CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
O Todesca está na janela apreciando a paisagem...
domingo, 4 de dezembro de 2011
Mais um dia ou seria menos um dia?
"A maioria das pessoas preferiria morrer a pensar. De fato, muitas o fazem".
"Um dos paradoxos dolorosos do nosso tempo reside no fato de serem os estúpidos os que têm a certeza, enquanto os que possuem imaginação e inteligência se debatem em dúvidas e indecisões."
Bertrand Russel (1872-1970)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Grande ativista da liberdade de expressão. Não concordo totalmente com estas citações... mas quem sou eu?!...
ResponderExcluirCara confrade Catarina!
ResponderExcluirO mais importante não é concordar ou discordar das frases do autor, mas sim pensar!!!!
Caloroso abraço! Saudações reflexivas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Estimado Confrade e Ilustre prof. João Paulo,
ResponderExcluirEstou totalmente sintonizado com suas sábias palavras.
Pensamento e pensar são, respectivamente, uma forma de processo mental ou faculdade do sistema mental. Pensar permite aos seres modelarem o mundo e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos. Palavras que se referem a conceitos e processos similares incluem cognição, senciência, consciência, ideia, e imaginação. O pensamento é considerado a expressão mais "palpável" do espírito humano, pois através de imagens e idéias revela justamente a vontade deste.
O pensamento é fundamental no processo de aprendizagem (vide Piaget). O pensamento é construto e construtivo do conhecimento.
O principal veículo do processo de conscientização é o pensamento. A atividade de pensar confere ao homem "asas" para mover-se no mundo e "raízes" para aprofundar-se na realidade.
Etimologicamente, pensar significa avaliar o peso de alguma coisa. Em sentido amplo, podemos dizer que o pensamento tem como missão tornar-se avaliador da realidade.
Segundo Descartes (1596-1650), filósofo de grande importância na história do pensamento, "a essência do homem é pensar". Por isso dizia: "Sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida, que afirma, que ignora muitas, que ama, que odeia, que quer e não quer, que também imagina e que sente. Logo quem pensa é consciente de sua existência, "penso, logo existo."
Abraço amigo
Profamigo e casto Confrade
ResponderExcluirPensar dá muito trabalho e cansa muito a cabeça. No entanto, tem uma vantagem: não paga (ainda) imposto.
Nas ditaduras - e o Churchill dizia a «melhor» ditadura consegue ser pior do que a pior... democracia - a liberdade de pensar também é proibida. O busílis da questão é pôr em prática a proibição... o que os ditadores não levam, de todo, a bem, muito pelo contrário.
Abç
Bertrand Russel diz tudo, caro Prof. João Paulo Oliveira - só os estúpidos têm todas as certezas.
ResponderExcluirVotos de uma excelente semana
Estimado confrade e amigo António Cambeta!
ResponderExcluirEstamos na mesma sintonia!
Caloroso abraço! Saudações reflexivas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Caro confrade e amigo Henrique Antunes Ferreira!
ResponderExcluirAo pensar nos tornamos propensos a aprender cada vez mais e fortalece a única certeza que temos que nada sabemos!!!
Caloroso abraço! Saudações aprendizes!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP