CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
O Todesca está na janela apreciando a paisagem...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirAs coisas que me faz recordar, adorava ver a Diva Giulietta Masina, bem como Anthony Quinn.
La strada A estrada da vida é um filme italiano de 1954, do gênero drama, dirigido por Federico Fellini.
O filme é considerado uma das grandes obras-primas de Fellini e possui trilha sonora do compositor Nino Rota, habitual colaborador de Fellini.
La strada pertence ao movimento neo-realista, que retrata a Itália do pós-guerra, decadente, cheia de miséria e fome. Esta estética também está presente em outros trabalhos de Fellini, como Luci del varietà (Mulheres e luzes, 1950), Lo sceicco bianco (Abismo de um sonho, 1952), I vitelloni" (Os boas vidas, 1953) e Le notti di Cabiria (Noites de Cabíria, 1957).
Conta a história de Gelsomina, uma mulher humilde e ingênua, que é vendida por sua mãe para Zampanò, um homem rude que trabalha fazendo apresentações em diversos locais. Num dado momento, cruza seus caminhos o equilibrista conhecido como "O Louco", que adora provocar Zampanò e nutre uma admiração especial por Gelsomina.
Quem foi Giulietta Masina:
Giulietta Masina, nome completo Giulia Anna Masina (San Giorgio di Piano, 22 de fevereiro de 1921 — Roma, 23 de março de 1994) foi uma atriz de cinema italiana e esposa do cineasta Federico Fellini.
Filha do violinista e professor de música Gaetano Masina e da maestrina Angela Flavia Pasqualin, passou boa parte de sua adolescência em Roma com uma tia viúva. Graduou-se em Letras e Filosofia na Universidade de Roma e durante os estudos cultivou a paixão pela atuação: desde a temporada 1941 - 1942 participou em vários espetáculos de prosa, dança e música no teatro universitário.
Em 30 de outubro de 1943 casa-se com Federico Fellini, com quem estabelece uma intensa parceria artística e afetiva, das mais importantes do cenário artístico italiano.
Em 1946 estréia no cinema, com um brevíssimo papel na obra prima de Roberto Rossellini Paisà. Dois anos mais tarde, obtém o primeiro importante papel no filme Senza pietà de Alberto Lattuada.
Todavia, é com seu marido que a atriz alcança a fama internacional com o papel de Gelsomina no filme La strada (1954). Em 1957 alcançou o ápice de sua carreira interpretando Cabiria no filme Le notti di Cabiria, que lhe valeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes.
Abraço amigo, saudações Anthoninas.
Estimado amigo António Cambeta!
ResponderExcluirFolgo saber que também é fã da inesquecível atriz Giuletta Masina!!!
Caloroso abraço! Saudações masinaianas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Acabei de perder o meu comentário!
ResponderExcluirBoa noite, caro professor!
Cá estou eu, no seu vagão, com muito cuidado para não me aproximar da cabine nº5, não vá a Lambisgóia contar-me alguma história mirabolante e impedir-me de dormir um sono sossegado!
Como sempre que aqui venho, já me deliciei com as suas poses e até já me fixei no expresso que passa tão apressado. Onde irá?
O que eu gosto de comboios! Parece que o meu filho herdou esse gosto da mãe.
Hoje fico-me por esta curta visita. Vou só ali espreitar onde anda a tabela de seguidores, para me manter fiel.
O meu bem haja por tudo.
Um abraço:)
Estimada confrade Nina, bom dia!
ResponderExcluirFolgo saber que você embarcou neste vagão do Expresso do Oriente sob meu comando e mais ainda deixou comentário no livro de bordo!!!!
Sinta-se em casa!!! Já dei instruções ao Max para dar-lhe atendimento VIP e reservar-lhe a cabine nº 14 onde você ficará confortavelmente instalada!!!!
Como já a alertei sobre a lambisgoia da Agrado não se preocupe em visitá-la na cabine nº 5!!!!
Seja bem-vinda!!!!!
Caloroso abraço! Saudações amistosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP