O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Continuo a espera de Godot...

Continuo a espera de Godot...
Saudações dionísicas.

Saudações leitoras.

Saudações leitoras.

Seguidores

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

ASTÚCIA-INTELIGÊNCIA-SABEDORIA

Moacyr Scliar é um autor gaúcho que dispensa apresentações. Ao ler sua crônica no Caderno Donna de ZH dominical não resisti e resolvi reproduzi-la, por tratar-se de um olhar mais-que-perfeito da conjuntura brasileira. As competências da inteligência e da sabedoria Moacyr as têm, de sobra, e as utiliza, à larga. Astúcia não lhe falta, igualmente, porém, como homem decente, creio que prefere usá-la apenas para "cometer" o bem! Neste caso, promovo astúcia à qualidade de perspicácia e sensibilidade...
"No interessante Onde Encontrar a Sabedoria? (Ed. Ponto de Leitura), o respeitado crítico norte-americano Harold Bloom observa que, ao longo do tempo, as pessoas sempre recorreram aos livros e aos autores famosos com o objetivo de se tornarem mais sábias. Leitura, esse era o raciocínio, pode ser uma coisa difícil, mas o esforço valeria a pena se, como resultado, a pessoa se tornasse mais sábia.
Cabe, contudo, a pergunta: será que este é um sonho comum à humanidade? Será que todos queremos a sabedoria? Será que no Brasil, em particular, este é um ideal?
Tenho minhas dúvidas. Sabedoria é uma condição que resulta de uma profunda compreensão do mundo e da condição humana. Nós não nascemos sábios, não nascemos com esta compreensão; temos que adquiri-la através da vida, e isso se faz mediante conhecimento (daí a necessidade da leitura) mas também graças ao "insight", o "conhece-te a ti mesmo", de Sócrates, mediante o qual aprendemos a não nos deixarmos iludir por nossa arrogância, reconhecer nossas limitações e defeitos, a pensar e agir de forma serena e desapaixonada. Agir, sim; sabedoria não é só pensar bem, não é só ter conhecimento e entender as coisas. Sabedoria é agir bem, resolvendo os problemas de forma eficaz, mas de forma ética, decente.
Um componente importante da sabedoria é a inteligência, a palavra que vem do latim e quer dizer entendimento. A pessoa inteligente entende, mediante o raciocínio e a experiência, as coisas, mesmo complexas. É uma habilidade que, diferente da sabedoria, pode ser avaliada, e até quantificada; daí os testes de inteligência, incluindo o famoso QI, quociente de inteligência, aliás objeto de controvérsia nos últimos anos.
Ser inteligente não é ser sábio: na sabedoria o furo está mais acima. A pessoa inteligente nem sempre age bem; a história da humanidade está cheia de vigaristas que aplicavam e aplicam golpes inteligentíssimos (os hackers, por exemplo). No fim essas pessoas se dão mal, exatamente porque lhes falta esse conhecimento maior que é a sabedoria.
Isso é ainda mais verdadedeiro no caso da astúcia, que não é sabedoria nem inteligência. É uma coisa menos sofisticada, mais primitiva, daí por que, nas fábulas, é simbolizada por um animal, a raposa. A raposa não é sábia nem inteligente; a raposa é astuta. Astúcia é manha, esperteza. Zélia Duncan disso isso na letra de uma música: Astúcia, astúcia/O que te faltou foi astúcia/Pra roubar meu coração faltou muito pouco/Era só ter procurado no outro bolso. Astucioso é o cara que procura no outro bolso; é o cara que sabe como roubar. Isso explica por que a astúcia é ainda tão valorizada no Brasil: porque representa uma maneira fácil de conquistar as coisas, de subir na vida. Se vocês perguntarem a alguém como se ganha eleições, se com sabedoria, com inteligência ou com astúcia, a pessoa certamente optará por esta última alternativa, atrás da qual estão séculos de safadeza e corrupção. Mas é que as duras condições da vida em nosso país, a pobreza, a desigualdade, deixaram esta lição: para sobreviver é preciso ser astuto, esperto. É muito glamouroso ser inteligente, é digna de admiração a pessoa sábia; mas, quando se trata de salvar a pele, o melhor mesmo é a astúcia.
Compreensível. Mas não satisfatório. Nós só chegamos à verdadeira maturidade quando a astúcia reconhece a importância da inteligência e quando esta é um recurso para atingir a sabedoria. Um Brasil sábio deveria ser o nosso objetivo maior."


Caros(as) confrades!
A jornalista Nívia Andres publicou no seu imperdível espaço cibernético:
http://niviaandres.blogspot.com/
a palpitante e inquietante crônica do renomado escritor Moacyr Sclair, que tece consideraçõesa respeito do livro "Onde Encontrar a Sabedoria", de autoria do autor Harold Bloom, que deixou-me propenso a refletir o que a seguir transcrevo, originalmente postado no espaço cibernético da argutíssima jornalista Nívia Andres:
Prezada jornalista Nívia Andres!
Graças a sua inteligência e sabedoria seus leitores, que não têm a prerrogativa de ler o prestigioso periódico "Zero Hora" e melhor ainda a Coluna do nobilíssimo escritor Moacyr Sclair, que tanto engrandece seu pujante Estado Meridional e nossa Federação, tiveram a possibilidade de dar outros viéses as reflexões suscitadas pela imperdível crônica, que a Senhora gentilmente nos brindou, e se inquietarem ao ficar patente que são conduzidos por um Timoneiro Mor, no Poder Executivo no âmbito Federal, que gerencia nosso amado Reino digo Pátria, alicerçado na "astúcia"... Para nossa desgraça impôs a candidatura de uma mulher também astuta, que se sujeita a interesses escusos para perpetuar no poder um grupo político, onde a maioria dos seus membros são também pautados pela astúcia... Por outro lado temos um candidato ao cargo de Timoneiro Mor com perfil de estadista supimpa, que notoriamente tem como premissa a inteligência e sabedoria!!!!!!!!!!...
Desejo intensamente que os debates políticos televisivos deixem nítido esta cruciante diferença entre os dois candidatos, que lideram nas pesquisas para ocupar o cargo citado anteriormente...
Com o candidato pautado pela inteligência e sabedoria tenho convicção, se for o escolhido para o cargo mencionado (assim espero!!!!!...), que singraremos sempre por rotas conhecidas, desviando com inteligência e sabedoria de borrascas e mares desconhecidos com o escopo de atingirmos incólumes portos seguros, que nos tragam prosperidade, sem paternalismos!!!... Por outro lado a candidata pautada pela astúcia...
Qual dos candidatos nossos patrícios confiarão para conduzir o timão?!...
Que Netuno nos proteja se a astúcia vencer a peleja!!!!!
Por Dionísio... O que nos espera?!...
Calorosas saudações reveladoras e democráticas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP

2 comentários:

  1. Caríssimo amigo!

    Agradeço suas gentis palavras! Devo lhe asseverar que me choca a constatação de que vivemos num país onde a astúcia, o interesse particular sobre o público e o desejo de levar vantagem em tudo são considerados virtudes e provas de inteligência e sabedoria!

    Um grande abraço e parabéns pelo blog. Está maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. Caríssima amiga Nívia!
    Que honra saber que tão ilustre passageira embarcou no meu insulso vagão do Expresso Oriente!!!!!... Vou pedir ao Max para reservar-lhe a cabine nº 3, bem como dar-lhe atendimento VIP, além de colocar a sua disposição a lambisgóia da Agrado para contar-lhe suas aventuras no tempo que ela era ele e exercia o ofício de caminhoneiro nas estradas do reino distante além-mar de Cervantes!!!!...
    Assino embaixo suas argutas e sensatas ponderações, que deixam patente sua inteligência e sabedoria!!!!...
    Caloroso abraço! Saudações inquiridoras!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir