Caros(as) confrades!
Tenho a grata satisfação de divulgar a Exposição que terá abertura na próxima sexta-feira no Centro de Memória de Diadema. Considero muito oportuna esta Exposição, bem como os periódicos Ciclo de Conversas sobre Memória.
"Exposição “Casas de Diadema: Documentos da História da Cidade”
- Curadoria: Maria de Lourdes Ferreira (historiadora) e Luiz Hermínio Puntel de Oliveira (arquiteto).
- Abertura: 17/8, 14h
- Visitação até 31/10: de 2ª à 6ª das 8:30 às 17 h
A exposição tem como objetivo retratar casas da cidade que representam vários "tempos" de sua história, evidenciando que, além de edificações, elas são também "documentos" da história de Diadema, revelando formas de construir e de morar nas diferentes fases de ocupação do espaço urbano. Estas casas têm ainda grande valor de "memória" pela profunda relação que guardam com acontecimentos significativos para a cidade e para seus moradores.
Os painéis com cerca de 40 fotos (de Nivaldo de Almeida, Luiz Hermínio Puntel de Oliveira, Maria Luisa Gagliardi e dos acervos das famílias proprietárias das casas, depoimentos e artigos de jornal), mostram desde as casas de chácara, dos antigos moradores, até a "casa-modelo de habitação popular" e as casas do primeiro Núcleo Habitacional.
Logo após a abertura, o Centro de Memória de Diadema realizará mais uma edição do Ciclo Conversas sobre Memória, desta vez sobre "Patrimônio Cultural e Memória em Diadema: como e porque preservar". O evento é aberto a todos os interessados e além da equipe do Centro de Memória foram convidados conselhos, como o COMDEMA-Conselho Municipal de Meio Ambiente e o Grupo de Trabalho Patrimônio e Memória do Conselho Municipal de Cultura."
Caro Prof. João Paulo de Oliveira,
ResponderExcluirUm povo sem memória, sem História, não tem passado.
E, por via disso, não tem presente, nem terá futuro.
Infelizmente, por esse Mundo fora, há ainda muita gente que ignora essa realidade.
Aquele abraço
Estimado Confrade e Ilustre prof. João Paulo,
ResponderExcluirTenho andado afastado do pc devido a uma mau estar fisíco, mas felizmente que hoje já me sinto muito melhor.
Ao entar em seu sempre fascinante vagão, verifiquei que as entidades de sua amada cidade, irão inaugurar o CENTRO MEMORIAL DE DIADEMA, uma obra que dará a conhecer o que foi Diadema e suas gentes de então, e perpetuar essa bela Memória, meus sinceros parabéns a quem teve tão bela visão.
Espero que meu Estimado Confrade esteja presente na próxima sexta-feira para assitir ao evento.
Depois no traga um relato fotografico do mesmo.
Abraço amigo
Caro confrade Pedro Coimbra!
ResponderExcluirEstou de pleno acordo com suas pertinentes considerações!!!
Caloroso abraço! Saudações memorialistas!
Até breve..
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Estimado amigo António Cambeta!
ResponderExcluirDesejo-lhe pronto restabelecimento!!!
Depois de participar da Exposição farei o relato.
Caloroso abraço! Saudações vigorosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP