O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Continuo a espera de Godot...

Continuo a espera de Godot...
Saudações dionísicas.

Saudações leitoras.

Saudações leitoras.

Seguidores

sábado, 4 de dezembro de 2010

Livro: OMO-OBA HISTÓRIAS DE PRINCESAS!!!









Caros(as) confrades!
Tenho a gratíssima satisfação de apresentar-lhes a minha queridíssima amiga, a Prof. Dr. Kiusam de Oliveira, que participou de um debate promovido pela UNESP, conforme descrito a seguir:


"Omo-Oba: Histórias de Princesas, Mazza Edições - Belo Horizonte/MG – 2009, livro de Kiusam de Oliveira, com ilustrações de Josias Marinho (recomendado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ), será o centro do debate e da intervenção artística com Amélia Cardoso, (voz) e Igor Seiji Moriya (violão), no próximo dia 30 de novembro, terça-feira às 18h30, promovido pelo CEDEM – Centro de Documentação e Memória da UNESP. A autora apresenta seis mitos africanos que mostram como princesas se tornaram, mais tarde, rainhas. Essas histórias vêm de fontes tradicionais conhecidas, contadas e recontadas pelo povo africano (iorubano), muito divulgado nas comunidades de tradição ketu e afro-brasileiras, os quais são poucos conhecidos pelo público em geral. Kiusam procura reforçar e fortalecer os diferentes modos da personalidade feminina, visando o empoderamento de meninas e mulheres em suas descobertas pessoais, buscas e o desenvolvimento da autoestima nas relações socioculturais.
Oiá e o búfalo interior; Oxum e seu mistério; Iemanjá e o poder da criação do mundo; Olocum e o segredo do fundo do oceano; Ajê Xalugá e o seu brilho intenso; Oduduá e a briga pelos sete anéis. São essas as histórias do livro que compõem o universo dos arquétipos femininos representados pelas protagonistas conhecidas como ORIXÁS (Ori = cabeça, Xá = senhor/protetor).
Expositora: Kiusam de Oliveira-Mestre em Psicologia e Doutora em Educação - USP
Pedagoga, Escritora, Contadora de Histórias, Bailarina e Professora da rede pública de ensino
Debatedores:
Radi Oliveira
Poetisa e Produtora Cultural
José Geraldo Neres
Escritor, Poeta, Roteirista, Dramaturgo e Produtor Cultural
Mediador:
Oscar D´Ambrósio
Mestre em Artes – UNESP/Campus São Paulo
Crítico de Arte, Escritor, Jornalista e Coordenador de Imprensa/Reitoria da UNESP
PARTICIPE E CONVIDE OS SEUS AMIGOS!
Inscrições gratuitas c/ Sandra Santos pelo e-mail: ssantos@cedem.unesp.br
Data e horário:
30 de novembro de 2010 (terça-feira) às 18h30
Local: CEDEM/UNESP - Centro de Documentação e Memória
Praça da Sé, 108 – 1º andar - metrô Sé - (11) 3105 - 9903 - www.cedem.unesp.br"
Fonte: convite recebido.


Considero-me um felizardo, porque tive a prerrogativa de comparecer ao debate e me encantar com a magnífica exposição da notável Prof. Dr. Kiusam de Oliveira, uma nobilíssima cidadã atuante, que nos dá esperança de dias melhores!!!!!...
Que a deusa da Justiça e da Sabedoria a tenha como pupila sempre!!!!!!...

PS - As fotografias abaixo eternizaram momentos deleitantes de 2006, quando meus amados regidos daquele ano tiveram a prerrogativa de ficarem encantados com a visita da Prof. Dr. Kiusam de Oliveira, que foi agradecê-los pelas missivas que eles lhe enviaram e aproveitamos para comemorar o natalício dela!!!!...


6 comentários:

  1. Caro amigo e professor..

    E mais entusiasmante é saber que a autora é professora da rede pública, com toda essa formação e bagagem cultural. O que nos indica que nem tudo está perdido no ensino público.
    Desejo sucesso a essa simpática e talentosa professora.
    bjinsss

    ResponderExcluir
  2. Cara confrade e amiga Cristina Fonseca!
    Tenho certeza que você ficará encantada quando conhecê-la em carne e osso!
    Caloroso abraço! Saudações esperançosas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  3. O maravilhoso Brasil, possue imensos talentos, e é sempre com imenso agrado, que tomo conhecimento dos novos enventos e do talentoso talento e esforço cultural, tal como a Exma. Prof. Dra. Kiusan de Oliveira, dando a conhecer, aos mais jovens, e nâo só, parte de uma cultura riquissima.
    Meus sinceros parabéns a Essa Excelente Dra. e ao meu Estimado Confrade os meus parabéns por poder assistir ao vivo a esse belo momento.
    Um abração amigo

    ResponderExcluir
  4. Caro confrade e amigo António!
    A notável Prof. Dr. Kiusam de Oliveira é minha conterrânea!!!!... Ela é muito conceituada no meio acadêmico e a Prefeitura de Diadema-SP tem a prerrogativa de tê-la no seu quadro funcional!!! Atualmente ela dá assessoria nas questões de gênero na Secretaria de Cultura!!!... Ela também é uma dançarina supimpa!!! Suas apresentações, sempre lotadas, deixam encantados seus felizardos espectadores!!!!...
    Caloroso abraço! Saudações Kiusonetes!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  5. Caríssimo amigo. A sua presença em meus eventos faz de mim, uma pessoa muito mais feliz, afinal, ter o Kiusonete No. 1 perto de mim é sempre uma honra. Sua presença me fez muito feliz, caro amigo. Muito obrigada por todo o apoio. Saudade imensa, precisamos alçar novos voos juntos. Até sempre. Kiusam

    ResponderExcluir
  6. Caríssima amiga Kiusam!
    É sempre uma honra revê-la e mais ainda quando tenho a prerrogativa de me encantar com sua brilhante verve!!!!!
    Afetuosíssimo e caloríssimo abraço do seu Kiusonete nº 1 que a adora!!!!!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir