O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Continuo a espera de Godot...

Continuo a espera de Godot...
Saudações dionísicas.

Saudações leitoras.

Saudações leitoras.

Seguidores

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Certamente mais uma edição imperdível!


4 comentários:

  1. Amigo João Paulo de Oliveira,
    Por aqui não há iniciativas semelhantes :(
    Grande abraço!!

    ResponderExcluir

  2. Na próxima segunda-feira (29/7), a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul promove o lançamento da 47ª edição da revista Raízes, que será realizado no Teatro Santos Dumont (Avenida Goiás, 1.111, Bairro Santa Paula), a partir das 19h30, com entrada gratuita. Como parte do calendário de festejos do aniversário de 136 anos da cidade, o evento marca também os 25 anos da revista, que é referência regional como publicação na área de história e memória.

    Nesta edição, a seção Em Foco, que reúne artigos sobre o mesmo tema, aborda a literatura em São Caetano do Sul. Nove trabalhos, de diversos autores, ressaltam aspectos da criação literária local, seus meios de difusão e como a imprensa impulsionou a literatura. Dentro deste tema, outros textos abordam a Academia de Letras da Grande São Paulo e a Academia Popular de Letras, grupos sediados em São Caetano que desempenham exemplar papel como articuladores e produtores literários. A seção conta ainda com uma crônica bem-humorada sobre um renomado escritor local, um artigo sobre o grupo Livrespaço, que atuou em Santo André e seduziu muitas pessoas para a poesia, e trabalhos sobre a relação da literatura com a história e a arte.

    Em Memória, artigos celebram os 75 anos da Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul e o aniversário de 90 anos da Igreja Presbiteriana Filadélfia na cidade. As páginas de História Oral apresentam as vidas de Maria Tomé, de família de fundadores de São Caetano, e José Pires Maia, o Zezé, locutor esportivo. A publicação traz ainda histórias como a de Victorio Dal’Mas, imigrante italiano que chegou sozinho a São Caetano ainda jovem e se transformou em um dos maiores industriais do município, e de Odilon de Souza Mello, advogado e político com grande atuação local, que foi vice-prefeito municipal na década de 1960.

    O oftalmologista José Waldo de Carvalho que trabalhou na cidade por mais de 30 anos, falecido em 2011, ganhou homenagem especial. Na seção Cultura, destaque para textos sobre o artista plástico Renato Brancatelli e sobre o diretor teatral Vladimir Capella. A trajetória da família Ferrari está na seção Artigos. Em Regionais, um artigo apresenta o resultado da utilização das redes sociais para a identificação de imagens do acervo do Museu Barão de Mauá, de Mauá (SP).

    A revista continua com as seções Recordando Nossas Raízes, Curiosidades, Registro e Poesias e Crônicas. Após o lançamento, Raízes será distribuída na sede da Pró-Memória (Avenida Doutor Augusto de Toledo, 255, Bairro Santa Paula), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ou no Museu Histórico Municipal (Rua Maximiliano Lorenzini, 122, Bairro da Fundação), no mesmo horário.

    NOVIDADES – Raízes chega aos 25 anos com novo projeto gráfico. Com maior número de páginas e melhor aproveitamento das imagens, a publicação ficou com visual mais dinâmico e moderno. Além desta novidade, dois projetos desenvolvidos pela Fundação Pró-Memória têm espaço especial na seção Memória Fotográfica. Visando valorizar a participação da população na história da cidade, o projeto Raízes e Retratos apresenta imagens encaminhadas por moradores. Já na ação Baú de Memórias, programa permanente de captação de acervo de fotografias e documentos, a revista divulga algumas doações também recebidas da população da cidade.

    Abraço amigo, saudações Pardalescas

    ResponderExcluir
  3. Caro Amigo Pedro Coimbra!
    Lamento saber deste fato.
    Caloroso abraço! Saudações memorialistas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  4. Caro Amigo António Cambeta!
    Como sempre digo, o Detetive Pardal sempre deixa as publicação deste vagão do Expresso do Oriente mais palpitantes!
    Grato pela deferência!
    Caloroso abraço! Saudações investigativas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir