O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Continuo a espera de Godot...

Continuo a espera de Godot...
Saudações dionísicas.

Saudações leitoras.

Saudações leitoras.

Seguidores

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Aniversário da cidade de Diadema-SP!!!!!






Caros(as) confrades!
Hoje é um dia festivo para a minha amada cidade de Diadema-SP, porque é o dia do seu 51º natalício!!!!... Graças ao empenho dos valorosos e saudosos Professor Evandro Caiaffa Esquível e sua esposa, a Professora Silvia Caiaffa Esquível e outros moradores, como por exemplo, o Sr. Walter Adão Carreiro e o Sr. Paulo Leite, a então Vila Conceição, que pertencia ao município de São Bernardo do Campo, tornou-se município através de um plebiscito realizado em 1958 e a partir de 1 de janeiro de 1960 começou a sua vida municipal independente de São Bernardo do Campo, tendo como primeiro Prefeito, o Professor Evandro Caiaffa Esquivel, eleito em 1959, que mais uma vez gerenciou a cidade em 1968. Quando minha amada cidade tornou-se município tinha em torno de 12.000 habitantes. Na contemporaneidade, de acordo com o último censo demográfico, está se aproximando dos 400.000 habitantes!!! Nos seus primórdios a cidade passou por muitas dificuldades, porque não tinha recursos para atender os anseios da população. A partir de 1982, esta agora pujante cidade é administrada pelo Partido dos Trabalhadores e nestes 28 anos de gestão petista, passou por transformações vertiginosas, com políticas públicas voltadas para atender as necessidades prementes da população, na sua maioria migrantes, que se estabeleceram aqui em busca de melhor qualidade de vida e dias melhores!!! Até alguns anos atrás a cidade tinha um estigma de ser uma das mais violentas do Brasil, todavia graças a ação incisiva da muncipalidade diademense em criar instrumentos legais para coibir o funcionamento de bares, após às 23 horas e outras ações, como por exemplo, a criação da valorosa Guarda Civil Municipal, o índice de criminalidade caiu drasticamente!!! Nos dias em curso a cidade passa por um processo acentuado de verticalização, tendo em vista a localização estratégica que a cidade tem, por conta da Rodovia dos Imigrantes, o acesso rápido ao Metro Paulistano e as outras cidades da Região do Grande ABC, porque através do sistema de tróleibus, é possivel chegar a Estação Jabaquara do Metro em 10 minutos e a Santo André em 30 minutos, bem como o acesso fácil a Marginal Pinheiros, zona sul paulistana !!! Recentemente com a inauguração do Trecho Sul do Rodoanel, o município ficou mais atrativo ainda para novas indústrias! A cidade conta com um parque industrial, que movimenta a economia da cidade! Enfim, minha amada e próspera cidade de Diadema tem políticas públicas que são referências em âmbito Federal e são elogiadas internacionalmente!!!!
VIVA DIADEMA!!!!!!

Hino do município de Diadema
Letra por Francisco das Chagas Fonseca
Melodia por Gilberto Gagliardi

Da atalaia de fé e trabalho
que os de Anchieta cobriram de glória
numa "entrada" no chão de Ramalho,
alvorece, Diadema, tua história.

De Martin a bravura e a nobreza
de Bernardo e André o valor
são legados de honra e grandeza,
de heroísmo, de arrojo e de amor.

Salve, flamante Diadema
da Régia Terra Paulista!
Seja "Justiça" o teu lema,
para a suprema conquista.

Caldeamento de raças gigantes:
De nativas, valentes cortes,
e de audazes, viris bandeirantes,
são teus filhos garbosos e fortes.

Aureolada de brio profundo,
de Direito empunhando o bastão,
esgrimiste o teu verbo fecundo
na batalha da emancipação.

De um natal sob a luz sobranceira
que jamais da memória se extinga,
despontaste, "Urbe Livre", e altaneira:
"Flor dos Campos de Piratininga"

"Que Floresça Diadema!"
Eis o grito que reboou, de recesso em recesso,
e que te há de impelir ao infinito abraçada
a Verdade e ao Progresso

Da "União" e da "Fé" traz as cores
teu formoso e gentil Pavilhão e,
a exaltar os teus dons e primores,
fulge, ao Sol, teu Sagrado Brasão.

Hás e sempre lutar, decidida,
com denodo e soberbo perfil,
por teu solo e tua gente querida,
por São Paulo, e por nosso Brasil!



Apresento-lhes meu estimado amigo, o emancipador e memorialista, Walter Adão Carreiro, que contribuiu para minha amada cidade tornar-se municipío e é um pertinaz memoralista, que em breve terá seu livro publicado, que versa sobre a origem dos nomes dos logradouros públicos diademense!!!!...

4 comentários:

  1. Parabéns a Diadema e a todos os cidadãos que habitam nessa pujante municipalidade e ajudam a construir, todos os dias, desenvolvimento, sustentabilidade e qualidade de vida!

    Não conheço a cidade, mas pelos sempre carinhosos informativos do Professor João Paulo, deve ser muito aprazível.

    Quedo-me curiosa a imaginar a origem do nome dado à cidade. Será derivado do ornamento ou joia semicircular que especialmente as mulheres usam sobre a testa ou nos cabelos? Quem sabe uma homenagem às princesas ou às imperatrizes da coroa portuguesa que viveram entre nós no século XIX? Seria uma bonita associação para designar uma valiosíssima joia incrustada, a formar o D do grande ABC!

    Se hoje é aniversário de Diadema, deve ser feriado municipal. Também é feriado em Santiago,RS, minha terra natal, já que é dia dedicado à sua padroeira, Nossa Senhora Imaculada Conceição.

    Saudações alegres e municipalistas!

    Nivia

    ResponderExcluir
  2. Caríssima amiga Nivia Andres!
    Agradeço as felicitações!!!
    O autor do nome da cidade foi o brilhante e saudoso jurista Miguel Reale, que tinha uma suntuosa chácara na cidade!!! Ela teve a ideia de homenagear Nossa Senhora da Conceição, que tornou-se Padroeira da cidade. O nome é uma alusão a tiara que orna a cabeça da imagem da Madona!!!
    Caloroso abraço! Saudações diademenses!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  3. Agradecida pelo esclarecimento sobre o nome de Diadema. Santiago tem a mesma padroeira! Neste dia, sempre há uma procissão para homenagear Nossa Senhora Imaculada Conceição.

    ResponderExcluir
  4. Caríssima amiga Nivia!
    Parabenizo a certamente encantadora cidade de Santiago-RS, que teve a honra de vê-la chegar à luz e também tem como Madona a Nossa Senhora da Conceição!!!!
    Caloroso abraço! Saudações diademenses!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir

Google+ Badge