O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Continuo a espera de Godot...

Continuo a espera de Godot...
Saudações dionísicas.

Saudações leitoras.

Saudações leitoras.

Seguidores

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Considerações de um regente outonal








Caros(as) confrades!
Como é do conhecimento de vocês estou afastado dos cargos que ocupo em duas municipalidades, porque minha saúde está combalida... Este fato deixa-me muito desalentado e propenso a questionar o sentido da vida, bem com a sensação de inoperância por não estar mediando e facilitando o adentramento dos meus amados regidos no fascinante e interminável mundo do conhecimento... Meses atrás uma ex-regida, a valorosa Fernanda, escreveu no espaço cibernético do meu estimado confrade e amigo António Cambeta sobre suas impressões do tempo que fui seu regente!!! Ontem, para meu grande júbilo recebi uma correspondência cibernética, que a seguir transcrevo, de uma ex-regida, que relata que nunca me esqueceu, apesar de ter sido seu regente no ano de 1992!!! O que me deixou mais gratificado ainda é o fato de aquele ano ter sido o meu primeiro ano na regência e evidentemente estava muito apreensivo com meu desempenho, porque meu labor pedagógico, naquele primeiro ano, estava alicerçado somente nos livros didáticos e não tinha o viés interdisciplinar!!! Infelizmente não tenho nenhuma fotografia deste meu primeiro ano de regência...
Este relato, depois de tantos anos, deixou-me num estado de deleite inefável:

"Olá, como vai?

Há muito tento encontrar um professor que me deu aula na escola Pastor Jaconias Leite da Silva, no Perequê, cidade de Guarujá. Pesquisei no google o seu nome: João Paulo de Oliveira. Vi sua foto, mas fiquei em dúvida, mesmo assim, não desisti de procurar. Voltei novamente à sua imagem depois de muito tempo, e descobrir que talvez o senhor seja quem realmente estava procurando.

Meu nome é Nanci Teixeira e estudei na escola citada a cima quando tinha 10 anos de idade, o senhor foi meu professor (caso, seja o mesmo) e me deu um presente que guardo até hoje, é um livro cujo título é: Um Jeito de Viver.

Hoje tenho 29 anos e estou formada em turismo e hotelaria, não desisti dos estudos, em primeiro lugar por Deus, em segundo pela minha mãe e em terceiro por influência de mestres incríveis como o senhor, principalmente pelo senhor.

Por favor, entre em contato.

Estou no aguardo.

Um super beijo e obrigada"

Se minha combalida memória estiver correta a atuante cidadã Nanci Teixeira era uma aluna supimpa!!! Ela residia na Praia do Pernambuco e tinha uma mãe muito empenhada em acompanhar o seu desempenho escolar!!!
Estimada Nanci:
Certamente você é uma cidadã plena, cônscia dos seus direitos e deveres, bem como muito responsável em cumprir as atribuições atinentes ao seu ofício!!!
Que a deusa da Justiça e da Sabedoria a tenha como pupila sempre!!!
Caloroso abraço! Saudações pedagógicas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP

PS - Já publiquei neste vagão do Expresso do Oriente uma das incontáveis aulas que ministrei, mas considerei de bom alvitre publicar novamente por conta da missiva cibernéticia que recebi da ex-regida Nanci Teixeira!!!
Aproveito o ensejo para dizer que me expresso neste espaço cibernético pautado pela lisura e transparência, bem como não tenho como premissa me exibir, mas sim deixar registrado meus viéses, porque a única certeza absoluta que tenho é que nada sei e enquanto viver estarei sôfrego para aprender a aprender cada vez mais!!!

PS II - Acabei de receber mais uma missiva cibernética da minha ex-regida, que a seguir transcrevo:
"nanci turismologa para mim

mostrar detalhes 19:49 (3 minutos atrás)

Olá professor, sua memória é realmente incrível, eu morava na Praia de Pernambuco nesta época, fico muito feliz em saber que o senhor é quem eu procurava.

Um super beijo, logo mais conhecerei seu blog.

Abraços..."

8 comentários:

  1. Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
    Hoje ao ler suas sempre deleitosas letras fiquei triste, triste por saber que a saúde não vai indo bem, deixou de trabalhar em dois locais, mas isso é menos, o essencial é ter a mente fria e lutar contra as adversidades.
    Não pode enfraquecer, veja só suas antigas regentes que o adoram lhe escrevendo belas cartas, não as pode abandonar, cono tal siga com pensamentos positivos.
    Se eu lhe fosse contar o que se passa com a minha pessoa em termos de saúde, não sei como reagiria.
    Força e cá estou esperando suas sempre adoradas letras do vagão do Expresso do Oriente, eu e o Inspector Pardal.
    Abraço amigo

    ResponderExcluir
  2. Professor João Paulo.. Esse é o maior prêmio que um professor pode receber, pelo seu trabalho e dedicação. Compartilho de sua alegria ao ler essa mensagem de sua ex-aluna que, certamente, é uma garota de sorte, por ter estudado em sua classe.
    Que ela seja sempre iluminada e guiada por caminhos do bem e da sabedoria.
    Estimo suas melhoras, professor..
    um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Estimado confrade e amigo António Cambeta!
    Seu comentário deixou-me enternecido!
    Caloroso abraço! Saudações vigorosas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  4. Cara confrade Cristina Fonseca!
    Seu comentário deixou-me fortalecido!
    Caloroso abraço! Saudações agradecidas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  5. Prezadíssimo amigo e estimado mestre!

    Não há nada mais gratificante do que a lembrança e o agradecimento de um aluno, que traz viva, na sua trajetória, a experiência escolar enriquecedora, que o preparou e deu rumo à sua existência.

    Conhecendo seu amor e dedicação aos seus regidos, tenho certeza de que ficou exultante com a mensagem de sua aluna Nanci. Ela, assim com centenas de outras crianças, teve a bênção de contar com o seu talento e a sua maravilhosa verve, que devem tê-los encantando!

    Espero que se recupere logo das dores que o afligem e possa voltar ao lugar em que floresce a informação e o conhecimento, com a sua inigualável pedagogia que a todos alimenta e faz crescer!

    Parabéns!

    Nivia

    ResponderExcluir
  6. Caríssima amiga Nivia Andres!
    Esta fantástica tecnologia cibernética ainda me encanta, porque me possibilitou receber uma missiva cibernética da minha ex-regida, a radiante Nanci Teixeira!!!!
    Agradeço sobremaneira seu alentador comentário!!!
    A Senhora é um ser vivente que me dá esperanças de dias melhores!!!
    Caloroso abraço! Saudações esperançosas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  7. Para um professor esta será a maior vitória. É como dizer: trabalho bem feito!
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Cara confrade Catarina!
    Estamos na mesma sintonia!
    Caloroso abraço! Saudações pedagógicas!
    Até breve...a
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir

Google+ Badge