CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
O Todesca está na janela apreciando a paisagem...
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
Tributo a saudosos e amados entes queridos
Caros(as) confrades!
Ontem fui visitar duas cidades vizinhas, que pertencem a Região Metropolitana da Grande São Paulo, composta de 39 municípios e com aproximadamente 20 milhões de habitantes... Uma delas foi o berço dos Bandeirantes e a outra é desde o final do século XIX ponto de encontro de Romeiros, que vão até lá venerar o Bom Jesus... Durante a semana direi o nome destas cidades e o motivo de visitá-las, por ora lançarei um desafio: Após a publicação das fotografias e as pistas dadas quais são os nomes das cidades que visitei?!... Adianto que minhas estimadas confrades e amigas, Gloria Policano e Cristina Fonseca, só poderão dar pistas, porque sabem os nomes da cidades e porque resolvi visitá-las!!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirAdorei as fotos e o motivo porque o levou a visitar esses belos locais.
Abraço amigo
Bom dia professor..
ResponderExcluirfui pesquisar na Wikipédia e fiquei sabendo que numa dessas cidades, que o senhor foi visitar, possui mais de duzentas casas e construções datadas dos séculos XVII e XVIII, destacando-se a Igreja Matriz de Sant'Ana. Trata-se do maior conjunto colonial existente no estado de São Paulo.
E a outra é famosa por suas romarias. O visitante encontra o primeiro Santuário Cristocêntrico do Brasil, cuja origem teve início em 1725, quando foi descoberta, em uma corredeira, a imagem do Bom Jesus.
Será que ajudei??
bom dia..
Profamigo e casto Confrade
ResponderExcluirPela minha saúde: não faço a mínima ideia. Mas, o traço portuga está lá, por mais que as pessoas queiram - ou não.
Conheço razoavelmente São Paulo, inclusive já participei em dois churrascos numa zona lindíssima doa arredores - Itapecerica da Serra onde existe um clube para fins-de-semana que é uma maravilha.
De uma delas, vim tão atestado de caipirinha que nem me lembrava onde era o... perímetro do ABC. E só acordei no Minhocão porque caiu um granizo que parecia de ovos de perua...
A minha mulher Raquel diz que se não fosse isso, dormia até chegar a... Lisboa. Um exagero, tá claro...
Mas, estas - nem pó...
Abç
Prof. João Paulo de Oliveira,
ResponderExcluiros nomes dasa cidades não sei.
Mas são lindas!!!
E, como afirma o FerreirAmigo, há aí muito traço arquitectónico colonial.
Uma maravilha!!
Aquele abraço
Caro confrade e amigo António Cambeta!
ResponderExcluirQue bom saber que gostou!!!!
Caloroso abraço! Saudações memorialistas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Cara confrade Cristina Fonseca!
ResponderExcluirSua pesquisa contribuiu sobremaneira para identificar os nomes das cidades que visitei!
Caloroso abraço! Saudações metropolitanas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Caro confrade e amigo Henrique Antunes Ferreira!
ResponderExcluirA Região Metropolitana da Grande São Paulo nos reserva surpresas agradabilíssimas, porque num raio de aproximadamente 70 km encontramos cidades que nos fazem lembrar das nossas origens!!!
Caloroso abraço! Saudações paulistas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Caro confrade Pedro Coimbra!
ResponderExcluirÉ indiscutível a influência portuguesa nas construções antigas destas cidades!!!
Caloroso abraço! Saudações arquitetônicas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Professor João Paulo;
ResponderExcluirAs imagens são belíssimas. Como já disseram aqui os amigos, os traços portugueses estão bem nítidos e preservados. As fotos me remeteram à outra cidade paulista que gosto muito e que na qual já estive por várias vezes, a primeira delas logo após a enchente que quase a destruiu completamente: São Luiz do Paraitinga. Hoje em processo de reconstrução, São Luiz está curando suas feridas e recompondo seu acervo histórico. Povo valoroso.
Quanto às cidades da sua visita, prefiro não palpitar, pois ainda conheço pouco de São Paulo.
Abraço.
Caro confrade Quasímodo!
ResponderExcluirApesar de já ter planejado algumas vezes visitar São Luiz do Paraitinga ainda não tornei um fato meu intento...
Caloroso abraço! Saudações históricas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Bem que poderias me avisar quando esse intento for possível. Quem sabe não podemos nos encontrar em algum lugar do caminho, como Taubaté, por exemplo, e ir-mos juntos?
ResponderExcluirAsseguro-te que vale a pena.
Caro confrade Quasímodo!
ResponderExcluirTerei grande satisfação em tê-lo como acompanhamente nesta visita cultural a São Luiz do Paraitinga-SP!!!
Quando você virá a São Paulo?!...
Caloroso abraço! Saudações culturais!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP