CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES! Este vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do Prof Ms João Paulo de Oliveira, um insulso ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, tem como escopo versar sobre existencialismo, cultura e memória, alicerçado no viés da filósofa Hannah Arendt: "As ideias se estilhaçam frente à realidade". Como é aterrorizante ter ciência da dura realidade de viver sob a égide do "Mito das Cavernas"...
Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
ResponderExcluirComo deverá calcular sou um interssado pelas coisas maritimas, mas desde criança, na catequese, o catequista usava a tal frase, antes do Titanic ser lançado ao mar "NEM DEUS O PODERÁ AFUNDAR", ew dizia esta frase para mentalizar os catecista a terem fé em Deus.
Mais tarde tive acesso aos livros e jornais da época li com muita atenção todo o historial deste enorme navio.
No ano de 1997 tive o prazer de ver o filme Titanic, óptimamente representado por Leonardo DiCaprio, no papel de Jack Dawson e Kate Winslet, desempenhando o papel de Rose Dewitt Bukatu, adorei, toda a história, e condenei o Comandante do navio, por negligência.
Em meu armário, aqui no meu gabinete de trabalho, possuo uma réplica desse magestoso navio.
Para quem não saiba, aqui fica, O RMS Titanic foi um navio transatlântico da Classe Olympic operado pela White Star Line e construído nos estaleiros da Harland and Wolff em Belfast, na Irlanda do Norte. Na noite de 15 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural em Southampton, na Inglaterra, com destino a Nova York, nos Estados Unidos, chocou-se com um iceberg no Oceano Atlântico e afundou duas horas e quarenta minutos depois, na madrugada do dia 15 de abril de 1912. Até o seu lançamento em 1912, ele foi o maior navio de passageiros do mundo.
Com 3.547 pessoas a bordo, o naufrágio resultou na morte de 1.523 pessoas, hierarquizando-a como uma das piores catástrofes marítimas de todos os tempos. O Titanic provinha de algumas das mais avançadas tecnologias disponíveis da época e foi popularmente referenciado como "inafundável" - na verdade, um folheto publicitário de 1910, da White Star Line, sobre o Titanic, alegava que ele fora "concebido para ser inafundável". Foi um grande choque para muitos que, apesar da tecnologia avançada e experiente tripulação, o Titanic ainda afundou com uma grande perda de vidas humanas. Os meios de comunicação social sobre o frenesi de vítimas famosas do Titanic, as lendas sobre o que aconteceu a bordo do navio, as mudanças resultantes do direito marítimo, bem como a descoberta do local do naufrágio em 1985 por uma equipe liderada pelo Dr. Robert Ballard fizeram a história do Titanic persistir famosa desde então.
Um abraço amigo.
Saudações náuticas.
Olá Meninooooooooooooooooooo.
ResponderExcluirApesar do tempo essa é uma história que jamais será esquecida,linda.
Parabénssssssssssssss.
Estimado confrade e amigo António Cambeta!
ResponderExcluirApreciei sobremaneira o relato circunstanciado que nos brindou sobre o navio Titanic!!! Muito obrigado!
Caloroso abraço! Saudações marítimas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadedma-SP
Cara confrade Ana Célia de Freitas!
ResponderExcluirEstou de acordo! É sempre alvissareiro vê-la embarcar neste vagão do Expresso do Oriente!
Caloroso abraço! Saudações navegantes!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP