O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

O Todesca está na janela apreciando a paisagem...

Expresso do Oriente

Expresso do Oriente

Todos a bordo

Todos a bordo

Restauração e colorização de fotografias.

Restauração e colorização de fotografias.
Caros amigos sem véus e com véus. Com muito gozo divulgo os valiosos préstimos profissionais do meu estimado amigo Reinaldo Elias, que tornou-se um tarimbado especialista em restauração e colorização de fotografias. Pelo criterioso trabalho, que envolve pesquisa e arte os preços cobrados pela restauração e colorização são módicos. Para solicitarem os valiosos préstimos profissionais entrem em contato com o meu querido amigo através do endereço eletrônico: rjelias200@yahoo.com.br Meus outonais olhos estão em água ao lembrar do já distante ano de 1962, quando minha amada e saudosa mãe me levou a uma filial das Casas Pirani, que ficava na Avenida Celso Garcia, para que seu bebezinho nº 6 fosse eternizado nesta fotografia. Embarcamos num trem de subúrbio, um reluzente trem prateado, na Estação de Santo André e desembarcamos na Estação paulistana do Brás. Lembro como se fosse hoje que levei um beliscão da minha genitora, porque eu queria a todo custo embarcar num bonde para chegar as Casas Pirani. Como eram poucas quadras de distância fomos caminhando até o paraíso do consumo. Saudades das Casas Pirani... Ontem, contei ao meu dileto amigo Gilberto Calixto Rios da minha frustração de nunca ter embarcado num bonde paulistano, que para o meu profundo desencanto teve a última linha desativada no ano de 1968, quando estávamos no auge dos nefastos e malditos anos de chumbo. No ano que fui eternizado nesta fotografia fazia sucesso estrondoso na fascinante Arte das Imagens em Movimento a película "Rome Adventure", aqui intitulada "Candelabro Italiano": https://www.youtube.com/watch?v=yLqfxLPga2E que assisti no extinto Cine Carlos Gomes, na condição de vela zeloso das minhas amadas irmãs mais velhas, a Dirce Zaqueu, Jô Oliveira e Maria Inês. Também no ano de 1962 minha diletíssima e saudosa cantora Maysa (1936-1977) deixava sua legião de fãs enternecida com a canção: https://www.youtube.com/watch?v=BeJHOAbkJcg Mãe, sempre te amei, amo e amarei. Saudades... Saudades... Saudades... Caloroso abraço. Saudações emocionadas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo. PS - Apesar dos pesares acho que continuo um petiz sonhador e esperançoso de um novo dia aos moldes da inesquecível personagem Scarlett O' Hara... Max, traga meus sais centuplicado.

Miniconto

Miniconto
Depois que minha neta me eternizou nesta fotografia o telefone tocou. Ao atender a ligação fiquei aterrorizado ao reconhecer a voz de Hades...

Mimo da Monika

Mimo da Monika
O que nos espera na próxima estação?

A viagem continua

A viagem continua
O quie nos espera na próxima estação?

Lambisgoia da Agrado

Lambisgoia da Agrado
Caros confrades/passageiros sem véus e com véus. A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, me surpreendeu porque não a vi trepar (nem preciso dizer que ela adora o outro significado deste verbo principalmente no presente do indicativo) no topo da locomotiva para se exibir e me ofuscar. Caloroso abraço. Saudações exibidas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.br
Caros confrades passageiros. O pertinaz duende Himineu, que trabalha - com muito afinco para o Todesca - captou e eternizou o momento que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, estava reflexiva a apreciar a paisagem no vagão restaurante do Expresso do Oriente sob meu comando. Caloroso braço. Saudações reflexivas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r

Fonte: arqtodesca.blogspot.com.r
Todos a bordo... A viagem continua...

Blogs todeschinianos

Blogs todeschinianos
Fonte: arqtodescadois.blogspot.com.br "Sonhei que o vagão joaopauloinquiridor.blogspot.com havia caído de uma ponte que ruíra... Mas, foi só um pesadelo..." Caros confrades/passageiros! Não me canso de divulgar os imperdíveis blogs do Todesca: arqtodesca.blogspot.com.br arqtodescadois.blogspot.com.br que são Oásis num deserto de alienação cibernética. É louvável a pertinácia deste notável, tarimbado e erudito ser vivente, que brinda seus felizardos leitores com ecléticas publicações que deixam patente sua vasta erudição e bem viver. Caloroso abraço. Saudações todeschinianas. Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Continuo a espera de Godot...

Continuo a espera de Godot...
Saudações dionísicas.

Saudações leitoras.

Saudações leitoras.

Seguidores

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Película e música inesquecível: "To Sir, With Love" entre nós "Ao Mestre com Carinho"





Caros(as) confrades!
As reminiscências são tantas, que deixarei por conta do meu estimado confrade e amigo António Cambeta versar mais amiúde sobre esta inesquecível película e música...

8 comentários:

  1. Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
    Vi por várias vezes esta imperdivel película e adorei.
    O meu estimado amigo me faz regressar no tempo, e este grande ator, único negro na altura era uma pessoa maravilhosa.
    To Sir, with Love (br: "Ao Mestre com Carinho") é um filme britânico de 1967, estrelado por Sidney Poitier, que retrata questões sociais e raciais em uma escola localizada na comunidade pobre de Londres. James Clavell dirigiu e escreveu o roteiro, baseado na semi-autobiografia homônima de E. R. Braithwaite.

    A canção tema do filme, "To Sir, with Love", cantada por Lulu, transformou-se em um sucesso, liderando as paradas musicais estadunidenses naquele ano, e foi citada pela revista Billboard como a “número um” em 1967. O filme ocupou o número 27 na lista dos 50 melhores filmes de High Schoool[1] na Entertainment Weekly'.

    Um filme sequencial, To Sir, with Love II, foi feito para a televisão em 1996.

    Continua
    Abraço amigo

    ResponderExcluir
  2. Impacto cultural

    O filme retrata uma ficcional representação da cultura londrina, e estabelece um gênero em que um professor idealista é confrontado com uma classe de adolescentes problemáticos e socialmente desajustados, fora dos padrões escolares convencionais. O primeiro filme nessa linha foi Blackboard Jungle, em 1955 — em que, incidentalmente, Poitier tem um aluno problemático. O filme presente aborda uma situação em que Poitier é um professor negro em uma escola predominantemente de alunos brancos, em Londres. Apesar de tocar no assunto racial, a trama se concentra mais nos usuais problemas da adolescência, em especial numa comunidade pobre, e na necessidade da identificação com a figura de um líder.

    Filmes subsequentes exploraram o tema sobre a inspiração no professor, tais como Why Shoot the Teacher?, The Principal, Stand and Deliver, Lean on Me, Dead Poets Society, Dangerous Minds, Music of the Heart, Take the Lead, Freedom Writers e Sister Act 2.

    Abraço amio.
    Segue a parte final no comentário seguinte

    ResponderExcluir
  3. Sinopse

    O nome Braithwaite foi mudado para Mark Thackeray no filme. Quando a história inicia, Thackeray (Sidney Poitier) está assumindo o cargo de professor em uma escola secundária de Londres. Ele veio da Guiana Britânica, via Estados Unidos, e tentou sucessivamente e sem sucesso conseguir um emprego de engenheiro eletrônico. Enquanto aguarda tal emprego, ele aceita o cargo de professor.

    O corpo docente tem opiniões de reserva sobre os estudantes da escola. Mr. Weston (Geoffrey Bayldon) é claramente desdenhoso sobre eles, Gillian Blanchard (Suzy Kendall) admite estar temerosa e Head Evans (Faith Brook) previne que, apesar de eles serem, na maioria das vezes, bons garotos, eles vêm de lares violentos, e descontam suas dificuldades sobre os professores. O diretor Florian (Edward Burnham) explica que eles são alunos rejeitados por outras escolas.

    ResponderExcluir
  4. Os estudantes correspondem à reputação anunciada pelos professores. Bert Denham (Christian Roberts), e Pamela Dare (Judy Geeson) dominam a classe, indiferentes ao professor. Uma batalha se inicia - Thackeray tenta estabelecer a ordem, e os estudantes resistem à sua autoridade. Os estudantes apresentam um comportamento agressivo e desrespeitoso, embaraçando Thackeray, que tenta manter, através de sua postura, a calma e o respeito com a classe.

    Após várias tentativas da classe em desestabilizá-lo, um dia ele perde a compostura, e começa um novo tipo de ensinamento. Ordena que os rapazes saiam da classe, e repreende severamente as moças por seu comportamento. Desgostoso consigo mesmo, Thackeray expressa seu descontentamento e resolve mudar sua postura perante a classe.

    Thackeray retorna à classe e estabelece novas regras, tentando uma nova aproximação, demonstrando aos alunos que não há possibilidade de progresso em uma sociedade caótica e desordeira. Aos poucos, ele tenta transformá-los em adultos, e decide, mais do que lhes ensinar a matéria, ensinar comportamento e postura, enfatizando isso através de leituras e da insistência para que busquem seu próprio caminho e se orgulhem de suas aparências e atitudes.

    ResponderExcluir
  5. Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
    Tive que fazer vários comentários visto o programa não aceitar um comentário longo.

    Denham continua a enfrentar Thackeray, mas o restante da classe se rende aos argumentos do professor. Enquanto os ensina sobre a vida, Thackeray aproveita para incentivar neles o gosto pela cultura; ele os convida a visitar um museu, e quando os encontra para a visita, surpreende-se ao vê-los bem vestidos e penteados. A visita é bem aceita e bem aproveitada pelos alunos, e é testemunhada através de fotos em que todos aparecem felizes. Ao voltarem à escola, de ônibus, as moças começam a especular sobre uma possibilidade de recionamento entre Thackeray e Gillian (que acompanhou voluntariamente o grupo ao passeio).

    O professor de educação física, Mr. Bell (Dervis Ward), insiste para que o “gordo” Buckley (Roger Shepherd) participe de um salto sobre a mesa na aula de ginástica, a despeito da objeção dos alunos; ocorre um acidente com Buckley, o aparelho quebra devido ao seu peso, e Potter (Christopher Chittell) enfrenta Bell, que tenta agredi-lo com uma das pernas quebradas do aparelho. Thackeray é chamado para resolver a situação; na classe, ele manda Potter falar sobre o incidente, salientando que, se houvesse uma faca, ou uma arma, envolvida, poderia acontecer o pior.

    Quando a mãe de um dos estudantes, o único estudante negro da sala, Seale (Anthony Villaroel), morre, a classe faz uma coleta para a coroa fúnebre, mas recusa a doação de Thackeray. Esse, finalmente, recebe uma oferta de emprego, enquanto o diretor o avisa de que a sua tentativa de tornar a classe mais adulta falhou.

    A mãe de Pamela vem conversar com Thackeray, preocupada com suas saídas noturnas. Quando Thackeray fala com Pamela, ela insiste que sua mãe não tem direitos sobre ela, e que a presença de homens em sua casa desculpa suas ações. Thackeray pede para que Pamela tenha respeito por sua mãe, ela o acusa, e toda a classe passa, então, a rejeitá-lo.

    No ginásio de esportes, Denham insiste para que façam uma aula de boxe, começando entre ele e Thackeray, que reluta em aceitar; a despeito da recusa, Denham o enfrenta e é derrubado e vencido pelo professor. Posteriormente, Denham vai conversar com Thackeray e se surpreende pelo fato de ele não se sentir em vantagem, e sim lhe oferecer a posição de treinador de boxe para os estudantes do próximo ano. Surpreso ante a possibilidade, Denham promete considerá-la, e passa a admirar Thackeray. Ao adquirir a admiração de Denham, Thackeray adquire o respeito de toda a classe, e é convidado, então, para a festa de formatura.

    No baile, fica claro para todos que ele trabalhou muito bem. Weston admite que Thackeray é realmente um bom professor, e pede que considere sua permanência na escola. Barbara Pegg (Lulu) anuncia uma dança em que a escolha é da mulher, e Pamela convida Thackeray como seu par. Denham declara que tem “algo especial” para Thackeray, e o presenteia com um caneco, enquanto Lulu canta o tema do filme. Thackeray fica comovido e se retira da festa para sua classe.

    Dois jovens estudantes entram impetuosamente na classe, ironizando-o e dizendo que estarão em sua classe no próximo ano. Quando eles saem, Thackeray pondera a situação, tira de seu bolso a proposta de emprego de engenheiro que recebera há poucos dias, rasga-a e a joga no cesto de lixo.
    Abraço amigo

    ResponderExcluir
  6. Estimado confrade e amigo António Cambeta!
    Como sempre sua pesquisa circunstanciada permitiu aos passageiros deste vagão do Expresso do Oriente conhecer com mais detalhes esta insquecível película e canção!!!!
    Caloroso abraço! Saudações cinéfilas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  7. Adoro este filme!
    Boas festas, caro Prof!
    Abraco : )

    ResponderExcluir
  8. Cara confrade Catarina!
    Eu também!
    Agradeço e retribuo os auspiciosos votos!
    Caloroso abraço! Saudações poitierianas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-S!!!P

    ResponderExcluir

Google+ Badge