente nos livros didáticos e não tinha o viés interdisciplinar!!! Infelizmente não tenho nenhuma fotografia deste meu primeiro ano de regência...
Este relato, depois de tantos anos, deixou-me num estado de deleite inefável:
"Olá, como vai?
Há muito tento encontrar um professor que me deu aula na escola Pastor Jaconias Leite da Silva, no Perequê, cidade de Guarujá. Pesquisei no google o seu nome: João Paulo de Oliveira. Vi sua foto, mas fiquei em dúvida, mesmo assim, não desisti de procurar. Voltei novamente à sua imagem depois de muito tempo, e descobrir que talvez o senhor seja quem realmente estava procurando.
Meu nome é Nanci Teixeira e estudei na escola citada a cima quando tinha 10 anos de idade, o senhor foi meu professor (caso, seja o mesmo) e me deu um presente que guardo até hoje, é um livro cujo título é: Um Jeito de Viver.
Hoje tenho 29 anos e estou formada em turismo e hotelaria, não desisti dos estudos, em primeiro lugar por Deus, em segundo pela minha mãe e em terceiro por influência de mestres incríveis como o senhor, principalmente pelo senhor.
Por favor, entre em contato.
Estou no aguardo.
Um super beijo e obrigada"
Se minha combalida memória estiver correta a atuante cidadã Nanci Teixeira era uma aluna supimpa!!! Ela residia na Praia do Pernambuco e tinha uma mãe muito empenhada em acompanhar o seu desempenho escolar!!!
Estimada Nanci:
Certamente você é uma cidadã plena, cônscia dos seus direitos e deveres, bem como muito responsável em cumprir as atribuições atinentes ao seu ofício!!!
Que a deusa da Justiça e da Sabedoria a tenha como pupila sempre!!!
Caloroso abraço! Saudações pedagógicas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
PS - Já publiquei neste vagão do Expresso do Oriente uma das incontáveis aulas que ministrei, mas considerei de bom alvitre publicar novamente por conta da missiva cibernéticia que recebi da ex-regida Nanci Teixeira!!!
Aproveito o ensejo para dizer que me expresso neste espaço cibernético pautado pela lisura e transparência, bem como não tenho como premissa me exibir, mas sim deixar registrado meus viéses, porque a única certeza absoluta que tenho é que nada sei e enquanto viver estarei sôfrego para aprender a aprender cada vez mais!!!
PS II - Acabei de receber mais uma missiva cibernética da minha ex-regida, que a seguir transcrevo:
"nanci turismologa para mim
mostrar detalhes 19:49 (3 minutos atrás)
Olá professor, sua memória é realmente incrível, eu morava na Praia de Pernambuco nesta época, fico muito feliz em saber que o senhor é quem eu procurava.
Um super beijo, logo mais conhecerei seu blog.
Abraços..."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirHoje ao ler suas sempre deleitosas letras fiquei triste, triste por saber que a saúde não vai indo bem, deixou de trabalhar em dois locais, mas isso é menos, o essencial é ter a mente fria e lutar contra as adversidades.
Não pode enfraquecer, veja só suas antigas regentes que o adoram lhe escrevendo belas cartas, não as pode abandonar, cono tal siga com pensamentos positivos.
Se eu lhe fosse contar o que se passa com a minha pessoa em termos de saúde, não sei como reagiria.
Força e cá estou esperando suas sempre adoradas letras do vagão do Expresso do Oriente, eu e o Inspector Pardal.
Abraço amigo
Professor João Paulo.. Esse é o maior prêmio que um professor pode receber, pelo seu trabalho e dedicação. Compartilho de sua alegria ao ler essa mensagem de sua ex-aluna que, certamente, é uma garota de sorte, por ter estudado em sua classe.
ResponderExcluirQue ela seja sempre iluminada e guiada por caminhos do bem e da sabedoria.
Estimo suas melhoras, professor..
um grande abraço.
Estimado confrade e amigo António Cambeta!
ResponderExcluirSeu comentário deixou-me enternecido!
Caloroso abraço! Saudações vigorosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Cara confrade Cristina Fonseca!
ResponderExcluirSeu comentário deixou-me fortalecido!
Caloroso abraço! Saudações agradecidas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Prezadíssimo amigo e estimado mestre!
ResponderExcluirNão há nada mais gratificante do que a lembrança e o agradecimento de um aluno, que traz viva, na sua trajetória, a experiência escolar enriquecedora, que o preparou e deu rumo à sua existência.
Conhecendo seu amor e dedicação aos seus regidos, tenho certeza de que ficou exultante com a mensagem de sua aluna Nanci. Ela, assim com centenas de outras crianças, teve a bênção de contar com o seu talento e a sua maravilhosa verve, que devem tê-los encantando!
Espero que se recupere logo das dores que o afligem e possa voltar ao lugar em que floresce a informação e o conhecimento, com a sua inigualável pedagogia que a todos alimenta e faz crescer!
Parabéns!
Nivia
Caríssima amiga Nivia Andres!
ResponderExcluirEsta fantástica tecnologia cibernética ainda me encanta, porque me possibilitou receber uma missiva cibernética da minha ex-regida, a radiante Nanci Teixeira!!!!
Agradeço sobremaneira seu alentador comentário!!!
A Senhora é um ser vivente que me dá esperanças de dias melhores!!!
Caloroso abraço! Saudações esperançosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Para um professor esta será a maior vitória. É como dizer: trabalho bem feito!
ResponderExcluirAbraço
Cara confrade Catarina!
ResponderExcluirEstamos na mesma sintonia!
Caloroso abraço! Saudações pedagógicas!
Até breve...a
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP