Caros(as) confrades!
No ano passado tive a prerrogativa de conhecer a acolhedora cidade Castro, que fica no estado do Paraná, e ficar encantado com o bem cuidado Museu do Tropeiro!!!! Também sou um dos felizardos que tem um exemplar do precioso livro"Castro Antiga Imagens e Lembranças"!!!!!
Estimdo Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirFiquei contente em saber que teve o previlégio de ir visitar o Museu dos Tropeiros Castrenses, e ter verificado o bom estado de conservação desse já mui idoso edificio. Fiquei a pensar se não teria ido visitar igualmente a CASA DE SINHRA!...
Por outro lado igualmente contente fico em ter podido enriquecer a sua já vasta cultura, adiquirindo o precioso livro "Castro Antigas Imagens e Lembranças", eu, Detective Pardal, gostando de estar a par de tudo o que me rodeia, e graças a Si, Estimado Confrade, fui igualmente conhecer a cidade de Castro e sua história.
No Brasil Colonial, principalmente nos séculos XVII e XVIII, os tropeiros tinham uma grande importância econômica. Estes condutores de mulas eram também comerciantes.
Os tropeiros faziam o comércio de animais (mulas e cavalos) entre as regiões sul e sudeste. Comercializavam também alimentos, principalmente o charque (carne seca) do sul para o sudeste.
Como a região da minas estava, no século XVIII, muito voltada para a extração de ouro, a produção destes alimentos era muito baixa. Para suprir estas necessidades, os tropeiros vendiam estes alimentos na região.
Abrindo estradas e fundando vilas e cidades
Estimdo Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
Os tropeiros também foram muito importantes na abertura de estradas e fundação de vilas e cidades. Muitos entrepostos e feiras comerciais criados por tropeiros deram origem a pequenas vilas e, futuramente, às cidades.
Abraço amigo
Estimado amigo António Cambeta!
ResponderExcluirParabenizo-o pela pesquisa!
Tenho certeza que também se encantaria com a acolhedora cidade de Castro-PR!!!!
Caloroso abraço! Saudações tropeiras!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Curioso esse movimento dos "Tropeiros" que me fez lembrar os "Tripeiros", nome por que são conhecidos os habitantes do Porto, por estas razões :
ResponderExcluirhttp://contoselendas.blogs.sapo.pt/5412.html
Curiosamente os de Lsboa são conhecidos como "os Alfacinhas"
por estas :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfacinha
! :)))
Estimado amigo Rui da Bica!
ResponderExcluirAgradeço sua atenção em indicar-me as fontes citadas!!!
Até então não sabia o motivo dos habitantes de Lisboa também serem conhecidos com alfacinhas e também conheci a história dos Tripeiros!!!
Meu avô materno, o Sr. Júlio Xavier Pinheiro (1884-1966) foi tropeiro na juventude... Segundo dizia minha saudosa mãe ele tornou-se deficiente auditivo devido a friagem que tomava nas longas noites de inverno que passava no relento...
Caloroso abraço! Saudações tripeiras!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP