Caros(as) confrades!
Tenho a grata satisfação de apresentar o Teatro de Marionetes da cidade do Porto!!! Nesta certamente hospitaleira cidade reside meu estimado amigo Rui da Bica!!!! Fiquei encantado com o profissionalismo e tarimba dos manipuladores!!!!!!
Caro João Paulo, antes de mais muito grato pela citação !
ResponderExcluirCuriosamente nunca assisti a nenhum dos espectáculos de "Grupo" !
O teatro de "marionetes" é muito popular (no verdadeiro sentido da palavra). É normal ver-se nas feiras / festas, de rua uma barraquinha (como a do 1º vídeo), coisa muito simples e nesses espectáculos de rua apenas se vêem os bonecos manuseados com fios pelos artistas que dão a voz (as marionetes) que são a delícia da pequenada ! Lembro-me bem como gostava de ver as cenas de pancadaria entre casais de marionetes que passavam o tempo todo a bater um no outro com um pau ! Era delirante para a pequenada.
Estes espectáculos deste grupo de teatro são já muito mais evoluídos como se pode ver pelos vídeos e deixaram-me impressionado, pois não conhecia ainda este grupo !
Obrigado por trazê-los aqui !
Grande abraço !
.
Estimado amigo Rui da Bica!
ResponderExcluirFelizardos são seus patrícios que têm a prerrogativa de assistirem os espetáculos produzidos por estes notáveis artistas!!!!
Como é revigorante saber que estamos sempre aprendendo e nos encantando !!!
Caloroso abraço! Saudações teatrais!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
PS - Nossa amada língua portuguesa sempre nos fascina por conta das variações linguísticas!!!! Enquanto vocês dizem marionetas aqui dizemos marionetes...
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirSão lindas essas marionetes, tal como o amigo Rui da Bica nunca assisti a um dos seus espectáculos, porém não são os mais famosos em Portugal, os Bonecos de Santo Aleixo esses sim, que já correram mundo e tive o previlégio de os ver atuar aqui em Macau.
Estes títeres tradicionais do Alentejo parece terem tido a sua origem na aldeia que lhes deu nome. são títeres de varão, manipulados por cima, à semelhança das grandes marionetas do Sul da Itália e do Norte da Europa, mas diminutos - de vinte a quarenta centímetros. Na dinastia que ora estudamos e que vem dos meados do século XIX, foram "inventados" ou "reelaborados" os seus textos por um certo Nepomuceno - o velho Nepomuceno - guarda de herdades, segundo parece, natural de Santo Aleixo que, vendo-se numa rixa de que resultou a morte de um homem, se refugiou em São Romão, Vila Viçosa, perto da fronteira com Espanha, dedicando-se aí, para subsistir, ao ofício de "bonecreiro".
O estojo de bonecos e textos tradicionais, que eram somente transmitidos via oral, chegaram às mãos de Ti'Manel Jaleca através de sua mulher, que os recebeu directamente dos seus antepassados.
Manuel Jaleca, que manteve o espectáculo durante algumas décadas, conheceu entretanto António Talhinhas, camponês dotado de grande poder de improvisação e cantador, que veio a imprimir grande dinâmica à companhia, acabando por comprar todo o espólio, passando Jaleca a seu empregado.
Ao que parece não são - ou melhor, não foram - os únicos "Bonecos de Santo Aleixo" que percorreram a nossa província. Jám em 1798 o Padre Vicente Pedro da Rosa mandara apreender e queimar, defronte da sua casa uns títeres "a que chamavam de Santo Aleixo e em que figurava desonesta e vielmente um Padre Chanca" no dizer do Padre Joaquim da Rosa Espanca, in "Memórias de Vila Viçosa".
Estes, os Bonecos que hoje se apresentam, foram pertença da família Talhinhas durante cerca de três décadas e a partir de 1967 "dados a conhecer ao mundo do culto" por Michel Giacometti e Henrique Delgado.
Conhecidos e apreciados em todo o país, com frequentes deslocações aos locais onde tradicionalmente se realiza o espectáculo, os Bonecos de Santo Aleixo participaram também em muitos certames internacionais fora do país (Espanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Grécia, França, Moçambique, Alemanha, Macau, China, Índia, Tailândia, Brasil, Rússia e México) e são anfitriões da Bienal Internacional de Marionetas de Évora - BIME que se realiza desde 1987.
Abraço amigo
Ps - poderá ver através da Youtube esses belos bonecos.
Estimado amigo António Cambeta!
ResponderExcluirAgradeço a preciosa informação!!! Vou assistir no Youtube!!!
Caloroso abraço! Saudações marionetes!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP