O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Continuo a espera de Godot...

Continuo a espera de Godot...
Saudações dionísicas.

Saudações leitoras.

Saudações leitoras.

Seguidores

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

EPÍSTOLAS PAULIANAS - CONVERSANDO COM A MINHA AMIGA, DONA MIQUELINA AO TELEFONE


Cena 2
"Caros(as) confrades!

Para o meu grande deleite fui convidado pela minha estimada amiga, a jornalista Nivia Andres, para escrever no seu imperdível espaço cibernético, que nos possibilita refletir sobre fatos do cotidiano, com outros vieses.

Considero-a minha Fada Madrinha, porque sempre me instiga a escrever minhas Epístolas Paulianas que, aliás, têm este título graças a sua maravilhosa verve!!! Tive a gratíssima satisfação de conhecê-la virtualmente no ano passado e desde então mantemos colóquios cibernéticos quase que diariamente!!!

Criei as personagem da Dona Miquelina, a copeira Hermenegilda, o bombeiro Godofredo e, depois, o Coronel Epaminondas Albuquerque Pinto Pacca, acatando a sugestão da Nivia. A Dona Miquelina mora no bairro paulistano de Santana, é beata zelosa, ficou viúva quatro vezes e faz pouco tempo, contraiu matrimônio com o Cel. Pinto Pacca. Sempre às quartas-feiras vai à Cripta da Catedral da Sé, onde desfia o Santo Rosário, rogando pela intercessão do poderoso Cacique Tibiriça e da Nossa Senhora de Guadalupe, para nos livrar dos males que nos afligem e de pessoas peçonhentas, aquelas que padecem da “cegueira branca”!! Como não tem nenhum interesse em aprender a interagir com o mundo eletrônico, pede minha intercessão para fazê-lo, com o escopo de externar o que pensa!!!

Meu nome é João Paulo de Oliveira, ocupo dois cargos públicos de Professor das séries iniciais do Ensino Fundamental e atuo como Coordenador Pedagógico. Sou vassalo mor e fã ardoroso da atriz Gene Tierney; aprecio sobremaneira conhecer pessoas argutas, bem como ler, ler, ler, ler, ler e a única certeza absoluta que tenho é que sei que nada sei!!!!... Mantenho na internet o blog Celulóide Secreto, Outro Viés, se alguém quiser tornar-se passageiro do meu vagão do Expresso Oriente, é só clicar http://joaopauloinquiridor.blogspot.com

Vamos conhecer mais amiúde a minha amiga, a Dona Miquelina e seus pupilos?

Max!!!!!... Traga meus sais centuplicados!!!!..."


EPÍSTOLAS PAULIANAS

CONVERSANDO COM A MINHA AMIGA,
DONA MIQUELINA, AO TELEFONE

Estava eu agradavelmente aconchegado em minha chaise longue, sob o encantamento da leitura da obra "D. Pedro II e o Jornalista Koseritz", quando meu telefone portátil vibrou!!!... Preciso dizer quem era?!... Claro que era a minha amiga, a Dona Miquelina (huhum)!!!!...

Ela disse-me que está arrependida, porque num momento de exasperação exacerbada pensou em tornar-se incrédula, mas quando se entregou aos braços de Morpheu recebeu a visita do poderoso Cacique Tibiriça e da Nossa Senhora de Guadalupe, que a demoveram desta nefasta ideia, porque sem a sua presença fervorosa, a Cripta da Catedral da Sé perderia o brilho e seus rogos precisam continuar, veementes, em prol de dias melhores e gestores mais dignos e probos para o nosso Brasil.

Dona Miquelina está felicíssima, porque finalmente conseguiu contrair núpcias, pela quinta vez, com o vigoroso Coronel Epaminondas Albuquerque Pinto Pacca!!!... Nem preciso dizer que os nubentes foram unidos pelos sagrados laços do matrimônio na Catedral da Sé, mas a cerimônia não aconteceu na Cripta, devido ao elevado número de convidados... Após uma belíssima recepção, os nubentes viajaram ao México para usufruir a Lua de Mel, porque a Dona Miquelina sempre quis conhecer Tepeyac, o local em que apareceu a Madona da qual é devota.

Conta-me ela que o Coronel Epaminondas Albuquerque Pinto Pacca é um monarquista de carteirinha!!!... Apresso-me em revelar que ele tem grande veneração pelo saudoso, garboso e erudito D. Pedro II, patrono da valorosa Corporação do Corpo dos Bombeiros da qual, com muito orgulho, o Coronel Pinto Pacca é comandante de um dos batalhões sediados na capital paulista!!! Como também ele é um beato zeloso, juntamente com sua adorada esposa, está organizando uma Festa de Natal para os pequeninos desvalidos da Vila Brasilândia, numa creche em que ela é voluntária!!!!...

Aliás, a fiel copeira Hermenegilda e seu noivo (Ché, este noivado está muito longo...), o bombeiro Godofredo, estão incluídos nesta empreitada solidária!!!! Dona Miquelina segreda-me que o seu sonho é trazer o valoroso e doce Leon, que mora na capital do pujante Estado Meridional, onde também nasceu o notável escritor João Simões Lopes Neto, para abrilhantar a festa, como o Papai Noel dos pequeninos desvalidos!!!!... Caso ela tenha a graça de receber o Leon (o Coronel nem imagina que a Dona Miquelina já suspirou e sonhou com o Leon...), o Coronel Pinto Pacca prometeu incumbir o bombeiro Godofredo para buscá-lo no Aeroporto de Congonhas, numa máquina rodante do Corpo de Bombeiros, para deixar as crianças em estado de deleite ao verem Papai Noel chegar num veículo da Corporação!!!!!... A copeira Hermenegilda já foi incumbida de preparar incontáveis fornadas das suas disputadíssimas rosquinhas!!!! O bombeiro Godofredo prometeu acionar as possantes mangueiras do veículo em que conduzirá o Leon para refrescar os pequeninos e proporcionar-lhes incontáveis sorrisos de satisfação!!!

Enfim, esta magnífica Festa de Natal promete deixar marcas indeléveis nos infantes desvalidos, que não podem ser penalizados por viverem num país onde seus direitos constitucionais não são observados.

A ligação foi interrompida de supetão!!!!...

Advirto-os de que já estou acostumado com essas interrupções intempestivas!!! Relevo-as, porque a minha queridíssima amiga deve estar voando sustentada por anjos, tanto são os afazeres e providências que tem a tomar para que as crianças da Brasilândia tenham um Natal mais feliz!

O que seria da minha insulsa existência se não tivesse a minha amiga, a Dona Miquelina para não deixar a minha “peteca” cair?!...

Max!!!... Traga meus sais centuplicados!!!!...


PS - Ontem, para o meu grande deleite, tive a prerrogativa de ter esta Epístola Pauliana publicada no imperdível espaço cibernético da minha querida amiga, a jornalista Nivia Andres!!!! Não deixem de visitar o vagão do Expresso do Oriente sob o comando da arguta e erudita Nivia Andres
http://niviaandres.blogspot.com/
É altamente alvissareiro embarcar e tornar-se passageiro cativo do vagão do Expresso do Oriente da Nívia, porque além e não padecer da "cegueira branca" ela trata seus felizardos passageiros/confrades com cortesia, carinho, solidariedade, amizade e amor fraternal, que nos dão alento de dias melhores!!!!...

2 comentários:

  1. Prezado Senhor Condutor do Vagão do Expresso Oriente conhecido como Celulóide Secreto, Outro Viés!

    Foi com grande honra e emoção que recebi a sua visita, ontem, junto com os amigos Miquelina, Cel. Epaminondas, Hermenegilda e Godofredo. É sempre uma alegria avistá-lo, porque sabemos, de antemão, que teremos momentos agradáveis, em convívio com a sua erudição e sabedoria. Aliás, além de culto e erudito, o Senhor é sábio, pois aproveita a informação contida em sua vastíssima lista de leituras e a transforma em conhecimento que, para o nosso gáudio, faz questão de compartilhar com todos que se achegam a si. E tem outra grande qualidade - é humilde e desdenha a soberba e a arrogância. No seu vagão, todos coabitam em harmonia. Não há diferença de classes e até aqueles considerados "principiantes" são sempre bem-vindos e integram-se perfeitamente ao cenário.

    Sabe, Professor, considero-me sempre uma principiante porque seria muito triste olhar as pessoas do alto e classificá-las entre principiantes, intermediárias e cultas, ou pobres, remediadas ou ricas. Ser principinate é muito bom, porque temos a certeza de que é sempre possível aprender mais...

    Grande abraço e gratíssima por sua adorável visita à Interface Ativa!

    Nivia Andres
    Porto Alegre, RS

    ResponderExcluir
  2. Caríssima amiga Nivia Andres!
    Que refrigério ler seu magnífico comentário, que deixou-me tão emocionado, que lágrimas deslizaram pela minha insulsa face outonal sem viço!!!!!!!...
    Desejo ser principiante sempre, porque o dia que me considerar superior aos meus semelhantes certamente precisarei dos valiosíssimos préstimos dos asseclas do notável e inesquecível Dr. Sigmund Freud!!!!!!... A única certeza absoluta que tenho é que sei que nada sei!!!!!!!!!!!...
    Caloroso abraço! Saudações emocionadas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir

Google+ Badge